Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Desde 2019 que estou à frente do condomínio do meu prédio. Aos poucos tenho reunido informação sobre o estado de conservação do edifício (que tem 70 anos e nunca sofreu trabalhos sérios de conservação), que é mau, para que possa aos poucos entender que trabalhos são urgentes e que trabalhos são menos urgentes ou até mesmo irrelevantes. A verba não é muita e preciso de tentar orientar as coisas e ter algumas ideias para poder dialogar com os profissionais.

    Neste momento, surge uma dúvida: a instalação eléctrica do prédio, segundo entendi pelo que me disseram vizinhos mais antigos, está de origem (ou quase) no que toca aos cabos que alimentam a iluminação das escadas, e os cabos que alimentam os contadores individuais de cada fogo já foram substituídos há alguns anos por cabos novos de maior secção, foi inclusive feita a instalação de fio terra e o quadro foi refeito. Contudo, todas estas alterações foram feitas utilizando os mesmos electroductos. Imagino que já não seja regulamentar. A minha dúvida é: vale a pena abrir roços e colocar toda uma nova coluna eléctrica, ou será aceitável manter a 'estrutura' e alterar apenas os elementos que ainda necessitem?

    Quanto a telecomunicações, será aconselhável contratar alguém para instalar uma coluna de telecomunicações pelo interior do edifício? Será necessário projecto? Com isto não acredito que se removessem os numerosos cabos que passam pela fachada e poluem o arranjo estético da mesma, mas poderia eventualmente reduzir e acrescentar uma maior funcionalidade para os condóminos (ou não?).

    Muito obrigado desde já, a quem possa ajudar a esclarecer estas questões (bem sei que não são muitos os dados e são dúvidas um pouco genéricas).
  2.  # 2

    Sendo o edifício antigo tem que cumprir as regras antigas.

    Não se meta em trabalhos
  3.  # 3

    Mas tem tido problemas relacionados com electricidade ou telecomunicações?

    Se querem saber o estado de conservação, peça uma auditoria e façam trabalhos de manutenção (reapertos, verificação de resistência de terra,...)
  4.  # 4

    Colocado por: BigmouseMas tem tido problemas relacionados com electricidade ou telecomunicações?

    Se querem saber o estado de conservação, peça uma auditoria e façam trabalhos de manutenção (reapertos, verificação de resistência de terra,...)


    Obrigado Bigmouse. Uma auditoria parece-me uma boa opção, nesse caso contactaria que profissional, um 'comum' electricista ou alguém mais especializado?

    Quanto à electricidade, em casa não existem por norma problemas, apesar de o cabo que faz ligação entre a coluna e o quadro de um vizinho ter queimado há uns tempos... (não sei se isto poderá indicar uma maior probabilidade de voltar a acontecer num outro troço e qual o potencial risco). O problema é quando existem falhas na alimentação da luz da escada, visto que não existem já peças para aquele sistema (há tempos houve um problema com um fusível e ficou apenas 'remendado'.

    Um problema mais recorrente são as campainhas que volta e meia deixam de trabalhar porque estão como estavam há 70 anos (para ser honesto, até estou a pensar propor instalar um sistema de videoporteiro porque é um incómodo ficar sem campainha sem saber e também é um incómodo ter que estar constantemente a acorrer à janela para saber quem está a tocar. Contudo, tenho algum receio que isso importe um custo considerável...)

    As telecomunicações, segundo sei também não são necessariamente um 'problema'. Os senhores das operadoras simplesmente vêm, furam os caixilhos, passam cabos pela fachada e pela casa toda... Seria apenas com intuito de evitar isso, e centralizar a zona de telecomunicações junto ao quadro eléctrico para se poder fazer uma distribuição menos invasiva no interior dos apartamentos.

    Contudo, suponho que é mais fantasia minha do que outra coisa, e nada prioritário (só por dizer, que se formos incorrer em trabalho de abertura e fecho de roços na escada - que teremos que realizar para substituir a coluna de água- poderia ser inteligente englobar logo essa parte.

    Mais uma vez, obrigado!
  5.  # 5

    Contrataria uma empresa que fizesse uma analise técnica, onde incluísse termografia e que elabora-se um relatório com da inspeção realizada e onde indicasse também os pontos que seriam alvo de interversão.

    Com base nesse relatório junto solicitava junto de eletricista acreditados, orçamentos para a realização dos trabalhos.

    Nunca daria a mesma empresa a realização das duas fases.

    Quanto aos senhores das operadoras, cabe aos condóminos e ao condomínio não aceitarem a passagem dos cabos por onde não devem passar.

    Em relação ao videoporteiro é bom investirem numa solução global, ou seja substituir as unidades interiores e a exterior.
 
0.0107 seg. NEW