Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, para construção, a avaliação que o banco dará será sob orçamento+planta ou será obrigatoriamente sobre o projeto? obrigada
  2.  # 2

    Iremos pedir empréstimo para terreno+construção e sabemos que o valor no máximo são os 80% sob valor de construção ou 90% sob valor da construção e do terreno. A construtora deu um orçamento e a planta de construção no entanto o banco para avaliar o empréstimo terá em conta os dois fatores ou fará a avaliação depois de aprovarem o X para o terreno e só depois de termos o projeto aprovado?
  3.  # 3

    E já agora,como têm diso avaliadas as casas modulares? bem ou mal?
  4.  # 4

    O banco tem critérios de avaliação próprios.
    O orçamento da construtora não terá qualquer peso nessa avaliação
  5.  # 5

    Qual é o banco, pode indicar?
  6.  # 6

    O banco vai pedir os projetos para avaliar o valor potencial da construção, o orçamento vai ser usado para 'definir' e validar o valor potencial.

    Por exemplo:
    - moradia com 150m2 de area 'normal'. O banco 'avalia' o potencial em termos de valor assim como uma analise de mercado para avaliar o valor de mercado da construção (faz de conta que o banco avalia em 200k)
    - se apresentar um orçamento para construir no valor de 220k, o banco só ira emprestar no maximo 180k (90% de 200k)
    - se apresentar um orçamento de 180k, o banco irá emprestar 162k (90% de 180k). Para alem disso terá que fazer 'prova' que têm os restantes 18k.
    - se apresentar um orçamento de 200k, o banco irá emprestar 180k (90% de 200k), e irá pedir comprovativo que possue os restantes 20k
  7.  # 7

    Isto de uma forma muito simplista.

    Também entrará na equação a taxa de esforço atual, e a taxa de esforço 'stressada' em que a taxa de juro (normalmente) e a maior taxa insexada ao empréstimo dos ultimos 5 / 10 / 15 anos (depende do banco)
  8.  # 8

    Colocado por: amartins- se apresentar um orçamento para construir no valor de 220k, o banco só ira emprestar no maximo 180k (90% de 200k)
    - se apresentar um orçamento de 180k, o banco irá emprestar 162k (90% de 180k). Para alem disso terá que fazer 'prova' que têm os restantes 18k.
    - se apresentar um orçamento de 200k, o banco irá emprestar 180k (90% de 200k), e irá pedir comprovativo que possue os restantes 20k

    Não é nada disso. O avaliador do banco fará uma estimativa do custo de construção baseado no projeto, mapa de acabamentos, local da construção, etc., etc.

    Quem achar que apresentando um orçamento de 500k para construir uma casa de 200k, consegue um empréstimo de 400k, está muito enganado.
  9.  # 9

    Caro J Fernandes, onde é que no meu post está escrito ou subentendido que poderá 'pedir' mais que o valor da casa?

    O que escrevi é que no máximo o banco irá emprestar 90% do valor mais baixo, seja o da avaliação do projecto ou do orçamento.
  10.  # 10

    Mesmo que o projeto seja avaliado por um valor superior ao do orçamento, o banco usa o valor do orçamento como limite máximo (e estamos a falar de 90% do orçamento)
  11.  # 11

    Transcrito do site do BST.

    Tendo o lote logo hipotecado dá uma segurança ao banco pelo que:

    Primeira casa: Até 85% do valor de avaliação, não podendo o montante de financiamento exceder o valor do custo de construção.

    O Valor da avaliação é o valor de mercado do bem após conclusão da obra.
    Concordam com este comentário: amartins
 
0.0145 seg. NEW