Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Estou com um problema na moradia em construção. O construtor ignorou o projeto onde estavam vigas invertidas (para o qual lhe havia chamado a tenção) e, em resultado disso, a viga da cozinha (que deveria ficar invertida para ficar oculta debaixo do teto falso) irá ficar visível numa posição impossível de disfarçar.
    Sendo a cozinha e sala em open space com 65m2, o teto falso, mesmo a passar rente a 1cm da viga, deixará o pé-direito com apenas 2,47m, manifestamente pouco para um espaço tão amplo, dando uma sensação claustrofóbica.

Não se podendo mexer na viga, optou-se por mexer no pavimento. Estando a laje 15m abaixo do nível final previsto para o pavimento, optou-se pela solução de rebaixá-lo. Como as tubagens de canalização passarão por baixo da casa, não haveria problema.
    O roofmate de 3cm + 6cm de Regularização em cimento com fibra de vidro (onde ficariam as tubagem, sendo a maior as das telecomunicações de 40mm) faria com que ficasse com um total de 9cm e se ganhasse 6cm, passando a ter um pé-direito de 2,53m (mesmo assim, longe dos 2,64m em projeto).
    Como todo o chão irá ser em revestimento cerâmico com cimento-cola (porcelânico a imitar madeira da Love e Margrés) funcionaria como reforço da espessura e consistência da betonilha do pavimento.

Ainda falei ao construtor sobre espuma a substituir o roffmate, mas disse-me que ficaria irregular para a fixação das tubagens. Não sei se fazer passar as tubagens nas paredes seria exequível ou traria alguma vantagem, visto ter de haver uma certa espessura de betonilha por cima do roofmate.
    Estou, deveras, dececionado/revoltado com mais uma falha (esta bastante grave e imperdoável) do construtor (típico por terras lusas de construtores que constroem sem olhar para os projetos).

Estou aberto a todas as alternativas que possam aumentar o pé-direito no espaço cozinha-sala, nem que seja por poucos centímetros (se não, terei me conformar em, como tantos de nós, gastar tanto dinheiro por algo que não me satisfaz). Enfim...
    Obrigado
      Laje do pavimento.jpg
  2.  # 2

Colocado por: blade2000O construtor ignorou o projeto onde estavam vigas invertidas (para o qual lhe havia chamado a tenção) e, em resultado disso, a viga da cozinha (que deveria ficar invertida para ficar oculta debaixo do teto falso) irá ficar visível numa posição impossível de disfarçar.

e onde andava a fiscalização?

havendo espaço para encher o betão celular pode subsituir em parte o floormate, embora para ter um desempenho térmico equivalente deveria ter para ai 15 cm de betão celular, o que não é exequivel no seu caso.

a localização da viga não dá para ficar visível, isto é em vez de rebaixar todo o teto para os 2,47 deixava o teto à altura normal e ficava a ver-se a viga.
  3.  # 3

e não discute isso com os projectistas, dTO, DFO? Somente com o empreiteiro... e aqui!? no forum.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, nunogouveia
  4.  # 4

Podem escorar as lajes, demolir a viga e refazê-la invertida, Tudo se faz.
    Entretanto, pode colocar um esquema/ desenho com o corte onde se perceba essa viga?
  5.  # 5

Colocado por: nunogouveiaPodem escorar as lajes, demolir a viga e refazê-la invertida, Tudo se faz.
    Entretanto, pode colocar um esquema/ desenho com o corte onde se perceba essa viga?

tudo se faz e se o empreiteiro fosse alguém de brio tinha de fazer isso tudo sem levar mais um cêntimo ao cliente. Afinal o erro foi dele.

no entanto se o cliente fizer finca pé o mais provável é o empreiteiro abandonar a obra e o cliente ficar com o menino nas mãos.
  6.  # 6

Colocado por: nunogouveiaPodem escorar as lajes, demolir a viga e refazê-la invertida, Tudo se faz.
    O problema é que o telhado está quase pronto. A viga corta a cozinha de modo que nem dá para fazer a separação da sala e nem um rebordo rebaixado à volta da cozinha por estar muito afastada da parede (essas soluções foram descartadas).
    Efetivamente fui eu que propus a solução de rebaixar o pavimento à equipa de arquitetos/engenheiros que concordaram ser o mais conveniente. Não fosse eu andar a medir tudo quando estive a desenhar as paredes no chão e nem tinha dado conta. (estavam a fazer as medições pelo exterior da casa e no interior as janelas e portas estavam assimétricas nas paredes e, depois de eu ter dado conta de assimetrias de um palmo de cada lado, a muito custo o construtor lá as mandou acertar; como o projeto foi todo desenhado por mim - inclusivamente em sketchup - e entregue à equipa de arquitetura que o passou para AutoCAD, foi fácil desenhar eu tudo no pavimento, tirando as costas que estão numa lástima).

Julguei ser possível algum género de solução, mas parece que terei de ficar pelos 2,53m (pode ser que não fique mal...
  7.  # 7

Fiz em Sketchup o teto falso colocado com a viga à vista e ficaria assim com um corte sem sentido a meio da cozinha. A ideia de ter um teto mais alto numa área tão grande teria o custo daquele corte, ou então o teto ficará mais baixo.
      Sem Título1.jpg
      Sem Título2.jpg
  8.  # 8

Colocado por: blade2000O construtor ignorou o projeto onde estavam vigas invertidas

Pode mostrar o projeto de estabilidade com essa viga invertida?
  9.  # 9

Não irei aqui partilhar os projetos, até porque não há como voltar atrás.
    Olhando para a frente, como solução, gostaria era de uma ideia para poder rebaixar mais o piso. O piso do sótão iria estar a 306cm de distância do piso do rés-do-chão (306cm - 40cm da viga invertida (que ficaria à face do piso do sótão) = 266cm - 2cm de teto falso e espacinho até à viga = dava os tais 264cm de pé direito). Os 17 degraus iriam ficar com 18cm/cada para dar essa altura de 306cm até ao piso do sótão (sótão com utilização).
    Como isto já não é possível (e já não vale a pena chorar sobre o leite derramado) queria ganhar mais um ou outro cm de rebaixamento do piso... se é que é possível rebaixar mais.
  10.  # 10

Colocado por: blade2000todas as alternativas que possam aumentar o pé-direito no espaço cozinha-sala, nem que seja por poucos centímetros

Já tinha pouco isolamento no projeto, mas pode substituir por um mais eficiente e ganhar cm com isso (placas de pir, mas não sei se fazem só com 2 cm, ou aerogel, mas não haverá quem queira pagar).

Será viável projetar poliuretano por baixo da laje, de modo a ganhar esses 3 cm?

Se conseguir fazer andar todos o tubos pelas paredes ou por baixo da laje, retira a betonilha e mete apenas 1 a 2 cm de autonivelante?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blade2000
  11.  # 11

De qualquer modo, como resolve com a cota de soleira? Passa a ficar abaixo da cota da rua?
    • SrR
    • 17 maio 2021 editado

# 12

Colocado por: Picareta
    Pode mostrar o projeto de estabilidade com essa viga invertida?
    segundo dizem as vigas deveriam estar com o ferro solto nos tipos e os ferros encaixam na viga rasa em ângulo a uns 30graus, mas já se sabe o que a casa gasta, normalmente vejo a pousar na cofragem e siga pra bingo
  12.  # 13

Colocado por: ricardo.rodriguesDe qualquer modo, como resolve com a cota de soleira? Passa a ficar abaixo da cota da rua?

desta ainda ninguém se tinha lembrado, mas está bem visto.
  13.  # 14

Colocado por: ricardo.rodriguesDe qualquer modo, como resolve com a cota de soleira? Passa a ficar abaixo da cota da rua?
    Não é problema, pois a casa está a acima da cota da estrada.
    Vou aproveitar as ideias do ricardo.rodrigues e expôr aos engenheiros.
    Obrigado a todos pela colaboração ;)
  14.  # 15

Colocado por: blade2000Não é problema, pois a casa está a acima da cota da estrada.

não deixa de ser uma alteração ao projeto, não se esqueça.
  15.  # 16

Colocado por: blade2000Não é problema, pois a casa está a acima da cota da estrada.

É um problema porque a cota de soleira só pode ser alterada depois de aprovado um projeto de alterações.

Colocado por: blade2000Não irei aqui partilhar os projetos, até porque não há como voltar atrás.

Eu desconfio que o projeto de estabilidade não tinha a viga invertida. A sua justificação não me convenceu.
  16.  # 17

Colocado por: SrRsegundo dizem as vigas deveriam estar com o ferro solto nos tipos e os ferros encaixam na viga rasa em ângulo a uns 30graus, mas já se sabe o que a casa gasta, normalmente vejo a pousar na cofragem e siga pra bingo

Neste caso, a viga não necessitava de ser totalmente invertida, podia ficar 5cm abaixo da laje, para as vigotas pousarem em cima da armadura inferior da viga.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  17.  # 18

Colocado por: PicaretaÉ um problema porque a cota de soleira só pode ser alterada depois de aprovado um projeto de alterações.

e é preciso ter em conta o declive dos esgotos, rebaixar a soleira 10cm pode ter impacto nisso.
  18.  # 19

E se no espaço da cozinha colocar um teto falso a rasar a viga? É uma forma de diferenciar os espaços e resolveria o problema.
    Estou a opinar mas se vir a planta poderei mudar de opinião!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 20

É resolver isso com um novo layout de tecto falso e conciliar com o mobiliário/ decor dos espaços.
    Mas isso qq arquiteto que se preze, consegue dar uma solução/ apoio nisso.

PS: era só o que faltava, andar a passar desenhos a limpo ... (desabafo - não leve a mal. mas isso comigo não funciona)
    Concordam com este comentário: Riscador

0.0228 seg. NEW