Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Desde já, muito obrigado por quaisquer esclarecimentos que me possam dar. Toda a ajuda será verdadeiramente apreciada.

Tenho um pequeno lote com 140m2 onde pretendo construir uma moradia com uma área total de sensivelmente 200m2 (nos quais estão incluídos garagem p/ dois carros, sala, cozinha, 2 wc e 3 quartos e um pequeno escritório).

O lote permite-me construir cave, rés-do-chão, 1º andar e 1 recuado. Contudo, para o que preciso bastará, ou cave+rés-do-chão+1 andar ou rés-do-chão+1ºandar+1 recuado.

Consultei 4 arquitetos e dois foram da opinião que seria mais económica a 2ª opção (sem cave, mas com o recuado), e os outros foram da opinião que no final das contas não seria uma diferença de preço significativa da 1ª para a 2ª opção.

Aqui em Braga, pelo que os arquitetos me disseram, nunca conseguirei construir por menos de 1.000 euros/m2 + IVA, pelo que toda a contenção de custos será importante.

Na vossa opinião, optar pela cave encarecerá demasiado a construção? Se fosse ela por ela eu preferia realmente ter a cave para os carros e dois andares para o resto da casa... Mas tenho receio que me vá dar cabo do orçamento (250.000 euros - fora projetos e licenças).

Por último, consideram que aqui nos arredores de Braga conseguirei construir por 1.000 euros/m2 + IVA? (não pretendo ter acabamentos de luxo nem nada que se pareça..)

Obrigado!
  2.  # 2

Colocado por: luisfariaPor último, consideram que aqui nos arredores de Braga conseguirei construir por 1.000 euros/m2 + IVA?
    sendo da zona de braga é perfeitamente possível
  3.  # 3

Depende sempre do terreno, se for inclinado pode ser melhor cave, se for plano ja tenho as minhas dúvidas!
  4.  # 4

Eu escolhi sótão em vez de cave e não me arrependo
  5.  # 5

já ouvi dizer que as caves ficavam a 500eur /m2...no entanto tem que se ter em conta as escavações e a contenção periférica.

E garagem vai ter sempre em qualquer uma das opções?
    No R/Ch se não houver cave e na cave se a construir?
  6.  # 6

A que cota tem terreno firme? Porque se abdicar da cave mas tiver de ir buscar as fundações a 2 ou 3m de profundidade mais vale cave e pronto.
  7.  # 7

Colocado por: luisfariaPor último, consideram que aqui nos arredores de Braga conseguirei construir por 1.000 euros/m2 + IVA? (não pretendo ter acabamentos de luxo nem nada que se pareça..)

Olá, aqui por Cabreiros, Sequeira, Martim... Conseguir consegue, tem é que ser pragmático nas escolhas que faz. Ou não estaria em terra de empreiteiros!

Sobre o custo da Cave depende do terreno, dos espaços que resultam no entorno, nos pisos superiores, do projecto, do mercado até, disponibilidade, etc etc...

Há ainda outras vantagens/desvantagens além do factor monetário. Ter mais/menos espaço, ter mais/menos degraus, conforto, espaços exteriores, etc...

Construir cave tanto lhe pode encarecer a obra a ponto de o fazer desistir, como ser um custo residual. Infelizmente para si, não há uma fórmula SIM/NÃO para o que quer saber. Depende.

0.0112 seg. NEW