Iniciar sessão ou registar-se
    • LUGO
    • 5 dezembro 2009 editado

     # 1

    Caros participantes, tenho uma dúvida que gostava de esclarecer.
    Comprei uma casa (moradia) cujo terreno confina a norte e sul com vizinhos particulares, também moradias. Nos muros divisórios, em parte, há estruturas como garagens, telheiros etc. Que critério deve ser seguido para saber a quem pertencem os muros? Devo acrescentar que são construções com 30 e tal anos.

    Obrigado

    LG
    • naar
    • 5 dezembro 2009

     # 2

    Pela lógica metade do muro pertence-lhe, mas poderá não ser assim!

    Eu por exemplo quando construí a minha moradia, murei o terreno e autorizei o meu vizinho a usar o muro, não tendo ele necessidade de fazer outro encostado ao meu.

    E essas garagens e telheiros? as empenas estão construídas á face interior do seu muro ou assentam apenas em metade do muro?
  1.  # 3

    se os terrenos tiverem cotas diferentes.... o muro é do terreno com a maior cota !
    • LUGO
    • 6 dezembro 2009

     # 4

    Obrigado pelos esclarecimentos

    Num dos lados(Sul), o muro da frente do vizinho (frente do vizinho para a rua) termina junto do muro que nos separa, o que parece querer indicar que este (separador entre mim e ele) seria apenas meu. O anexo que ele tem junto do muro separador assenta em metade deste, por aqui pareceria que o muro é comum?!

    A norte ( outro vizinho) eu tenho um alpendre que assenta totalmente no muro separador e ele fez uma garagem que assenta igualmente na totalidade da largura do muro,(este anexos está em zonas diferentes) por aqui pareceria que este muro é comum. E se eu, agora, quiser fazer uma garagem encostada à dele posso utilizar a parede da dele?

    A questão das cotas não se põe, é terreno plano.

    Obrigado

    LG
    • naar
    • 7 dezembro 2009

     # 5

    Colocado por: LUGOObrigado pelos esclarecimentos

    Num dos lados(Sul), o muro da frente do vizinho (frente do vizinho para a rua) termina junto do muro que nos separa, o que parece querer indicar que este (separador entre mim e ele) seria apenas meu. O anexo que ele tem junto do muro separador assenta em metade deste, por aqui pareceria que o muro é comum?!

    Sim

    A norte ( outro vizinho) eu tenho um alpendre que assenta totalmente no muro separador e ele fez uma garagem que assenta igualmente na totalidade da largura do muro,(este anexos está em zonas diferentes) por aqui pareceria que este muro é comum. E se eu, agora, quiser fazer uma garagem encostada à dele posso utilizar a parede da dele?

    Sim, também! Mesmo que o muro fosse todo dele e como ele construi e ocupou o muro todo você agora pode fazer a sua encostada á dele, continua é a não saber de quem são os muros! Já perguntou ao seu vizinho, não há plantas com medidas?
    A questão das cotas não se põe, é terreno plano.

    Obrigado

    LG
  2.  # 6

    Ora aqui está uma questão que gostava de esclarecer.

    Posso construir a parede da garagem, sem janelas encostada à rede de vedação do vizinho??? É preciso alguma autorização do vizinho ou basta a Câmara autorizar?
 
0.0081 seg. NEW