Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoal do forum. Desde que eu e a minha Maria decidimos iniciar a construção de uma casa acompanhamos varias discussoes aqui no forum para retirar algumas dúvidas e neste momento precisamos de opiniões e ideias relativamente ao projeto de arquitetura. Então é o seguinte , temos terreno doado com cerca de 1100m2 com algum declive onde é possível construir, ao inicio pensamos em fazer casa terrea mas tal não é possivel pois segundo nosso arquiteto e engenheiro iriamos gastar muito em desaterro e muros de contenção(a unica solucao seria uma casa "suspensa" mas iríamos perder acessos exteriores e exposicao solar o que não queremos), sendo assim o arquiteto propos o seguinto projeto das fotos, ainda é um esboço mas ja da para ter uma ideia.
    Aquilo que nos esta a assustar mais neste momento será o orcamento , o arquiteto e engenheiro(engenheiro esse que confio plenamente devido a ja andar ao anos nisto e pertencer a familia) disse nos um valor para a construcao mas ainda falta muros , terraco e estrada que da acesso a garagem. Ou seja, para nós o tal orcamento do engenheiro teria de dar para a casa , muros e estrada, isso ja entra na nossa realidade. A ajuda que nos precisamos do pessoal aqui com mais experiencia e que ja tenha passado pelo mesmo é, como aproveitar mais este projeto em termos de areas, onde cortar alguns m2 de area habitavel se for possivel para conseguirmos atingir os valores pretendidos... ficamos a aguardar ideias e opinioes.
  2.  # 2

    Mais fotos
      Screenshot_20210520-160449_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20210520-160535_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20210520-160544_Adobe Acrobat.jpg
  3.  # 3

    Nao sei se as primeiras ficaram.
      Screenshot_20210520-160517_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20210520-160508_Adobe Acrobat.jpg
      Screenshot_20210520-160458_Adobe Acrobat.jpg
  4.  # 4

    A cota natural do terreno é aquela linha a verde certo?
    Onde está a estrada de acesso ao terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelo99
      lixo8.JPG
  5.  # 5

    Colocado por: nelo99A ajuda que nos precisamos do pessoal aqui com mais experiencia e que ja tenha passado pelo mesmo é, como aproveitar mais este projeto em termos de areas, onde cortar alguns m2 de area habitavel se for possivel para conseguirmos atingir os valores pretendidos...


    não se pode dizer que seja um casarão enorme onde se tenha ganhos significativos a cortar área. A casa tem as áreas que deveria ter para um T3, o terreno é que não ajuda nada.

    dependendo da zona, o que gasta em muros, terraços e estrada, poderia dar para outro terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelo99
  6.  # 6

    Sim, a cota natural é essa mesmo por isso e q o arquiteto desenhou assim a casa , menos gastos em desaterro e menos gastos em muros de contencao. A entrada da casa e pela cota mais alta.
  7.  # 7

    Sr Paulosantos eu sei q o terreno nao ajuda mas como é doado é sempre melhor que comprar seja o que for devido as precos que esta o m2 de terreno para construcao. Em relação a casarao ou nao, na minha opiniao que vale o que vale acho q casas grandes para que ? O objetivo é ser um t3 , mas sinto que poderei melhorar aqui alguma coisa em termos de disposicao das divisoes de modo a aproveitar melhor ou diminuir os m2
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaA cota natural do terreno é aquela linha a verde certo?
    Onde está a estrada de acesso ao terreno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nelo99
      lixo8.JPG

    Sim, a cota natural é essa mesmo por isso e q o arquiteto desenhou assim a casa , menos gastos em desaterro e menos gastos em muros de contencao. A entrada da casa e pela cota mais alta.
  9.  # 9

    Colocado por: nelo99Sr Paulosantos eu sei q o terreno nao ajuda mas como é doado é sempre melhor que comprar seja o que for devido as precos que esta o m2 de terreno para construcao.


    por isso é que eu disse dependendo da zona, porque não sei onde vai construir a casa nem sei do preço médio dos terrenos para construção. Mas na minha zona, o que gasta a mais nessa casa dava para comprar terrenos planos para construir.

    Colocado por: nelo99Em relação a casarao ou nao, na minha opiniao que vale o que vale acho q casas grandes para que ? O objetivo é ser um t3 , mas sinto que poderei melhorar aqui alguma coisa em termos de disposicao das divisoes de modo a aproveitar melhor ou diminuir os m2


    eu estava a dizer que na minha opinião, a casa já está bem dividida e distribuída e não vejo como se pode cortar área nessa casa de forma significativa de forma a baixar o custo de construção.
  10.  # 10

    Fazendo a pergunta de outra maneira para ser mais simples perceberem o meu objetico, com 115000€ acham possivel construir esta casa ou tenho de mudar drasticamente as dimensoes ?
    Valor este nao esta incluido as licencas, licencinhas e projeto ...
  11.  # 11

    Colocado por: nelo99Fazendo a pergunta de outra maneira para ser mais simples perceberem o meu objetico, com 115000€ acham possivel construir esta casa ou tenho de mudar drasticamente as dimensoes ?


    uma casa com 200m2 por esse preço, muito dificilmente, mesmo num terreno plano.
  12.  # 12

    Colocado por: nelo99Fazendo a pergunta de outra maneira para ser mais simples perceberem o meu objetico, com 115000€ acham possivel construir esta casa ou tenho de mudar drasticamente as dimensoes ?
    Valor este nao esta incluido as licencas, licencinhas e projeto ...


    Em que zona é para construir?

    Mas a partida diria para lhe colocar pelo menos mais uns 50 ou 60k (No minimo) em cima mais o IVA, mais arranjos exteriores...
  13.  # 13

    Colocado por: pauloagsantos

    por isso é que eu disse dependendo da zona, porque não sei onde vai construir a casa nem sei do preço médio dos terrenos para construção. Mas na minha zona, o que gasta a mais nessa casa dava para comprar terrenos planos para construir.



    eu estava a dizer que na minha opinião, a casa já está bem dividida e distribuída e não vejo como se pode cortar área nessa casa de forma significativa de forma a baixar o custo de construção.

    Sim, e eu percebi a sua ideia, e sei q com o dinheiro dos muros e estrada compraria um terreno na minha zona que daria para construir mas as vistas q este terreno proporciona fazem uma pessoa pensar logo de outra maneira. A construcao tem d ser efetuada aqui neste terreno por varias razoes, localizacao, vistas, oferecido e guardar as nossa poupancas para todos os delizes q poderao existir durante a obra .
  14.  # 14

    E se disser que na minha zona o preco do m2 habitavel esta nos 550/600€m2 e 300/350€m2 nao habitavel ? Construcao gama media/baixa e muito atenta em termos de arranjos interiores e exteriores
  15.  # 15

    Colocado por: nelo99E se disser que na minha zona o preco do m2 habitavel esta nos 550/600€m2 e 300/350€m2 nao habitavel ? Construcao gama media/baixa e muito atenta em termos de arranjos interiores e exteriores


    Então siga! Depois va partilhando aqui o avançar da casa :) Por isso perguntei a zona... Mas não deixam de ser 130 e pcos m2 uteis... Mais escadas, paredes, etc
  16.  # 16

    Claro que irei partilhar, pena é todo o processo demorar algum tempo pois ainda faltam varios pormenores. Acho q se conseguir iniciar obra no final deste ano ja será otimo. Mesmo assim eu e a minha mulher achamos que as termos d disposicao de divioes existe algo a melhorar mas nao co seguimos encontrar onde esta o problema
  17.  # 17

    Colocado por: nelo99Sim, a cota natural é essa mesmo por isso e q o arquiteto desenhou assim a casa , menos gastos em desaterro e menos gastos em muros de contencao. A entrada da casa e pela cota mais alta.

    Não me parece a melhor abordagem ao terreno mas para uma
    Colocado por: nelo99zona o preco do m2 habitavel esta nos 550/600€m2 e 300/350€m2 nao habitavel ?
    e um orçamento de 115K talvez tenha que ser coisas desse género.
  18.  # 18

    Precisa do duche no WC de serviço?

    Na Suite depois de usar o WC terá que dar a volta e à frente da pessoa que possa estar a dormir para se ir vestir, não faz sentido, pode mudar essa parte. Fechando do lado dir. da cama p.e e ter passagem direta do WC para o Closet. Ou colocar o WC na parede lateral.
  19.  # 19

    Colocado por: AndreSPrecisa do duche no WC de serviço?

    Na Suite depois de usar o WC terá que dar a volta e à frente da pessoa que possa estar a dormir para se ir vestir, não faz sentido, pode mudar essa parte. Fechando do lado dir. da cama p.e e ter passagem direta do WC para o Closet. Ou colocar o WC na parede lateral.

    Penso que essa sera uma boa ideia , realmente bao tem grande logica tonar um banho e atravessar todo o quarto para ir ao closet,vou propor isso ao arquiteto
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Não me parece a melhor abordagem ao terreno mas para umae um orçamento de 115K talvez tenha que ser coisas desse género.

    Mas voce propoe que tipo de abordagem ?
    A nos agradou nos a ideia do L para tirar partido do terraco na zona da sala e cozinha. Mais tarde ja ponderamos colocar uma zona d estar exterior com churrasqueira coberta por pergola de madeira ...
    Em relacao ao duche no wc d servico sera para retirar , isso ja informei o arquiteto
 
0.0222 seg. NEW