Colocado por: Luis K. W.Caro BPinheiro
Quanto a mim, tem razões para tudo o que menciona.
A ser ressarsido pelas despesas com chaves, reparações, etc.; a não pagar os primeiros 10 dias de renda de que não usufruiu; a exigir a reparação/substituição do frigorífico; e (aqui não estou tão seguro) a rescindir o contrato.
De qualquer maneira, trate de deixar tudo bem documentado (Cópias das Facturas, Cartas registadas com aviso de recepção, etc.).
Como isto não está fácil para ninguém, suponho que o senhorio está todo contente por ter arranjado um inquilino que lhe trata das limpezas e reparações. Não vai, portanto, querer que você se vá embora (até porque, provavelmente, ele ainda está a pagar o apartamento).
Proponha-lhe - por escrito, e pedindo uma resposta antes do final do mês - abater as despesas que teve nas próximas rendas.
Colocado por: MatildeSe eu estivesse no seu lugar, não tinha mandado fazer chaves novas, tinha mandado mudar as fechaduras da porta do apartamento, da garagem e do correio e não lhe apresentava a conta das fechaduras.
Colocado por: naarNão sei se pode mudar a fechadura de uma casa arrendada!
Colocado por: Luis K. W.Proponha-lhe - por escrito, e pedindo uma resposta antes do final do mês - abater as despesas que teve nas próximas rendas.
Colocado por: BpinheiroE se ele não aceitar? É que fico com a ideia que ele não está muito receptivo a gastar dinheiro ou a abdicar dele.Hmmm!
Colocado por: Barba NegraColocado por: naarNão sei se pode mudar a fechadura de uma casa arrendada!
Ora essa naar.
Então você aluga uma casa (repare que é um apartamento e não uma parte da casa), e fica sujeita a que o antigo arrendatário lhe entre porta dentro, ou o próprio senhorio sem que você esteja em casa?
O senhorio tem todo o direito e legitimidade de visitar o imóvel sempre que pretenda DESDE QUE VOCÊ ESTEJA EM CASA E COMBINANDO CONSIGO PRÉVIAMENTE, porque caso contrário será invasão de propriedade alheia.
Numa coisa concordo com a Matilde, deveria ter mudado as chaves de casa e do correio, bem como da arrecadação (se existir), porque doutra forma nada lhe garantirá a segurança dos seus bens.
Colocado por: Barba NegraColocado por: naarNão sei se pode mudar a fechadura de uma casa arrendada!
Ora essa naar.
Então você aluga uma casa (repare que é um apartamento e não uma parte da casa), e fica sujeita a que o antigo arrendatário lhe entre porta dentro, ou o próprio senhorio sem que você esteja em casa?
O senhorio tem todo o direito e legitimidade de visitar o imóvel sempre que pretenda DESDE QUE VOCÊ ESTEJA EM CASA E COMBINANDO CONSIGO PRÉVIAMENTE, porque caso contrário será invasão de propriedade alheia.
Numa coisa concordo com a Matilde, deveria ter mudado as chaves de casa e do correio, bem como da arrecadação (se existir), porque doutra forma nada lhe garantirá a segurança dos seus bens.
Quanto a poder cobrar isso ao senhorio não sei, agora as limpezas que deveriam estar feitas e a reparação de qualquer electrodoméstico constante do contrato, essas devem correr por conta do senhorio, ou seja ele tem de lhe entregar o apartamento em condições, e você quando sair terá de entregar as coisas conforme as recebeu excluindo o desgaste natural das coisas.
Caso mande retirar o que estiver avariado para substituir por outros que você compre, não se esqueça de entregar ao senhorio o que retirou, e fazê-lo assinar um papel em como os recebeu, e o motivo pelo qual foram retirados, porque caso contrário quando se fôr embora ele ainda quererá ficar com aquilo que você comprou alegando que ou não lhe entregou nada, ou que foi você quem avariou esses aparelhos.
Em todo o caso, qualquer comunicação que faça ao senhorio nesse sentido, faça-o sempre por escrito, conforme o Luis explicou.
Cumps