Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!

Até recentemente, nunca percebi nem tentei perceber nada sobre eletricidade.

No entanto, agora que estou a preparar a instalação de uma tomada dedicada para carregar um VE, deparei-me com alguns factos que me estão a intrigar, nomeadamente o seguinte:

Tenho 6,9KVa contratados e uma instalação com um diferencial tetrapolar à entrada que depois faz a ligação a um pente trifásico.
    Ou seja, os 30A estão divididos em 3x10A, certo?

Na mesma fase tenho Iluminação, ATI, Tomadas da Sala, Máquina da Louça, Placa Indução e saída para o quadro parcial do andar dos quartos.
    A minha questão é: Como é possível funcionarem ao mesmo tempo a placa de indução (mesmo que seja só com 1 disco a funcionar a 2800W, que muitas vezes são 2 ou mesmo 3), máquina da louça e outros aparelhos como TVs, Routers, etc?

Sendo que apenas a placa com apenas um disco está a "puxar" 12A, mais máquina da louça..vá 1500w (por baixo) 6,8A.. como é que se explica que uma fase de supostamente de 10A aguente com isto tudo?

Talvez a minha questão seja ridícula e peço desculpa por isso.

Por favor, alguém me dê uma luz sobre isto.

Cumprimentos,
    André Leal
  2.  # 2

Tem alimentação trifásica?
  3.  # 3

Se tiver alimentação monofásica, terá sempre 30A para toda a instalação. Em todos os locais da instalação terá a mesma tensão entre fase e neutro, apesar de estar dividido.

O limitador de potência ou o contador só irá efetuar o corte quando passar os 30A. Pode ter uma fase com 20 e outra com 5 e outra com 1 que terá sempre energia disponível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Thy Hunter
  4.  # 4

Muito obrigado pela resposta!

De facto o contrato é monofásico, apesar de virem do disjuntor EDP 3 fases ligar ao diferencial tetrapolar.

Sendo assim, qual é o sentido da instalação estar dividida em 3 fases? O que é que isso tem de útil??

Significa então que será indiferente em que fase vou ligar a tomada para carregar o VE, certo?

Obrigado
  5.  # 5

O sentido é que a instalação está preparada para uma alimentação trifásica se for necessário. A montante deverá existir um shunt entre as três fases, de forma a ter todos os circuitos alimentados sem alteração do quadro.

Assim sendo, desde que a alimentação ao circuito ao VE seja proveniente de um circuito dedicado não terá problema de corte de alimentação geral até atingir os 30A.
  6.  # 6

se tiver ligado a um circuito de tomadas existente, provavelmente estará limitado a um consumo de 16A.
  7.  # 7

Já me está a fazer mais sentido sem dúvida!

O VE vai carregar com o EVSE original que só carrega a 10A, mas tenho tido problemas.

Como não quero sair muito do tópico, poderia enviar-lhe um e-mail a colocar mais umas questões? Ou seria melhor criar outro tópico?
    É que já falei com alguns eletricistas e cada um me dá uma resposta diferente e ainda nenhuma me fez realmente sentido... mas posso ser eu que não pesco nada disto!

Obrigado
  8.  # 8

Pode colocar aqui, ou se pretender poderá enviar o email para o que se encontra no perfil

Colocado por: Thy HunterJá me está a fazer mais sentido sem dúvida!

O VE vai carregar com o EVSE original que só carrega a 10A, mas tenho tido problemas.

Como não quero sair muito do tópico, poderia enviar-lhe um e-mail a colocar mais umas questões? Ou seria melhor criar outro tópico?
    É que já falei com alguns eletricistas e cada um me dá uma resposta diferente e ainda nenhuma me fez realmente sentido... mas posso ser eu que não pesco nada disto!

Obrigado
  9.  # 9

Então, ainda que saindo do tópico, vou tentar explicar o mais sucintamente possível:

- Comprei o VE (Zoe) e quando liguei à tomada normal da garagem, o carro dava erro. Depois de muito procurar, descobri que a minha casa que tem 9 anos, nunca teve a Terra ligada, na caixa do exterior estavam os cabos desligados sem os terminais sequer.
    - Liguei a Terra e voltei a ligar o carro à tomada, o diferencial tetrapolar disparava nem passados 5 minutos.
    - Decidi montar outro diferencial, alimentei-o a uma das fases do 1º diferencial (á entrada) e liguei o quadro parcial da garagem a esse diferencial. Ora passa uma noite inteira sem disparar (esse diferencial novo), ora dispara 2/3 vezes durante um carregamento.
    - De seguida, vou então ligar um circuito a esse novo diferencial apenas com uma tomada estanque e respetivo disjuntor. Poderá considerar-se então a isto um circuito dedicado?

Em todo o lado o carro carrega sem qualquer problema, até em casa da minha sogra numa tomada normalíssima na garagem e com 5,75KVa. Portanto, suponho que algo está errado na minha instalação. Mas não percebo o quê..e cada eletricista me diz uma coisa diferente...

Obrigado
  10.  # 10

Vai necessitar de um eletricista que seja capaz de lhe medir a resistência de terra da instalação e a impedância de malha de defeito da tomada onde liga o carro.

o esquema de ligação dos quadros está +/- assim?
      Captura de ecrã 2021-05-13 175255.jpg
  11.  # 11

Atualmente, o quadro da garagem não tem nenhum diferencial, e o que eu instalei ficou a montante do disjuntor de 20A (25A na sua infografia) no QG. Não há qualquer divisão no quadro da garagem, a não ser os diferentes disjuntores (tomadas, máquina lavar roupa, iluminação).

O que vou fazer (ou estou a pensar fazer) é voltar a ligar o quadro da garagem ao pente trifásico após o diferencial do QG, que é como estava antes. Ao diferencial recente (25A, 30mA) vou passar cabo até à garagem, ligar um disjuntor de 20A para uma tomada específica para ligar o carro.

Em anexo, coloco foto do QG.

Novamente, muito obrigado pela sua atenção
      IMG_20210512_225304.jpg

0.0102 seg. NEW