Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Percebo. Mas o que gostaria era deslocar o poste para a zona verde, mantendo a orientação da linha e ficando o poste no mesmo terreno. Apenas sair da zona de construção.
  2.  # 2

    Mas o que gostaria era deslocar o poste para a zona verde, mantendo a orientação da linha e ficando o poste no mesmo terreno


    Não sei se será possível. Como se pode verificar na imagem, a linha está suspensa e não amarrada no poste. Portanto não faz vértice. A deslocação só será possível no mesmo alinhamento (para a frente ou para tás). Contudo, mesmo não tendo de substituir cabos nem isoladores, tem sempre a execução de um apoio novo e esta operação não será barata.
  3.  # 3

    Obrigado pela opinião Riscador. Mas a ideia era mesmo desloca-lo para trás na mesma orientação da linha. Penso que só existiria mesmo a deslocação dos apoios do poste.

    Contudo tenho reunião na câmara. Para depois perceber se faz sentido fazer o pedido à EDP.
  4.  # 4

    A deslocação de um apoio em linha, poderá levar a que seja introduzido outro apoio adicional, devido ao comprimento máximo do vão e da flecha da linha. Esse apoio possivelmente teria de ser instalado no terreno de outra pessoa, o que levará a um processo com muita negociação e brocracia.
  5.  # 5

    Obrigado Bigmouse.

    O "meu" terreno tem cerca de 120m de comprido. Se fosse possível deslocar o poste cerca de 50/60m para a zona verde, ficando no mesmo terreno seria ótimo. Mas após a reunião na câmara vou ver qual o feedback e comunico para um esclarecimento de todos os que tenham situações semelhantes.
  6.  # 6

    Colocado por: migjacA EDP devia registar essa servidão, mas quase nunca o faz. No entanto a linha já existe, provavelmente houve pagamentos de compensação de passagem da linha e respectiva servidão e retirar a linha é quase impossivel. É para sempre!


    Boa noite!

    Sabe-me dizer se a EDP tem que contactar os proprietários dos terrenos por onde passam as linhas, mas apenas em espaço aéreo?
    Vamos levar com uma linha em cima dum terreno para o qual fizemos compra e venda, mas não sabemos até que ponto e como provar se os herdeiros sabiam. Os postes ficam nos terrenos contíguos.

    Questão crucial: a EDP tem de informar toda a gente linha de servidão? Onde encontrar esse tipo de legislação? Estou literalmente à horas a procurar mas não vejo como saber destes procedimentos.. o meu muito obrigado
  7.  # 7

    Leia aqui

    Sim têm que pagar compensações caso tenha postes ou perde de rendimento.

    Há casos em tribunal que pagam desvalorizações de terem a linha aérea mas não costumam pagar isso de boa vontade.

    http://www.dgsi.pt/jtre.nsf/-/34343A0083954B5480258121004DF6E2
  8.  # 8

    Colocado por: rangercardoso

    Boa noite!

    Sabe-me dizer se a EDP tem que contactar os proprietários dos terrenos por onde passam as linhas, mas apenas em espaço aéreo?
    Vamos levar com uma linha em cima dum terreno para o qual fizemos compra e venda, mas não sabemos até que ponto e como provar se os herdeiros sabiam. Os postes ficam nos terrenos contíguos.

    Questão crucial: a EDP tem de informar toda a gente linha de servidão? Onde encontrar esse tipo de legislação? Estou literalmente à horas a procurar mas não vejo como saber destes procedimentos.. o meu muito obrigado

    Tanto os apoios como a servidão tem de ter aprovação dos proprietários. Tente perceber com a DGEG se a linha já tem licença de estabelecimento
  9.  # 9

    Colocado por: migjacTanto os apoios como a servidão tem de ter aprovação dos proprietários. Tente perceber com a DGEG se a linha já tem licença de estabelecimento


    A DGEG já tem licença.. no nosso caso o cerne da questão mesmo saber se a EDP contactou ou não os proprietários nas zonas de servidão.
    Não encontramos o decreto lei específica que a EDP tem de contactar os proprietários da servidão? Apesar de parecer lógico e em alguns acordãos ser evidente, não encontramos lei específica. Como tem a certeza desse facto? O meu obrigado pela atenção



    Colocado por: RicardoPortoLeia aqui

    Sim têm que pagar compensações caso tenha postes ou perde de rendimento.

    Há casos em tribunal que pagam desvalorizações de terem a linha aérea mas não costumam pagar isso de boa vontade.

    http://www.dgsi.pt/jtre.nsf/-/34343A0083954B5480258121004DF6E2


    Obrigado! Já tinhamos lido este acordão, e reforçou a nosso crer que a EDP tem de contactar todos os proprietários por onde passa a linha. Só que não encontramos o decreto lei..

    Se o encontramos, postamos aqui. Obrigado a ambos pelo vosso tempo
  10.  # 10

    A ren tem um folheto de perguntas e respostas.

    A publicação é obrigatória em fase de projeto em editais de jornal relevante da região, câmara municipal e junta freguesia.

    Depois cada proprietário é informado do que vai ser feito no seu terreno ou que meios entrarão lá e em que datas e é dado contacto de um gestor de obra dessa zona.
  11.  # 11

    Ontem fui informada de que a REN irá colocar um poste MAT (média-alta tensão) no meu terreno, que está à venda na Remax.

    Surreal... Sei bem que a electricidade é um bem comum, mas sei também muito bem os efeitos nocivos de uma infra-estrutura deste género, bem como a poluição visual e sonora que provoca, além do afastamento da fauna autóctone dos locais próximos às mesmas.

    Ofereceram-se para pagar uma indeminização irisória de cerca de 1000€, por um terreno que está à venda por 75000€ e que desvalorizará imenso dado ao facto da localização em plena Região Agrícola da Cova da Beira com vistas desafogadas para os céus e montanha do Geopark Estrela.
  12.  # 12

    Apresenta reclamação com indicação desses pontos.

    O melhor que lhe pode acontecer é colocarem o poste no terreno do vizinho.

    Colocado por: bricanaOntem fui informada de que a REN irá colocar um poste MAT (média-alta tensão) no meu terreno, que está à venda na Remax.

    Surreal... Sei bem que a electricidade é um bem comum, mas sei também muito bem os efeitos nocivos de uma infra-estrutura deste género, bem como a poluição visual e sonora que provoca, além do afastamento da fauna autóctone dos locais próximos às mesmas.

    Ofereceram-se para pagar uma indeminização irisória de cerca de 1000€, por um terreno que está à venda por 75000€ e que desvalorizará imenso dado ao facto da localização em plena Região Agrícola da Cova da Beira com vistas desafogadas para os céus e montanha do Geopark Estrela.
  13.  # 13

    Consegue disponibilizar o link

    Colocado por: RicardoPortoA ren tem um folheto de perguntas e respostas.
  14.  # 14

  15.  # 15

    Colocado por: BigmouseO melhor que lhe pode acontecer é colocarem o poste no terreno do vizinho.


    E mesmo sendo assim as linhas vão continuar a passar lá por cima. Mas antes as linhas do que o poste.
    Um poste desses não se mexe depois, e pode limitar a construção no terreno, caso venha a acontecer.
  16.  # 16

    O poste até se pode deslocar no futuro, mas os custos ficarão ao encargo do interessado.

    Eu não gostava de ter uma habitação por baixo de uma linha de AT, muito por o ruido produzido. À uns anos atrás vendi um terreno no qual passava uma linha AT.

    Se fosse uma linha de MT, já não via qualquer problema.

    em ambos os casos fica com uma proteção contra descargas atmosféricas gratuita.

    Os meus avos tem terrenos, não urbanizáveis é certo, onde passam Autoestrada A1, Linhas AT e Rede de Distribuição de Gás. Sabe qual foi a comparticipação? 0€. Com a agravante que nas zonas das linhas electricas e de gás, não poder plantar o que lhe apetecer

    Colocado por: hangas

    E mesmo sendo assim as linhas vão continuar a passar lá por cima. Mas antes as linhas do que o poste.
    Um poste desses não se mexe depois, e pode limitar a construção no terreno, caso venha a acontecer.
    • zeto
    • 31 julho 2021

     # 17

    Tenho um poste de alta tensão que passa a cerca de 80m da minha casa a linha foi concluída á cerca de 3 anos, nessa altura contactei a REN, para saber sobre possíveis radiações como a chiadeira dos cabos, foi-me dito que com os novos cabos anti ruído e os novos isoladores de vidro, possivelmente não iria ter qualquer problema, pois até á uma semana atrás tudo muito bem, realmente durante estes três anos nada apontar até parecia que não havia uma linha de alta tensão aqui a passar, á mais ou menos uma semana começaram os cabos a fazer o tal barulho como todos nós conhecemos, parece que estão a fritar, agora pergunto, porque raio é que só agora é que começa este maldito barulho
  17.  # 18

    So agora colocaram a linha em serviço.

    Colocado por: zetoporque raio é que só agora é que começa este maldito barulho
    • zeto
    • 31 julho 2021

     # 19

    Colocado por: BigmouseSo agora colocaram a linha em serviço.

    Não Bigmouse a linha já está ativada a quase três anos
  18.  # 20

    Como sabe que está activa?

    A linha apesar de ter sido construída, pode nao está em serviço por diversas situações. Pode ser uma linha de backup.

    Colocado por: zetoNão Bigmouse a linha já está ativada a quase três anos
 
0.0243 seg. NEW