Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Preciso duma ajuda dos especialistas em portas pivotantes aqui do forum...
    Tenho uma porta de entrada pivotante com 1,28m (L) x 2,18m (A) e pesa cerca de 200Kg (talvez até um pouco mais).

    A pergunta que aqui faço é qual é a distancia à extrema que o pivot deve ter para uma porta com estas caracteristicas?

    Dando um pouco mais de contexto, a porta neste momento já está instalada no local há cerca de 1 ano, e o carpinteiro que a colocou na altura deixou 8,5 cm de afastamento, e a ferragem é da BG (não sei a referência). Mas num ano ela já foi intervencionada 2 vezes por ter descaído, uma delas até saiu do pivot em cima.

    Eu sei que este tipo de portas têm sempre a tendência a descair, mas muito sinceramente acho que a ferragem usada e o distanciamento do pivot têm contribuido em muito para os problemas.


    Obrigado
  2.  # 2

    Pois se a porta é de fabrico "caseiro", é complicado estar a dizer qq coisa. SE tem esses problemas é porque a mesma foi subdimensionada para o peso/ geometria. Alterar o eixo do pivot, per si, poderá não ser solução.

    Como é que essa porta, pesa mais de 200kg? feita numa carpintaria?
    Explique melhor isso.
  3.  # 3

    A distância ao pivot depende do efeito estético que pretende. Claro que quanto maior, melhor funcionará a porta (menos desiquilíbrio), mas menos largura livre de passagem terá. Ao mesmo tempo tera´maior projeção da "cauda" no espaço e tem de contar com isso.
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasPois se a porta é de fabrico "caseiro", é complicado estar a dizer qq coisa. SE tem esses problemas é porque a mesma foi subdimensionada para o peso/ geometria. Alterar o eixo do pivot, per si, poderá não ser solução.

    Como é que essa porta, pesa mais de 200kg? feita numa carpintaria?
    Explique melhor isso.



    Sim foi feita numa carpintaria, em algum tipo de madeira ou aglumerado... sei que a parte interior é MDF e no exterior foi ainda revestido com fenólico TRESPA de 6mm.
  5.  # 5

    porta exterior executada com estrutura em MDF!?
    Não consigo ajudar, não há fotos, não sabe descrever a constituição da porta...
    Se foi no âmbito de uma obra de raiz. O que lhe dizem os responsaveis de obra e de projecto?
  6.  # 6

    Mas não devia haver guidelines, até mesmo do lado do fabricante da ferragem pivotante, para esses afastamentos dependendo do peso e/ou das dimensões da porta? Para mim, que nada sei de agricultura era, parece-me uma questão simples de física... na escola lembro-me dar estes movimentos de alavanca na física! E era isso que procurava...
  7.  # 7

    Colocado por: sepviriMas não devia haver guidelines, até mesmo do lado do fabricante da ferragem pivotante, para esses afastamentos dependendo do peso e/ou das dimensões da porta? P

    Claro que sim, existe. Mas não sabemos que ferragens foram utilizadas. ou se até foram mandadas executar no serralheiros da esquina, ou se a ferragem utilizada não é apropriada... não sabemos nada.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Claro que sim, existe. Mas não sabemos que ferragens foram utilizadas. ou se até foram mandadas executar no serralheiros da esquina, ou se a ferragem utilizada não é apropriada... não sabemos nada.



    Certo, eu não sei qual a ferragem em especifico que foi usada, sei apenas que é da Batista Gomes. Mas o que vou fazer é comprar eu uma ferragem da JNF (IN.05.197), que está para 200Kg, que é o peso da porta. As dimensões também as tenho, por isso agora o que queria saber é: para estas caracteristicas, que afastamento deve ser considerado?
  9.  # 9

    terá de ler a ficha tecnica da ferragem.
    De nada lhe vale se a estrutura da porta não estiver em condições de receber isso.
    Se a porta pesa 200kg, essa ferragem não está muito folgada. Não basta mudar a ferragem. tem de verificar o todo.

    E teoria quanto menos balanço deixar, ou seja quanto mais centrar o eixo pivot, menso esforços estará sujeita a porta.
    Mas agora pergunto eu, se altera o eixo pivot, não sacrificará o entalhe de batente do aro dessa porta?
  10.  # 10

    u procuraria uma ferragem mais robusta, de outro fabricante:
    DORMA, GEZE, HAFELE.
 
0.0153 seg. NEW