Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma estante de escritório já antiga, em pinho envernizada. Não me quero desfazer dela e quero aploveitá-la paraa colocar no escritório.
    Recentemente comecei a dedicar-me às artes decorativas, pelo que ainda sou muito inexperiente neste ramo.
    Preciso de ajudar para saber como restaurar a estante.
    Quero pintá-la de branco e até já comprei uma lixadeira.
    O que devo fazer a seguir? Que tipo de lixa hei-de usar, ou recomendam outra forma de retirar o verniz?
  2.  # 2

    vai lhe dar um pouco de trabalho....se ela é de linhas direitas é mais facil...o verniz deve mesmo ser tirado com uma lixa..mas so vendo o verniz e a madeira...mas penso ke uma lixa 60 para madeira deve ser suficiente,depois uma camada boa de esmalte branco e fica nova...já está :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nokasrocha
  3.  # 3

    Não quer exprimentar a pintar as partes verticais da estante de outra cor?
    Sugestão: se o verniz nas prateleiras está em condições, não preciso lixa-lo. Como a estante é de pinho (suponho que a cor não é escura), só lixar as verticais, pintar de azul escuro e deixar as prateleiras de cor original, fica bem.
    • naar
    • 7 dezembro 2009

     # 4

    Colocado por: annetmNão quer exprimentar a pintar as partes verticais da estante de outra cor?
    Sugestão: se o verniz nas prateleiras está em condições, não preciso lixa-lo. Como a estante é de pinho (suponho que a cor não é escura), só lixar as verticais, pintar de azul escuro e deixar as prateleiras de cor original, fica bem.


    E depois pode oferecê-las ao meu filho porque a mobília dele é assim, :))

    Pinho mel e azul escuro :) Fica giro, mas cansa um bocadinho! o meu filho quando crescer mais um pouco, vai tudo para lacar da mesma côr!
  4.  # 5

    Obrigada pelas sugestões de mudança de cor, mas o que eu quero é mesmo o branco. As paredes já estão pintadas de azul e já tenho alguma mobília branca (secretária). Tenho também outra estante com gavetas em que vai ser toda pintada de branco e as gavetas de cores diferentes.
    O que eu queria mesmo saber é como tirar o verniz: lixa ou decapante?
    O que tenho de aplicar a seguir?
    Obrigada por qualquer ajuda...
  5.  # 6

    Mas desde quando para se pintar de branco se tem que tirar o verniz todo?

    e ja agora nao se aplica a tinta directamente na madeira devia levar sub-capa ou tapa-poros

    eu passava uma lixa a alisar e depois era se tivesse verniz logo esmalte sintectico

    se tivesse em crú era tapaporos e esmalte.

    atenção que o tapaporos é celuloso e nao pode ser aplicado em cima de produto sinteticos.
  6.  # 7

    Obrigada Nephilim,

    É que eu não percebo nada disto e decidi aventurar-me... Eu tenho uma lixadeira, já agora que tipo de lixa recomenda?
  7.  # 8

    Colocado por: nokasrochaObrigada Nephilim,

    É que eu não percebo nada disto e decidi aventurar-me... Eu tenho uma lixadeira, já agora que tipo de lixa recomenda?


    pode ser lixado á mao ou na lixadora cortando a lixa e adaptando...

    começe com uma para madeira de 150 de cor laranja, depois dessa passe para ums 240 e já terá um ama boa base.
 
0.0126 seg. NEW