Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Como sou novo neste fórum, peço desde já desculpa se esta questão foi respondida anteriormente, mas apesar de ter pesquisado não encontrei nada que me elucidasse.

Tenho perguntas para vocês:
    O que posso construir ou instalar em terreno rústico ou agrícola sabendo que não quero ser ligado a água, luz e esgoto ... Terreno de 5000m2

Posso colocar uma caravana? Um container ? Uma Tiny House?Uma estufa (e colocar uma caravana dentro)? Construir uma casa de palha? :D
    É verdade que se eu construir sobre palafitas (alguns centímetros acima do solo), haverá menos problemas? Ou mesmo colocar um autocar e transformá-lo em uma casa...

Obrigado por suas respostas e por seu tempo.
  2.  # 2

Qq dessas estruturas necessitam de licenciamento. são consideradas estruturas fixas, mais ainda se utilizadas para "habitar".

E sim existem n discussões sobre o assunto aqui no Forum.
    Pode ler aqui o eslcarecmento da Comissão Nacional do Território:
    https://cnt.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/Recomendacao%201_2019_CNT_0.PDF

E não, não é desejável do ponto de vista da politica de solos e do Ordenamento do Território a proliferação de "barracos" em solos rurais, promovendo o povoamento disperso e a consequente pressão sobre os ecossistemas e paisagem.

Já sabe se o seu terreno permite qq tipo de edificação? se es´ta inserido nalgum solo com condicionantes? etc?
    Isto é tudo muito giro, mas a liberdade individual acaba quando esbarra na liberdade e direitos/ interesses do coléctivo. _Vivemos em Sociedade, esta determina regras que terão de ser atendidas.
    E a proliferação de programas e ideias/ tipologias de outros paises, bom é lá com eles. EM Portugal é assim.

Boa sorte.
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasQq dessas estruturas necessitam de licenciamento. são consideradas estruturas fixas, mais ainda se utilizadas para "habitar".

E sim existem n discussões sobre o assunto aqui no Forum.
    Pode ler aqui o eslcarecmento da Comissão Nacional do Território:
    https://cnt.dgterritorio.gov.pt/sites/default/files/Recomendacao%201_2019_CNT_0.PDF

E não, não é desejável do ponto de vista da politica de solos e do Ordenamento do Território a proliferação de "barracos" em solos rurais, promovendo o povoamento disperso e a consequente pressão sobre os ecossistemas e paisagem.

Já sabe se o seu terreno permite qq tipo de edificação? se es´ta inserido nalgum solo com condicionantes? etc?
    Isto é tudo muito giro, mas a liberdade individual acaba quando esbarra na liberdade e direitos/ interesses do coléctivo. _Vivemos em Sociedade, esta determina regras que terão de ser atendidas.
    E a proliferação de programas e ideias/ tipologias de outros paises, bom é lá com eles. EM Portugal é assim.

Boa sorte.

E para depois acontecer como foi na serra de monchique em que muitos holandeses e ingleses tinhas barracos espalhados serra fora e depois com o fogo já se sabe o que foi
  4.  # 4

... e em Vila do Bispo...
  5.  # 5

Obrigado pelas suas respostaq, o meu terreno é agrícola, está localizado a menos de 50m das casas vizinhas, está vedado com muros.
    Morar lá seria benéfico para a economia local ...
    Mas se nada é possível, que Pena.
  6.  # 6

Colocado por: Tiny.EstMas se nada é possível, que Pena.

Não sabemos... Já consultou um arquiteto? ou os serviços de urbanismo da Câmara Municipal?
  7.  # 7

Colocado por: tviegas

E para depois acontecer como foi na serra de monchique em que muitos holandeses e ingleses tinhas barracos espalhados serra fora e depois com o fogo já se sabe o que foi

Não, é no respeito à natureza e ao ser humano 😉💞
  8.  # 8

Pode fazer sem licença AYOR.
    Se não incomodar ninguém, ninguém verá para dentro da propriedade.
    Ninguém fiscalizará.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiny.Est
  9.  # 9

Na minha opinião essas barraquinhas podem ser uma solução para terrenos em que nao se pode construir ou quando se quer algo móvel, por isso fazem sentido quando em cima de reboque ou pelo menos que sejam de facil remoção do terreno. Como acontece com os contentores por exemplo, dessa forma esta sempre bem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiny.Est

0.0154 seg. NEW