Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Vendi um apartamento em 2020 que era habitação própria permanente, hoje foi para fazer o IRS mas antes pedi para fazer simulação sem reinvestimento, o que deu um valor baixo de imposto sobre as mais valias. Se eu declarar apenas a compra e a venda sem reinvestimento, pago logo as mais valias, certo? Eu pagando essas mais valias futuramente não terei problemas?
    Na mesma vou construir uma nova moradia para habitação própria permanente mas já não tenho que me preocupar que tenho de construir no prazo dos 3 anos e pedir facturas no valor total da venda. Ou seja paguei as mais valias as finanças assunto arrumado??
    Como é um valor de 2000€ preferia pagar e não me preocupar mais com isto das mais valias, há problema?
    Alguém que perceba do assunto ou seja professional nesta área me pode ajudar?
    Muito obrigada!
  2.  # 2

    Nao tem problema nenhum. Hoje decide nao reinvestir e por isso paga imposto sobre as mais valias que teve. Amanha decide adquirir a sua habitacao propria, nao tem qualquer problema para as financas, ate ja pagou o imposto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ornels
  3.  # 3

    Problema não tem, mas se tem a certeza que vai reinvestir... Entre gastar 100€ num técnico competente e não fazer nada. Esses 2000€ é o valor total a pagar, ou é o valor apurado apenas de imposto com a mais valia?
    É q o diferencial pode ser entre receber X e pagar y.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ornels
  4.  # 4

    Colocado por: NTORIONProblema não tem, mas se tem a certeza que vai reinvestir... Entre gastar 100€ num técnico competente e não fazer nada. Esses 2000€ é o valor total a pagar, ou é o valor apurado apenas de imposto com a mais valia?
    É q o diferencial pode ser entre receber X e pagar y.




    Penso que é o valor do imposto que tenho a pagar sobre as mais valias.
    Além deste imposto ainda pago mais alguma coisa?
    Como é um valor baixo preferia pagar e ficar descansada sobre este assunto.
    Mas queria ter a certeza se depois as finanças não vem buscar mais tarde novamente dinheiro!
    É que eu pedindo o valor total da venda com facturas com iva para depois apresentar como prova que reinvesti, e construir nos 3 anos até (2023), eu não vou conseguir acabar a casa.
    Pensei se não houvesse problemas desta forma, pagar as mais valias e construir com calma sem pressão e preocupação de pedir tudo com NIF.

    Simulação de IRS sem reinvestimento
  5.  # 5

    Colocado por: AMVPNao tem problema nenhum. Hoje decide nao reinvestir e por isso paga imposto sobre as mais valias que teve. Amanha decide adquirir a sua habitacao propria, nao tem qualquer problema para as financas, ate ja pagou o imposto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ornels


    Muito obrigada pela resposta e atenção!
    Ok! 😊
  6.  # 6

    Colocado por: Ornels

    Muito obrigada pela resposta e atenção!
    Ok! 😊


    A intenção de reinvestimento é só isso mesmo, intenção. Nao tem de fazer o reinvestimento, mas se disser já que nao o faz, paga o imposto já, o que na minha opinião poderá ser mal pensado. No limite, com a declaracao de reinvestimento, ganha 3 anos para pagar esse imposto, e se entretanto tiver algumas faturas que devera ter sempre, sempre deduz qualquer coisa ao imposto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ornels
  7.  # 7

    Tenho até 2023 para fazer a construção até estar como habitação própria permanente. O problema é que eu não queria pedir empréstimo para acabar a moradia, e o valor que disponho ao pedir tudo com factura não vou conseguir mesmo concluir nos 3 anos, e aí vou ter problemas, (penso eu). Então, daí perguntar se posso pagar os 2000€ como é um valor baixo e ficar livre disto das mais valias. Quanto a construção, vou avançando conforme as minhas possibilidades! E quanto as facturas também já não tenho essa preocupação de facturar e pagar IVA no total do valor da venda.
  8.  # 8

    Se a pessoa nada fizer, a conta das mais valias acabará por chegar?
  9.  # 9

    Colocado por: PalhavaSe a pessoa nada fizer, a conta das mais valias acabará por chegar?


    Sim.
  10.  # 10

    Colocado por: PalhavaSe a pessoa nada fizer, a conta das mais valias acabará por chegar?


    Sim, penso que ao chegar ou acabar os 3 anos se não reinvestir vem para pagar!
 
0.0158 seg. NEW