Iniciar sessão ou registar-se
    • dance
    • 14 maio 2021 editado

     # 1

    Bom dia pessoal.

    Aconteceu-me uma coisa muito estranha, eu estou a realizar um projeto de arquitetura e inicialmente estava com uma pessoa (desenhista/projetista) e correu mal... E inclusive o mesmo não ficou nada satisfeito de termos cancelado o projeto com ele. Sim eu sei devia ter ido logo a um arquiteto mas enfim. No entanto acabei por mudar e agora estou realmente com um arquiteto (está a correr tudo 5 estrelas) e este mesmo reparou que o levantamento topográfico está incorreto e que não iria passar na camâra.

    Este levantamento topográfico foi feito pelo desenhista/projetista, deve ter sido um topógrafo dele, e foi pago (300€), mas esta do levantamento estar errado é que não estava à espera, nem o arquiteto que disse que foi a primeira vez que aconteceu.

    Agora precisava da vossa ajuda para perceber uma coisa, poderá esse projetista ter alterado o DWG de forma a que não fosse válido? O que o arquiteto disse é que o levantamento é georeferenciado e quando fazem o levantamento marcam uma linha que une todos os marcos, e neste levantamento ele não tem essa linha, apenas tem a linha dos muros que rodeiam o terreno...

    Outra coisa é que ele está com receio que nem georeferenciado esteja (o projetista disse-me que estava). Como posso validar isso? Outra coisa estranha é que o levantamento nem sequer tem lá a informação do topógrafo que realizou o serviço...

    Na altura não percebia nada sobre estes assuntos e deixei-me levar na boa fé e nunca pensei que isto acontecesse.

    Gostaria da vossa ajuda só para perceber se realmente possa ter sido alterado o levantamento e que acham que possa fazer, sei que é um assunto não muito normal mas infelizmente aconteceu-me isto.
  1.  # 2

    Isto é o exigido pela Gaiurb. Poderá comparar com o levantamento que tem.
  2.  # 3

    Colocado por: RiscadorIsto é o exigido pela Gaiurb. Poderá comparar com o levantamento que tem.


    Obrigado pela informação. Outra coisa que não referi e que o arquiteto achou estranho é que no terreno tenho uma eira e várias árvores (oliveiras) e nem uma coisa nem outra vêm no levantamento... Na volta o topógrafo é que fez o serviço mal feito.
  3.  # 4

    O topógrafo talvez tenha feito o que lhe pediram para fazer.
  4.  # 5

    Colocado por: RiscadorO topógrafo talvez tenha feito o que lhe pediram para fazer.


    Pois poderá ser mas de relembrar que nessa altura ainda estava com o antigo projetista e ainda não tinha dito que iria cancelar com ele, outra coisa é que ele sabe como funciona a câmara e sabe o que é preciso para ser validado (na altura ele explicou-me e até disse que tinha lá conhecimentos) e acho estranho ter sido feito dessa maneira... Uma coisa que notei é que quando abro o DWG com o AutoCad ele diz que o ficheiro DWG não é um DWG da Autodesk, não sei se quer dizer algo ou não..
  5.  # 6

    O teu arquiteto que trate de resolver as coisas e tirar a limpo o que é preciso ou não, o que faz falta ou não.
    Há coisas que ate o arquiteto consegue suprimir... o poligono dos limites do prédio ... e havendo coordenadas, a relocalização do prédio nos pontos coordenados.
    O levantamento não tem lá quem foi o autor do Lev. top.? é contactar o Topografo e pedir para o mesmo sanear os pontos omissos e/ou incompletos.

    Não é você que tem de se preocupar ou saber o que faz ou não faz falta...
    • dance
    • 14 maio 2021 editado

     # 7

    Colocado por: Pedro BarradasO teu arquiteto que trate de resolver as coisas e tirar a limpo o que é preciso ou não, o que faz falta ou não.
    Há coisas que ate o arquiteto consegue suprimir... o poligono dos limites do prédio ... e havendo coordenadas, a relocalização do prédio nos pontos coordenados.
    O levantamento não tem lá quem foi o autor do Lev. top.? é contactar o Topografo e pedir para o mesmo sanear os pontos omissos e/ou incompletos.

    Não é você que tem de se preocupar ou saber o que faz ou não faz falta...


    Compreendo mas este é que é o problema nós não sabemos quem é, quem tratou de tudo na altura foi o tal projetista e nunca nos falou de quem era o topógrafo... Sei que fomos "burros" mas somos novos e penso que fomos na cantiga e foi o que isto que aconteceu.

    Vejam também isto que extrai do ficheiro DWG, está em anexo.
      2021-05-14 10_48_11-Window.png
  6.  # 8

    Isso não interessa para nada, esses metadados..

    Um lev top. valido tem de ser executado por um técnico responsável com carteira profissional.
    Tem de ter a identificação do tecnico, etc.
    Muitas camaras exigem ainda que seja acompanhado de um termo de responsabilidade do mesmo e um ficheiro em Dwfx, assinado digitalmente pelo mesmo e que cumpra um asérie de critérios de representação exigidos pelo regulamento municipal.

    Se a coisa e´sta complicada/ dificil, não lhe resta mais do que mandar elaborar novo lev. top. O seu arquiteto que trate do assunto.
  7.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasIsso não interessa para nada, esses metadados..

    Um lev top. valido tem de ser executado por um técnico responsável com carteira profissional.
    Tem de ter a identificação do tecnico, etc.
    Muitas camaras exigem ainda que seja acompanhado de um termo de responsabilidade do mesmo e um ficheiro em Dwfx, assinado digitalmente pelo mesmo e que cumpra um asérie de critérios de representação exigidos pelo regulamento municipal.

    Se a coisa e´sta complicada/ dificil, não lhe resta mais do que mandar elaborar novo lev. top. O seu arquiteto que trate do assunto.


    Sim verdade! Já tratámos do assunto e vamos fazer um novo. Fica aqui o aviso para quem passar pelo mesmo...

    Obrigado a todos pela ajuda.
  8.  # 10

    se tiver de pagar a um novo topografo faça-o. nao é por aí.
  9.  # 11

    Colocado por: dance
    ... é que no terreno tenho uma eira e várias árvores (oliveiras) e nem uma coisa nem outra vêm no levantamento...

    Depende de como foi contratado o trabalho.
    Quando chega a um stand automóvel, o carros também não custam todos o mesmo
  10.  # 12

    Colocado por: dance

    Compreendo mas este é que é o problema nós não sabemos quem é, quem tratou de tudo na altura foi o tal projetista e nunca nos falou de quem era o topógrafo... Sei que fomos "burros" mas somos novos e penso que fomos na cantiga e foi o que isto que aconteceu.

    Vejam também isto que extrai do ficheiro DWG, está em anexo.
      2021-05-14 10_48_11-Window.png

    Nada de relevante . Há muitos programas a trabalhar no formato CAD.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
  11.  # 13

    Colocado por: danceBom dia pessoal.

    Aconteceu-me uma coisa muito estranha, eu estou a realizar um projeto de arquitetura e inicialmente estava com uma pessoa (desenhista/projetista) e correu mal... E inclusive o mesmo não ficou nada satisfeito de termos cancelado o projeto com ele. Sim eu sei devia ter ido logo a um arquiteto mas enfim. No entanto acabei por mudar e agora estou realmente com um arquiteto (está a correr tudo 5 estrelas) e este mesmo reparou que o levantamento topográfico está incorreto e que não iria passar na camâra.

    Este levantamento topográfico foi feito pelo desenhista/projetista, deve ter sido um topógrafo dele, e foi pago (300€), mas esta do levantamento estar errado é que não estava à espera, nem o arquiteto que disse que foi a primeira vez que aconteceu.

    Agora precisava da vossa ajuda para perceber uma coisa, poderá esse projetista ter alterado o DWG de forma a que não fosse válido? O que o arquiteto disse é que o levantamento é georeferenciado e quando fazem o levantamento marcam uma linha que une todos os marcos, e neste levantamento ele não tem essa linha, apenas tem a linha dos muros que rodeiam o terreno...

    Outra coisa é que ele está com receio que nem georeferenciado esteja (o projetista disse-me que estava). Como posso validar isso? Outra coisa estranha é que o levantamento nem sequer tem lá a informação do topógrafo que realizou o serviço...

    Na altura não percebia nada sobre estes assuntos e deixei-me levar na boa fé e nunca pensei que isto acontecesse.

    Gostaria da vossa ajuda só para perceber se realmente possa ter sido alterado o levantamento e que acham que possa fazer, sei que é um assunto não muito normal mas infelizmente aconteceu-me isto.

    Em que correu mal ?
    Quem tratou levantamento topográfico?

    Atenção a um pormenor, não é pelo facto de ter um ficheiro cad de um levantamento topográfico, que pode usar como quiser .
 
0.0197 seg. NEW