Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Olá, pergunta talvez parva, mas aqui vai.

O normal é colocar a sanca em toda a casa onde tem vãos, certo? Ou apenas em zonas nobres? Tipo Sala e quartos?!
  2.  # 62

É onde quiser, até pode nem ser nós vãos.

Existem vários tipos de sancas:

Aberta
    Fechada
    Invertida

Não existe regras para os locais onde pode usar sancas, podem até ser numa parede na vertical, não sei é se a terminologia é sanca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  3.  # 63

Que buchas se usam para fixar os encaixes das calhas das cortinas, nos teto falso?
  4.  # 64

Buchas que sejam próprias para o material no qual vão ser aplicadas, betão ou pladur por exemplo, e também tem que ter em conta o peso da cortina.
    Como se fosse pendurar um quadro, o conceito é o mesmo : qual a base de instalação e qual o peso do quadro.
    Ou um candeeiro, a mesma ideia (base de instalação e peso do que vai instalar).
  5.  # 65

Colocado por: CMartinBuchas que sejam próprias para o material no qual vão ser aplicadas, betão ou pladur por exemplo, e também tem que ter em conta o peso da cortina.
    Como se fosse pendurar um quadro, o conceito é o mesmo : qual a base de instalação e qual o peso do quadro.
    Ou um candeeiro, a mesma ideia (base de instalação e peso do que vai instalar).

São estas? https://media.adeo.com/marketplace/LMPT/81933050/2100915.png?width=650&height=650&format=jpg&quality=80&fit=bounds

A cortina vai ter uns 6m e abrir toda para o mesmo lado, a minha ideia era nessa zona onde vai recolher, colocar suportes de 20 em 20cm nos primeiros 1.5m da calha.
    A minha sogra sabe faz cortinas, de maneira que não vai ser uma empresa e fica muito mas mesmo muito mais barato que comprar em alguma empresa portanto a montagem terei de ser eu a fazer, só para terem ideia com o valor de uma cortina numa empresa, compramos o tecido para todas as cortinas 4quartos de +/-3m e sala com +/-6m e quase dá para comprar as calhas também.
  6.  # 66

Sim, essa bucha parece-me para pladur (?).
    Não precisa é de furar a casa toda para instalar as cortinas, de 20 em 20cms é claramente um excesso paulos. Um horror de buracos.
    Diria que 3 ou 4 buchas, (extremidades e meios da calha) dependendo do comprimento da calha são mais que suficientes. Nem faça isso.
    Tem que jogar é com o peso das cortinas para escolher a bucha adequada e não propriamente com o abusar da quantidade de buchas.
    Veja para que peso se adequa a sua bucha (a informar-se na compra).
  7.  # 67

Colocado por: CMartinSim, essa bucha parece-me para pladur (?).
    Não precisa é de furar a casa toda para instalar as cortinas, de 20 em 20cms é claramente um excesso paulos. Um horror de buracos.
    Diria que 3 ou 4 buchas, (extremidades e meios da calha) dependendo do comprimento da calha são mais que suficientes. Nem faça isso.
    Tem que jogar é com o peso das cortinas para escolher a bucha adequada e não propriamente com o abusar da quantidade de buchas.
    Veja para que peso se adequa a sua bucha (a informar-se na compra).

A minha questão é que a cortina de 6m vai recolher toda para um dos lados e o peso da cortina toda vai ficar em pouco mais que 1.20m do inicio da calha, daí colocar um suporte a cada 20cm, poderá ser mais não sei, disse um valor ao calhas.
    Nas cortinas que tinha anteriormente com 3m só tinha 3 parafusos de 6mm em 3 suportes em L

Neste caso irá ficar com suportes diretos ao teto dentro da sanca, portanto não ficam à vista.
  8.  # 68

Colocado por: paulosNas cortinas que tinha anteriormente com 3m só tinha 3 parafusos de 6mm em 3 suportes em L

Tem que fazer as contas ao peso da cortina. Não interessa para que lado ela recolhe na calha, se a cortina pesa 10kilos, a calha e as buchas têm estar dimensionadas para 10 kilos de peso. Se pesar 10O kilos, as buchas têm que aguentar no todo com 100 kilos.
    Não se regula o peso da cortina para o lado que ela recolhe, mas antes pelo seu peso total, e com essa conta feita do total do peso, é que dimensiona tanto as buchas necessárias como que buchas é que se adaptam ao peso (ao longo de toda a calha).
    Há buchas que aguentam 2 kilos, 5....etc. Tem que ter as buchas certas para o peso total. E, claro, a calha também adequada à cortina.
  9.  # 69

Colocado por: CMartin
    Tem que fazer as contas ao peso da cortina. Não interessa para que lado ela recolhe na calha, se a cortina pesa 10kilos, a calha e as buchas têm estar dimensionadas para 10 kilos de peso. Se pesar 10O kilos, as buchas têm que aguentar no todo com 100 kilos.
    Não se regula o peso da cortina para o lado que ela recolhe, mas antes pelo seu peso total, e com essa conta feita do total do peso, é que dimensiona tanto as buchas necessárias como que buchas é que se adaptam ao peso (ao longo de toda a calha).
    Há buchas que aguentam 2 kilos, 5....etc. Tem que ter as buchas certas para o pesototal. E, claro, a calha também adequada à cortina.

Eu não percebo de física, mas se temos uma calha com 6m com X peso distribuído ao longo da calha e colocamos esse peso todo no primeiro metro da calha, não acha que nesse inicio deverá ser mais reforçado para quando a cortina recolher? Para mim isso faz sentido, não sei se de 20 em 20cm ou o que for, qd falei em 20cm foi ao calhas.
  10.  # 70

Tem que distribuir o peso da cortina pelo todo dos 6m de calha, e não apenas reforçados os 1,5m para onde a cortina vai recolher.
    Ou seja, toda a estrutura de instalação tem que suportar toda a cortina, seja para que lado esteja a cortina recolhida.
    Se a cortina for muito pesada, tem que dimensionar toda a fixação ao longo de toda a calha tendo isso em conta, e não apenas uma parte.
  11.  # 71

Colocado por: CMartinTem que distribuir o peso da cortina pelo todo dos 6m de calha, e não apenas reforçados os 1,5m para onde a cortina vai recolher.
    Ou seja, toda a estrutura de instalação tem que suportar toda a cortina, seja para que lado esteja a cortina recolhida.
    Se a cortina for muito pesada, tem que dimensionar toda a fixação ao longo de toda a calha tendo isso em conta, e não apenas uma parte.

Sim tenho de garantia que a calha seja fixada de maneira a suportar o peso de toda a cortina, mas esta está recolhida e fica só em 1.2m da calha, não será melhor reforçar essa zona com mais 2 ou 3 parafusos? Essa era a minha duvida, sei que não perco nada em o fazer mas era só para não ter o trabalho e não ser necessário
    Concordam com este comentário: CMartin
  12.  # 72

Se tem a calha garantida para o peso total da cortina, então não precisa de reforçar em nenhum pontopaulos.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  13.  # 73

Caros,
    Solicito a vossa opinião relativamente à sanca que pretendo executar, pois no meu caso tenho algumas dúvidas se ficará bem.
    Inicialmente não previ em projeto a execução de sancas mas entretanto decidi avançar.
    A moradia tem caixilharia à face interior e os vãos fazem báscula de cerca de 15 cm (foto abaixo).
    Portanto, a sanca necessita de uns 30 cm no mínimo e mesmo assim não sei se não será justo.
    Ficará bem visualmente? Alguma recomendação? Solução diferente?
    Obrigado
      a190657.jpg
  14.  # 74

Olá Josa,
    Se tiver altura suficiente para abrir a janela em basculante com o tecto falso a 30cm de vazado e a janela aberta ficar nos 15cms (estou a perceber bem?) até é o ideal. Até me parece uma não questão (sem problema nenhum).
    Tenha em consideração que, ao abrir a janela em basculante, vai levantar a cortina se não deixar distancia suficiente entre a calha da cortina e a janela. O que, para lhe dizer a verdade, também não é problema nenhum, se não puder acautelar (em construção nova pode-se).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
  15.  # 75

A que altura está o seu pé direito ? E a altura das janelas qual é, Josa ?
    Acho que vejo pouco afastamento entre os topos das janelas e o tecto. Tem altura suficiente para o tecto falso ?
  16.  # 76

A foto pode não dar boa perspetiva.
    Os vãos têm 2,4 m de altura e acima tem cerca de 30 cm até à laje (+/- altura da cx de estore).

É mais a dúvida se a sanca de 30 cm (distância na horizontal) não fica uma reentrância muito grande ou se há outras soluções para este caso específico.
  17.  # 77

Pode-se fazer uma sanca com um vazado menor, de 15cms, ou 20cms.
    Também depende de que tipo de cortina quer colocar.
    Se for cortina de onda perfeita os 20 a 25cms dão-lhe.
    Se for cortina simples com franzido, os 15 a 18cms dão.
    Se for, imagine, onda perfeita e cortina dupla entre 30cms a 35cms seria bom.

Colocado por: Josam
    É mais a dúvida se a sanca de 30 cm (distância na horizontal) não fica uma reentrância muito grande ou se há outras soluções para este caso específico.

É fazer a sanca vazada de menor dimensão. De forma a que, a janela em basculante aberta nos 15cms fique alinhado com a sanca vazada também nos 15cms.

De qualquer forma, a minha opinião, é que isso seria um preciosismo, poderia ser o ideal (na nossa mente por vezes...), mas, não é tecnicamente necessário - depende um pouco também de jogar com factores no ambiente que está a criar, e saber balancear as prioridades. Imagine que quer cortina de onda perfeita, dupla, vai deixar de o fazer dando preferência à sanca ficar alinhada com a abertura da janela ? Percebe, são escolhas.

No entanto, repito, ter a sanca a 30cms e a janela a 15cms até é muito bom. Qual a solução que pretnde ou qual o problema que vê aqui em concreto ?
    Como lhe digo, isso não é uma questão.
  18.  # 78

Imagine como exemplo esta imagem.
    Se a janela for basculante, vai abrir e ultrapassar a sanca e levantar as cortinas.
    No seu caso, a janela, com ela em aberto, até vai ficar dentro do perímetro da sanca. O que é melhor do que ficar fora.
    Não é necessário, mas é melhor, pois até deixa espaço para as cortinas também poderem ficar dentro desse perímetro também, por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josam
      images.jpeg
  19.  # 79

Também pensei fazer, nos 15 cm da báscula, o pladur alinhado com o restante teto falso e uma sanca intermédia.
    Mas isso iria encarecer a solução.

Já agora, sobre a imagem que postou, no meu caso não vou ter a cortina de ponta a ponta.
    Fez-me lembrar agora que, visualmente, vou ter o gap lateral de cerca de 30 cm.
    Vou ter que aumentar a sanca nas laterais para cortar a visão exterior.

Obrigado pela ajuda CMartin.
    Vou apostar na sanca de 30 cm de distância à janela e aumentar longitudinalmente a sanca cerca de 50 cm para ambos os lados.
    Concordam com este comentário: CMartin
  20.  # 80

A sua sanca não é toda ao redor do tecto falso ?
    Pode fazer isso, a sanca a todo o redor (em vez dos 50cms para abrir as cortinas) também fica bonito.

0.0267 seg. NEW