Colocado por: RicardoPortoA janela deverá estar a 1.10m de aberturas de vãos vizinhos na legislação sci
Colocado por: Riscadorlogo até podia estar quase encostada.pelo rgeu não
Colocado por: RiscadorRGEU Artigo 73.º
As janelas dos compartimentos das habitações deverão ser sempre dispostas de
forma que o seu afastamento de qualquer muro ou fachada fronteiros,medido
perpendicularmente ao plano da janelae atendendo ao disposto no artigo 75.º,
não seja inferior a metade da altura desse muro ou fachada acima do nível do
pavimento do compartimento, com o mínimo de 3 metros. Além disso não deverá
haver a um e outro lado do eixo vertical da janela qualquer obstáculo à
iluminação a distância inferior a 2 metros, devendo garantir-se, em toda esta
largura, o afastamento mínimo de 3 metros acima fixado.
Colocado por: RiscadorA janela não confronta com o muro. Está numa parede perpendicular, logo até podia estar quase encostada.
Colocado por: Pedro Barradas
neste caso seria 1.50m. ( se houver muro com Resistência ao fogo exigivel e com altura igual ao vão, não é preciso cumprir.
E será também 2.00m ao eixo pelo RGEU. mas isso é somente se o vão for de um compartimento habitável ( no meu entendimento), pois são esses compartimentos que será necessario garantir as condições minimas de iluminação e ventilação natural.
Colocado por: RicardoPortoO rgeu fala ao eixo a legislação sci não é ao eixo, é o limite mais próximo.
Colocado por: BRITES
Pode me dizer que artigo refere do sci???
Obrigado
Colocado por: marco1a janela numa otica de excesso de zelo não está conforme o RGEU
no entanto esta problemática deste caso nem tem a ver com isso, tem a ver com o que está preconizado no regulamento camarário sobre alturas de muros entre vizinhos, geralmente pelo codigo civil aqui nesta situação a parte opaca de alvenaria não pode ser inferior a 1.5 m e depois de acordo com o regulamento da camara pode ser até 2 m, seja opaco ou chapa
portanto o seu vizinho excedeu-se na altura parece-me
agora é daquelas situações que se fosse eu até agradecia ele ter feito isso, apenas completava com o que disse o picareta muito bem.
Colocado por: AMVPNao se esqueca que e quanto ai viver esse sera o seu vizinho, a vista sempre pode sair de casa e ver
Colocado por: PicaretaE porque é que o vizinho subiu o muro?
Colocado por: NBA
Pois é, tem razão. mas devia valer nos dois sentidos.
No entanto a experiência diz-me que:
Às vezes mais vale ter paz do que ter razão.
Que corra tudo pelo melhor.
Com vizinhos o melhor é ir com calma.