Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, estou a reabilitar uma moradia e instalei piso radiante hidráulico mas como tinha pouca altura disponível tenho pouca espessura de betonilha. Apesar de a betonilha ter levado aditivo para a consistência, em algumas zonas está um pouco frágil, não partiu mas solta areia. Vou colar pavimento de madeira multicamada. O que aplicar na betonilha antes da cola? Resina epoxi? Autonivelante? Isolante?
    Qual deles não anula a transmissão do calor do pavimento radiante ?
    Obrigada
    Diana
  2.  # 2

    Não faça nada, deixe isso a responsabilidade do carpinteiro.
  3.  # 3

    Colocou isolamento térmico antes da betonilha?
  4.  # 4

    Colocado por: diana silvestrepouca espessura de betonilha
    qual a espessura efetiva colocada?
    esta dentro dos limites mencionados do fabricante do PRH?

    Colocado por: diana silvestreApesar de a betonilha ter levado aditivo para a consistência
    que liquido foi este? habitualmente o liquido fornecido não é para aumentar a "consistência".

    Colocado por: diana silvestrenão partiu mas solta areia
    aparentemente faltou cimento

    Colocado por: diana silvestreO que aplicar na betonilha antes da cola? Resina epoxi? Autonivelante? Isolante?
    sem ver mas creio que a única solução passe por uma camada de autonivelante.
  5.  # 5

    Colocado por: diana silvestreOlá, estou a reabilitar uma moradia e instalei piso radiante hidráulico mas como tinha pouca altura disponível tenho pouca espessura de betonilha. Apesar de a betonilha ter levado aditivo para a consistência, em algumas zonas está um pouco frágil, não partiu mas solta areia. Vou colar pavimento de madeira multicamada. O que aplicar na betonilha antes da cola? Resina epoxi? Autonivelante? Isolante?
    Qual deles não anula a transmissão do calor do pavimento radiante ?
    Obrigada
    Diana

    A parte mais importante... qual é a opinião do aplicador do soalho?
  6.  # 6

    Boa noite,

    Estou a montar piso radiante hidráulico, e ao falar com a pessoa que vai fazer a betonilha (4/5cm acima dos tubos) disse-me que devia adicionar fibras para reforçar a betonilha e para evitar que a mesma abra fissuras.
    Gostaria de saber se alguém tem essa experiência, e se é compatível com o piso radiante ou se pode dificultar a propagação do calor tornando o piso menos eficiente.

    Obrigado
  7.  # 7

    Mais importante do que a betonilha em si é colocar isolamento térmico antes para que o calor gerado não se perca por baixo e se propague para cima.
  8.  # 8

    Colocado por: fireblade983Boa noite,

    Estou a montar piso radiante hidráulico, e ao falar com a pessoa que vai fazer a betonilha (4/5cm acima dos tubos) disse-me que devia adicionar fibras para reforçar a betonilha e para evitar que a mesma abra fissuras.
    Gostaria de saber se alguém tem essa experiência, e se é compatível com o piso radiante ou se pode dificultar a propagação do calor tornando o piso menos eficiente.

    Obrigado


    Mesmo com todas esses aditivos, fibras, etc etc etc, terá que cumprir com a norma para construção de betonilhas, e fazer as juntas de fracionamento para não ter dissabores à posterior.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  9.  # 9

    Colocado por: fireblade983Boa noite,

    Estou a montar piso radiante hidráulico, e ao falar com a pessoa que vai fazer a betonilha (4/5cm acima dos tubos) disse-me que devia adicionar fibras para reforçar a betonilha e para evitar que a mesma abra fissuras.
    Gostaria de saber se alguém tem essa experiência, e se é compatível com o piso radiante ou se pode dificultar a propagação do calor tornando o piso menos eficiente.

    Obrigado
    5cm a cima do tubo não é muito?
  10.  # 10

    Colocado por: fireblade983Boa noite,

    Estou a montar piso radiante hidráulico, e ao falar com a pessoa que vai fazer a betonilha (4/5cm acima dos tubos) disse-me que devia adicionar fibras para reforçar a betonilha e para evitar que a mesma abra fissuras.
    Gostaria de saber se alguém tem essa experiência, e se é compatível com o piso radiante ou se pode dificultar a propagação do calor tornando o piso menos eficiente.

    Obrigado

    Não precisa de fibras nenhumas para 4/5cm. Precisa sim do aglutinante para a massa. Alguns sistemas de pisos radiantes têm o seu próprio produto. Senão compre o da Wurth que é muito bom. O resto depende exclusivamente das mãos do pedreiro.
    • SrR
    • 11 dezembro 2021

     # 11

    Fluidificante
  11.  # 12

    Colocado por: SrRFluidificante


    Basicamente é um redutor de água com características fluidificantes, tornando o poro depois da secagem mais pequeno.
  12.  # 13

    Boa tarde,

    A parte do isolamento foi contemplada com cerca de 8cm de betão leve com eps + placas de eps com 3cm.
    Para a aplicação da betonilha, também está incluido o aditivo para o betão.

    O que me interessa saber é se as fibras na betonilha lhe dão uma resistência extra, e se é compatível com o sistema de piso radiante.

    Obrigado
  13.  # 14

    Colocado por: fireblade983Boa tarde,

    A parte do isolamento foi contemplada com cerca de 8cm de betão leve com eps + placas de eps com 3cm.
    Para a aplicação da betonilha, também está incluido o aditivo para o betão.

    O que me interessa saber é se as fibras na betonilha lhe dão uma resistência extra, e se é compatível com o sistema de piso radiante.

    Obrigado
    eu meti fibras e não me arrependo, zero rachadelas por 50 euros mal nao -lhe faz.
  14.  # 15

    EPS para chão ?

    Veja bem a ficha técnica para ver se tem resistência a compressão necessária
  15.  # 16

  16.  # 17

    Colocado por: RUIOLI

    Tipo isto?
    https://www.bricobutikk.pt/products/sikafiber%C2%AE-m-12-600gr?variant=39866492649658¤cy=EUR&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=google+shopping&gclid=CjwKCAiA-9uNBhBTEiwAN3IlNOJsWXKhlnw4AZzdVJurChVhNKnEdjBSQ0CN6Mx5uwa4K4VwR8bBKxoCb8kQAvD_BwE
    sim desse tipo ,mas nao dessa marca.
  17.  # 18

    Colocado por: RicardoPortoEPS para chão ?

    Veja bem a ficha técnica para ver se tem resistência a compressão necessária


    ia perguntar exactamente a mesma coisa... pelo que tenho lido, seria aconselhável XPS
  18.  # 19

    Colocado por: RicardoPortoEPS para chão ?

    Veja bem a ficha técnica para ver se tem resistência a compressão necessária


    É o que o site da Uponor diz
    https://www.uponor.com/pt-pt/solucoes/climatizacao-invisivel-por-chao-radiante/uponor-klett-autofixacao-plus

    "O sistema de painéis de chão radiante Klett é constituído por uma lâmina Klett para a fixação de ganchos e circuitos laminados sobre EPS"

    Pode é estar mal traduzido e ser outro tipo de material, mas parece mesmo esferovite.
  19.  # 20

    Tb há a possibilidade de colocar o isolamento em lã mineral especifica para o efeito, essa seria a minha escolha, mas tenho dúvidas se consegue acomodar pequenas irregularidades da superfície da laje... não tenho espaço para duas betonilhas.
 
0.0231 seg. NEW