Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite forum!

    Os meus sogros têm um pequeno anexo com cerca de 8m2 no quintal, com telhado de amianto.
    Já pediram orçamentos a empresas especiais para removerem o mesmo, e pedem um valor bastante elevado para eles...
    Talvez hajam outras soluções, cobrir, não sei, alguma sugestão? Alguém tenha passado por situação semelhante?

    Obrigada desde já.
    Grata.
  2.  # 2

    Não fazer nada? Mete água?
  3.  # 3

    Se as placas não se estiverem a desfazer não geram grandes riscos.
    No entanto se por receio querem fazer algo, há empresas que projetam uma espécie de tinta nas duas faces que criam um efeito de encapsulamento da placa.

    https://www.termipol.pt/aplicacoes/encapsulamento-de-fibras-de-amianto-em-fibrocimento/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: assilva2010
  4.  # 4

    Pode pintar com uma tinta que crie uma membrana que evite a libertação de partículas.. de resto não há grande perigo, desde que não ande a partir as telhas aos pedaços e a inalar as partículas esteja descansado que não lhe faz mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: assilva2010
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoNão fazer nada? Mete água?


    Não, não deixa transpor água, é mesmo um receio simplesmente.
  6.  # 6

    MS_11 e rjmpires,

    Sabem informar-me qual o tipo de tinta a colocar e se é vendida em alguma loja comum?

    O telheiro não parece estar em mau estado, a questão é que com as diferenças de temperatura, parece ter uma especie de manchas talvez de erosão...

    Obrigada.
    • MS_11
    • 13 maio 2021 editado

     # 7

    Só tive contacto numa instalação industrial convertida para empresa da área alimentar que o foi obrigado a fazer, e apenas "observei" o processo, relativamente ao tipo de tinta não o consigo ajudar.

    Investigue um pouco no google com encapsulamento de amianto que irá encontrar vários resultados em algum pode ter a solução.

    Já agora no final partilhe com o fórum e ficamos todos mais "ricos".

    Terceiro resultado da pesquisa:

    https://www.archiproducts.com/pt/produtos/produtos-e-tratamentos-para-encapsulamento-do-amianto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: assilva2010
  7.  # 8

  8.  # 9

    Colocado por: assilva2010Boa noite forum!

    Os meus sogros têm um pequeno anexo com cerca de 8m2 no quintal, com telhado de amianto.
    Já pediram orçamentos a empresas especiais para removerem o mesmo, e pedem um valor bastante elevado para eles...
    Talvez hajam outras soluções, cobrir, não sei, alguma sugestão? Alguém tenha passado por situação semelhante?

    Obrigada desde já.
    Grata.


    Esse valor elevado é pelo retiro do amianto ou pelo trabalho todo incluindo as novas telhas ?

    Curiosamente tive o mesmo problema com a minha fazenda que comprei no Brasil, depois de comprar é que descobri que o telhado da garagem era de amianto e o deposito da água que estava no telhado também era de amianto. Mas foi fácil de resolver, o meu caseiro tratou de tudo, retirou o amianto e substituiu as telhas por fibrocimento e o deposito foi substituído por outro de polietileno. E a despesa até foi barata, só paguei o material.

    O amianto é uma coisa muito seria. Mesmo sem a gente perceber as partes desgastadas ou com fissuras estão sempre a libertar no ar micro fibras altamente cancerígenas. Por esse motivo é uma loucura alguém se expor ao amianto.
  9.  # 10

    Colocado por: julinhos
    O amianto é uma coisa muito seria. Mesmo sem a gente perceber as partes desgastadas ou com fissuras estão sempre a libertar no ar micro fibras altamente cancerígenas. Por esse motivo é uma loucura alguém se expor ao amianto.


    Lol
  10.  # 11

    Colocado por: rjmsilvaLol


    "Quais os perigos do amianto

    O amianto é uma fibra natural proveniente de vários minerais e a sua perigosidade para a saúde reside na inalação das suas fibras. Existem seis variedades de amianto e todas podem causar fibrose pulmonar, cancro do pulmão e mesotelioma – tumor maligno localizado ao nível da pleura, peritoneu e pericárdio – mas têm diferentes graus de perigosidade. Assim, o risco de aparecimento da doença vai depender não só do tipo e da dimensão da fibra, como da sua concentração e do tempo de exposição.

    Mas há que referir que a presença de amianto num edifício não constitui, por si só, um risco para a saúde. O perigo está associado à danificação de materiais que o contêm, pelo potencial de libertação de fibras, inalação e posterior alojamento nos pulmões. Se o material estiver em boas condições, o melhor é mantê-lo, evitando tocar-lhe. Mas se estiver a desagregar-se, com a libertação de fibras, os riscos para a saúde são maiores. Caso os danos sejam ligeiros, aconselha-se o acesso limitado à área, para evitar a manipulação e o aumento da danificação.

    Depois de inaladas, as fibras alojam-se nos pulmões onde podem permanecer durante décadas e causar danos irreversíveis. As consequências da inalação deste tipo de materiais podem surgir entre 10 a 60 anos após o contacto.

    Quando as fibras estão fracamente ligadas no material devido à friabilidade ou condução desse produto o risco de libertação aumenta. Já nos casos em que as fibras estão fortemente ligadas num material não friável diminuem as probabilidades de libertação.

    Na maioria dos casos só com recurso a análises laboratoriais é possível comprovar a presença de amianto. E, apesar das placas de fibrocimento aparecerem associadas à presença deste composto tóxico, há algumas que não o incluem mesmo que, no aspeto, sejam semelhantes àquelas que apresentam perigo."

    https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/manutencao-casa/noticias/amianto-como-lidar-com-o-perigo/quais-os-perigos-do-amianto
  11.  # 12

    Obrigado.
  12.  # 13

    A solução é tira-las e meter no OLX, há sempre quem as queira.

    O meu sogro ainda tem um monte de delas que lhe deram, algumas foram para um espigueiro e outras ainda estão guardadas.

    Eu tenho é um depósito desses, mas está no sótão e não me apoquenta muito.

    Quanto mudar o telhado ofereço-o, aqui a muita gente a usar desses ainda.

    Isso não é radioactivo, um mínimo de cuidado é o suficiente para as remover sem partir (sem pó). Depois é guarda-las ou dá-las a quem as quiser.

    O pessoal gosta de complicar, toda a vida andaram debaixo delas e depois complicam na hora de as remover.
  13.  # 14

    O telheiro está num espaço aberto, é utilizado para que efeito?
    Se pretende mesmo resolver isso procure por tintas para fibrocimento, quase todas as marcas tem.
  14.  # 15

    Colocado por: SS1128A solução é tira-las e meter no OLX, há sempre quem as queira.

    O meu sogro ainda tem um monte de delas que lhe deram, algumas foram para um espigueiro e outras ainda estão guardadas.

    Eu tenho é um depósito desses, mas está no sótão e não me apoquenta muito.

    Quanto mudar o telhado ofereço-o, aqui a muita gente a usar desses ainda.

    Isso não é radioactivo, um mínimo de cuidado é o suficiente para as remover sem partir (sem pó). Depois é guarda-las ou dá-las a quem as quiser.

    O pessoal gosta de complicar, toda a vida andaram debaixo delas e depois complicam na hora de as remover.


    Se até há pessoas que fumam mesmo sabendo o mal que faz!

    Mas será que vale a pena arriscar a saúde para poupar uns euros ?
  15.  # 16

    Colocado por: julinhos
    Mas será que vale a pena arriscar a saúde para poupar uns euros ?


    Vale a pena arriscar a vida para ver umas moças jeitosas em Copacabana?
    É mais provável você morrer com um balazio no RJ do que de cancro do amianto.

    Já agora, só a sua saúde é que importa? Em que condições é que o seu caseiro tratou do material? O que é que ele fez ao material que removeu?
    Concordam com este comentário: SS1128
  16.  # 17

    Colocado por: rjmsilvaVale a pena arriscar a vida para ver umas moças jeitosas em Copacabana?
    É mais provável você morrer com um balazio no RJ do que de cancro do amianto.


    Prefiro arriscar "morrer com um balazio no RJ" e ser feliz fazendo tudo o que quero, do que viver para sempre acomodado e frustrado em Portugal, como muitas pessoas fazem!
    • nelsom
    • 12 junho 2021 editado

     # 18

    Colocado por: rjmsilvaVale a pena arriscar a vida para ver umas moças jeitosas em Copacabana?


    Em Copacabana só se for dentro das favelas que tem ali perto, porque tiroteios costumam acontecer em favelas entre policias e traficantes
  17.  # 19

    Colocado por: nelsom

    Em Copacabana só se for dentro das favelas que tem ali perto, porque tiroteios costumam acontecer em favelas entre policias e traficantes


    É isso...



    E quantos morrem por ano em Portugal inteiro por causa do amianto?
    • nelsom
    • 12 junho 2021 editado

     # 20

    Colocado por: rjmsilvaÉ isso...


    O Julinho comprou casa na favela ? Se comprou ai sim tá lixado, os preços são baixos, prai com 20 mil reais já se consegue comprar uma casa, o que dá em euros menos de 4 mil euros. Tem ai casas boas o problema é só a violencia
      HORN-1.jpg
      rocinha-favela-em-rio-de-janeiro-124075008.jpg
      favela-rocinha-rio-de-janeiro-brasil-35443618.jpg
 
0.0259 seg. NEW