Iniciar sessão ou registar-se
    • frpin
    • 4 dezembro 2009 editado

     # 1

    Boas,

    Gostava que alguém me pudesse esclarecer uma dúvida: comprei casa nova e a escritura foi feita à uma semana. Agora vou ter de ir às finanças pedir para alterar o domicílio fiscal e fazer o pedido de isenção de IMI. O que eu gostava de saber era de compensa eu deixar o pedido de isenção para o princípio de janeiro. Ou seja, os anos de isenção de IMI são contados a partir do momento em que é feita a escritura ou da data do pedido de isenção? Como tenho, penso, 3 meses para fazer esse pedido, se for às finanças em janeiro de 2010 ainda vou dentro do prazo, mas não sei é se compensa.

    Obrigado desde já pela ajuda.
    •  
      FD
    • 4 dezembro 2009

     # 2

    O que conta é a data da escritura e não a data do pedido.
  1.  # 3

    ATENÇÃO

    Além do que o FD disse (o que conta é a data de esctritura) salvo erro tem 60 dias para fazer o pedido de isenção de IMI após a escritura.

    Depois dos 60 dias, pode continuar a pedir, mas já vai pagar 1 ano.

    1 ab

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
  2.  # 4

    Boa noite!

    No próximo dia 17 vou fazer a escritura da minha primeira casinha :)
    Estou isenta de IMI ou tenho que pedir insenção?

    Ainda, ouvi dizer que em certas zonas de Lisboa não se paga IMT nem IMI, é verdade? Se sim alguém sabe quais são as zonas?

    Muito obrigada pela vossa atenção! A todos um feliz Natal e um próspero Ano novo :))))
    •  
      FD
    • 12 dezembro 2009

     # 5

    Colocado por: Isabel RibeiroEstou isenta de IMI ou tenho que pedir insenção?

    Depende do valor da casa mas, para ser a sua primeira casinha, deve estar isenta. Mas tem sempre que fazer o pedido às Finanças, até 60 dias depois da escritura.

    isenção imi

    Colocado por: Isabel RibeiroAinda, ouvi dizer que em certas zonas de Lisboa não se paga IMT nem IMI, é verdade? Se sim alguém sabe quais são as zonas?

    É um imóvel recuperado em zona de reabilitaçao urbana?
  3.  # 6

    8 anos de isenção :)

    Como é que posso saber quanto terei que pagar?

    Não sei de que ano é o prédio, sei que é anterior a 1951. Ele foi todo recuperado agora se se encontra numa zona de reabilitação urbana não sei. Onde é que posso saber quais são estas zonas?

    Muito obrigada pela ajuda! Mil agradecimentos! O vosso conhecimento é valiosíssimo!
  4.  # 7

    Boa questão, sendo assim:

    O prazo normal para pedir isençao de IMI é até dia 30 junho, quem fosse depois dessa data tinha de pagar no ano seguinte o IMI.

    Mas uma pessoa que faça a escritura em Dezembro de 2009, pode ficar isento de liquidar em 2010 o IMI de 2009, porque tem 60dias para o pedir.
    É mesmo assim?
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2009 editado

     # 8

    Colocado por: Isabel RibeiroComo é que posso saber quanto terei que pagar?



    Colocado por: Isabel RibeiroOnde é que posso saber quais são estas zonas?

    Não faço ideia...

    Veja o documento que encontrei em anexo.

    Colocado por: joao1Mas uma pessoa que faça a escritura em Dezembro de 2009, pode ficar isento de liquidar em 2010 o IMI de 2009, porque tem 60dias para o pedir.
    É mesmo assim?

    Acho que não. Faz escritura em Dezembro, esse ano conta como ano de isenção.
  5.  # 9

    Boa tarde,

    Tenho uma duvida existêncial... Fiz a minha escritura ontem e a notária disse-me que como a ultima escritura da casa remete a 1996, que percisava de pedir na camara Municipal as plantas do imovel para depois ir as finanças pedir a isenção.
    Diz ela que tambem que ir fazer um cartão do cidadão para ficar já com a morada da casa que comprei....

    Ela tem razão? Sabem-me dizer ou terei mesmo que levantar o rabo da cadeira e ir as finanças perguntar?


    Obg

    Claudia Costa
 
0.0158 seg. NEW