Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Estou a avaliar a compra de um terreno que tem um poste. Alguém sabe dizer se é média ou alta tensão?

    Obrigado
      3CE07182-F2C8-4EBF-A8EB-A22BEBC66854.jpeg
    • SMBS
    • 15 maio 2021 editado

     # 2

    A câmara sabe. Aproveite se for lá e verifique se pode construir e se há ou não algumas limitações.
  2.  # 3

    Obrigado SMBS. Dá para construir sim. Já consultei o PDM. Tenho reunião marcada na câmara para este é outros esclarecimentos. Mas por curiosidade queria saber se alguém sabe a resposta.
    O PDM foi alterado e o poste já lá estaria certamente. Claro que há a velha questão: "poderei pedir para retirar?" Mas já sabemos que isso não tem resposta concreta.
  3.  # 4

    É uma linha AT (Alta tensão). Pode pedir para tirar a linha mas a resposta vai ser que não. A não ser que queira suportar o custo da alteração da linha (e acredite que não é nada barato), novas indemnizações aos novos proprietários atravessados pela linha, etc. Em resumo: o poste vai continuar lá.
  4.  # 5

    Linha Alta Tensao de 60.000volt. A entidade que gere essas linhas é a REN.

    Só uma obra de grande interesse público é que seria possível justificar a alteração do tracado.
  5.  # 6

    E olhe que há afastamento e cerceas a respeitar perto dessas linhas
  6.  # 7

    também é verdade, mas tendo em consideração altura destes postes não deverá ter muitos problemas.

    consultar SECÇÃO IV do Decreto Regulamentar n.º 1/92

    Colocado por: RicardoPortoE olhe que há afastamento e cerceas a respeitar perto dessas linhas
  7.  # 8

    A minha grande questão era perceber se era média ou alta tensão. Sendo alta tensão não vou correr o risco. A casa ficaria afastada, os cabos não passariam por cima da casa. Mas viver com um poste de alta tensão dentro do meu terreno não será agradável de todo.
    Concordam com este comentário: Paramonte, Casa da Horta
  8.  # 9

    Linha Alta Tensao de 60.000volt. A entidade que gere essas linhas é a REN.


    Permita-me corrigir. A Ren transporta energia acima de 60 kV (150, 220 e 400 kV). De 10 a 60 kV é propriedade da EDP Distribuição.
  9.  # 10

    Tem razão. Linhas de 60kv ainda estão sobre controlo da E-redes. Lapso meu.

    Colocado por: Riscador

    Permita-me corrigir. A Ren transporta energia acima de 60 kV (150, 220 e 400 kV). De 10 a 60 kV é propriedade da EDP Distribuição.
    Concordam com este comentário: Riscador
  10.  # 11

    Mas 60kv continua a ser Alta tensão, certo? Essa era a minha maior questão.

    Por todas as questões que se sabe, ninguém (ou quase ninguém) quer viver com um poste de alta tensão no seu terreno e a escassos metros da casa. Quando quisesse vender a casa iria ser complicado claro.

    Além da questão estética, preocupa-me a questão da saúde. Haja ou não estudos a comprovem.
  11.  # 12

    Esse terreno está arruinado para sempre
  12.  # 13

    Sim, continuam a ser 60kV.

    Tendo opção de escolha não comprava.

    Nao por questões de saúde, mas por razões de possível ruído, principalmente nos dias de chuva.
  13.  # 14

    Mas 60kv continua a ser Alta tensão, certo?


    Certo. Acima disso é MAT, muito alta tensão.

    De facto não está provado que a indução magnética constitua um risco para a saúde. Se calhar recebemos mais com a utilização frequente dos telemóveis. Já a convivência com o ruído provocado pelo efeito de coroamento, como referiu o Bigmouse, e principalmente quando o ar está mais húmido, dela não se livra. Mas deve ponderar entre isso e o valor do terreno.
    De uma coisa fica livre. Das descargas atmosféricas :D
  14.  # 15

    Sim, tenho opção de não comprar. Tenho tempo para ver outros.

    Obrigado por todos os esclarecimentos.
  15.  # 16

    Pode pedir a certidão permanente e ver se está lá inscrito a servidão da linha. Muitas vezes a EDP não regista a servidão administrativa mas devia.Para este tipo de linha a servidão é de 12,5 do eixo para cada um dos lados ( 25 metros). Pode cultivar nessa servidão, colocar oliveiras, vinha etc. Não pode colocar árvores de grande porte, por exemplo eucaliptos. Se por exemplo pensar na hipótese de enterrar a linha a EDP não vai assumir o custo e só pode ser enterrada acompanhando servidões ou caminhos públicos.
  16.  # 17

    Eu tenho a certidão permanente e não refere a servidão. Poderá ser porque o terreno era zona verde e agora com a alteração do PDM passou a urbano.

    Eu não queria exigir a retirada do poste, mas se possível desloca-lo para o fundo do terreno, que é zona verde e ficaria afastado da casa. Alguém que perceba do assunto acha que seria viável? Continuaria no meu terreno. Quer dizer, meu se eu o comprar.
  17.  # 18

    Não será viável.
    Retirar ou mover um poste e as respectivas linhas de alta tensão, será um processo virtualmente impossível, além de ter de suportar os custos associados, e acredite que serão n vezes mais caros que o terreno em si.
  18.  # 19

    Contudo, considerando o potencial risco para a saúde, uma linha de Alta tensão de 60kv ou Muito alta tensão com 150 ou 220kv será diferente ou envolverá sempre os mesmos riscos?
  19.  # 20

    A EDP devia registar essa servidão, mas quase nunca o faz. No entanto a linha já existe, provavelmente houve pagamentos de compensação de passagem da linha e respectiva servidão e retirar a linha é quase impossivel. É para sempre!
 
0.0227 seg. NEW