Olá mf. Eu gosto,e uso bastante, dos tecidos da Elastron. Boa escolha. Pessoalmente, não usaria veludo nesse ambiente, (olhando para os revestimentos, cores, tamanhos das divisões, tudo isso). Aliado a isso, sendo casa de férias. O veludo, a meu ver, é para ambientes mais sumptuosos, ou em que, dada a arquitectura e o design de interiores (revestimentos, cores, formas, tudo isso que mencionei um pouco atrás) "pedissem" veludo. Não me parece o caso aqui. Vai escolher decoração toda nova, ou algumas peças, e vai comprar ou mandar fazer ?
Eu tinha pensado mandar fazer porque escolhi um sofá pequeno mas um pouco mais confortável para se estar que anexo foto e cama. Como era espaço pequeno ou metia cama branca ou para mudar um pouco uma cor para ser mais atrativo e como não gosto de ver cores iguais em diferentes materiais e são divisões próximas pensei fazer tudo no mesmo material para ficar exatamente igual. Isto é casa de fim de semana basicamente. Por isso querer mais acolhedor porque vamos usufruir também de inverno. Só que não sei se cor igual ficará bem sendo espaços diferentes
As cores podem encher também elas os espaços. Se o espaço for pequeno, uma cor garrida, ou que cria mais contraste com os acabamentos, parece que "enche" mais o espaço do que cores mais suaves, ou mais neutras. O azul é uma cor fria, com o seu piso cinza, que também é uma cor fria, não cria aconchego visual, mas antes, cores contrastantes, e ambas elas frias (o azul e o cinza). Eu, pessoalmente, optaria por algo como o Elastron Babel Toffee Easy Clean (fácil limpeza), para o seu sofázinho.