Iniciar sessão ou registar-se
    • Dan
    • 18 maio 2021

     # 1

    Boa noite.
    Recentemente comprei uma moradia construída em 2012 sendo certo que existem alguns aspectos que gostaria de modificar.
    Os 3 quartos que não são suites possuem uma mezzanine. Esteticamente falando não é algo que me incomode e até é um aspecto que proporciona à casa uma certa originalidade, no entanto não é funcional: o acesso é feito por uma escada praticamente em 90 graus que se encontra fixa e de certa forma atrapalha a circulação, o aproveitamento do espaço e visualmente não é apelativo aquele estafermo aí quase no meio do quarto. O acesso é de tal forma ingreme que roça o perigoso (ainda por cima estamos a falar de quartos que alguns deles seriam ocupados por crianças pequenas). O espaço extra proporcionado pela mezzanine é modesto e não necessito dele, também não estou a ver quem raio vai lá para cima limpar nem como transportaria os utensílios de limpeza....acresce a isto que o pé direito é extremamente alto e coloca outros problemas: prevejo que torne mais demorado e ineficiente o aquecimento da divisão e quando toque pintar estamos a falar de uma área (e despesa muito maior), Uma vantagem está na claraboia que proporciona um extra de luz natural mas que me parece prescindível até porque os quartos possuem um acesso à varanda por portas de vidro amplas.

    Queria saber até que ponto colocar um tecto falso rebaixando a uma altura normal (e ocultando a mezzanine) seria uma opção economicamente viável, se os meus receios a nível de eficiencia energetica fazem sentido e se não estarei a precipitar-me fazendo uma alteração que pode desvalorizar a casa ao suprimir uma caracteristica arquitectonica original.

    Um dos quartos deverá conservar a mezzanine porque por ela se faz acesso ao telhado mas gostava de arranjar uma alternativa para a escada que descrevi....algo ou mais prático/seguro de subir ou então que pelo menos não fosse fixo (lembrei-me dessas escadas que se utilizam muito na América para acesso ao sotão e que possuem um mecanismo que as faz descer quando são necessárias......embora a minha namorada tenha medo que aquilo funcione acidentalmente e a escada venha cair sobre alguém).
  1.  # 2

    Coloque fotos .
    Hoje não dá jeito, no futuro pode ser ter utilidade. Actualmente até pode tirar proveito, retirando as escadas impedindo acesso quando não desejar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dan
    • Dan
    • 18 maio 2021 editado

     # 3

    foto de um dos quartos tirada na altura em que ainda era habitada pelo anterior proprietário
      quarto.PNG
  2.  # 4

    Fecha tudo em pladur e coloca porta.

    Se fosse meu não fazia nada, gosto disso assim, apenas fixava a escada para não haver acidentes e colocava corrimão
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dan
    • Dan
    • 18 maio 2021

     # 5

    As escadas estão fixas. A escada está quase a 90 graus não há possibilidade de colocar corrimão (nem espaço) porque as mãos têm de ser colocadas necessariamente nos próprios degraus para conseguir subir.
  3.  # 6

    Lembro-me de ver essa moradia à venda em Coimbra e de pensar que esses quartos não têm jeito nenhum. Essas escadas são um perigo e não são práticas no dia a dia para nenhuma idade.
    • Dan
    • 18 maio 2021

     # 7

    Já me lembrei de colocar umas escadas como estas.....o problema é que não me parece que tenha espaço suficiente para implantar uma escada dessas sem comprometer a funcionalidade e livre circulação do espaço.
      WhatsApp-Image-2021-02-10-at-14.56.16-1-900x700.jpeg
    • Dan
    • 18 maio 2021

     # 8

    Esta aqui também é uma solução interessante....esteticamente não é o ideal mas elimina os problemas de espaço, segurança e difícil acessibilidade. Porém não conheço ninguém em Portugal a fazer este tipo de serviço.
      157a2692133c7b3a5af2e558c6593a18.gif
  4.  # 9

    Dan

    existem n soluções, inclusive dentro da sua ideia que é concretizar dois pisos, portanto meter teto no resto da divisão, ou seja prolongar o mezanino

    deve contatar um arquiteto e estudar isso de forma global, ideias avulso por aqui não são muito proveitosas visto que isso tem que ser analisado em todo o contexto e com todas as variáveis em presença.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dan
    • Dan
    • 18 maio 2021

     # 10

    A ideia que referi de meter tecto no resto no divisão era mais no sentido de tapar com pladur o mezanino de forma a que nem sequer teria acesso ao mesmo e pura e simplesmente esquecer a sua existência. Eu não necessito o espaço extra do mezanino. Estou disposto a manter o mezanino desde que tenha um acesso fácil e seguro ao mesmo que não comprometa a habitabilidade e harmonia do quarto propriamente dito. A solução actual é que para mim é difícil de manter uma vez que tenho um mezanino que apenas serve para inglês ver pois o acesso é complicado e perigoso pelo que ressalvando a questão da estética mais ousada e moderna com a maior luminosidade da claraboia tenho aí um espaço do qual na prática não posso usufruir, que se vai encher de pó (que não vou conseguir limpar facilmente), que tem uma escada fixa atravessada no quarto e que por aumentar exponencialmente o pé direito vai dificultar e encarecer o aquecimento do quarto. Ampliar o mezanino de forma criar uma maior superfície por onde se possa circular não é algo que economicamente me compense pois implicaria obras de uma certa envergadura para ganhar um espaço que sinceramente não me faz falta. A ideia do arquitecto faz todo sentido.
 
0.0121 seg. NEW