Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.
    Eu e o meu namorado estamos interessados numa moradia térrea e fez se o pedido de empréstimo ao banco.
    Só que ficamos a saber que a moradia tem duas cadernetas prediais.
    A 3 anos a proprietária comprou a pronto e só pagou uma inscritura.Era duas famílias que lá moravam e um deles herdou tudo e vendeu a actual proprietária. Mas efectivamente tem as duas registadas em nome dela mas só pagou por uma e só paga os impostos por uma.
    A agente imobiliária diz que tem que ser duas.
    Aqui tenho duas questões:
    - será que o banco empresta nestas condições? Sendo que uma parte da casa está completamente remodelada e as outras ela faz casa de arrumo e garagem?
    - É se tenho que pagar mesmo duas escrituras por estar a fazer empréstimo bancário e não pagar a pronto?

    A agente imobiliária já perguntamos mas está nos a dar poucas informações e não só não tem interesse na casa em questão pois tem que dividir comissões.
    Chegamos a fala com o proprietário e que adorei e desvinculado se do contrato com a agência que nos vende a nós. Mas ambos estamos aqui perdidos nesta questão. Embora a proprietária da casa é um amor e diz que também se vai informar para nós ajudar. Mas coitadinha também não sabe por onde começar.
    • size
    • 18 maio 2021 editado

     # 2

    Colocado por: Vaniamira
    - será que o banco empresta nestas condições? Sendo que uma parte da casa está completamente remodelada e as outras ela faz casa de arrumo e garagem?
    - É se tenho que pagar mesmo duas escrituras por estar a fazer empréstimo bancário e não pagar a pronto?



    Em principio, poderá estar perante 2 prédios distintos, encostados , um, a moradia, outro, a arrecadação e garagem em terrenos diferentes.
    O Banco apenas financiará a aquisição da moradia.

    Mas, não poderá basear-se apenas pelos registos das Finanças -caderneta predial.
    Solicite uma cópia do registo na Conservatória do Registo Predial. Poderão existir problemas com registos não coincidentes com a realidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vaniamira
  2.  # 3

    Só paga por um?


    Então é porque deve ser um prédio em propriedade total com andares ou divisões susceptíveis de utilização independente.

    "arranjar-se" o negócio por fora já foi alvo de muitas discussões cá no Fórum da Casa.
  3.  # 4

    A proprietária em questão disponibiliza se a ir connosco e levar as prédios pois também lhe interessa saber a situação.
    Aqui a nossa questão é que o banco pode não avaliar a casa pelo valor pedido só a parte habitável. Pois se houvesse a hipótese de ela vender uma parte e doar a outra ela não se importa de o fazer.
    Terei mesmo que ir questionar a um departamento questionar a situação está visto.
  4.  # 5

    Vá a um solicitador primeiro, e leve a proprietária já que é tão prestável.

    Ele inteirasse de tudo e tratrá do que For preciso
    Partindo do princípio que será por aí...
  5.  # 6

    Pode ter duas cadernetas e ser o mesmo prédio junto da Conservatória!
    É o exemplos dos mistos - tem uma parte urbana (casa) e uma rústica (terreno).

    Fale com o seu solicitador!
  6.  # 7

    Trate de unir os 2 artigos.
    A partir daí, atualiza na conservatória.
    Depois é que trata do financiamento.
    Já tive uma situação semelhante com a compra de um imóvel em 2 artigos e exigi ao proprietário que unisse os 2 artigos.
 
0.0129 seg. NEW