Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Adquiri uma moradia (prédio rc e 1°andar) em setembro 2020 de construção 1949 geminado em uma casa em ruínas.
    Acontece que as ruínas foram compradas por um construtor que irá, pelo que sei através de vizinhos, levantar um edifício com caVe.
    Ocorre que agora posterior a demolição e limpeza do terreno já retiraram mais de um metro abaixo do nível do imóvel. E pelo que verifico estão cavando ainda mais.
    Nesse momento, meu imóvel que era geminado tem exposto cerca de quase 1 metro abaixo de sua construção, que por ser antigo é composto por terra (barro, areia) e pedra, construção das antigas.inclusive toda lateral da minha casa, em pedra, está exposta pois pelo que percebi foi construída em conjunto com a casa demolida.
    Minhas questões sao: para está demolição e escavação é necessária licença?( não está exposta)
    A licença posso obter na Câmara mas gostaria de saber que ações posso cobrar da Câmara ou construtor para assegurar a segurança do meu imóvel. Uma vez que percebo risco de deslocamento de terra se chover por exemplo?
    Em fim, peço vos ajuda para perceber que ações posso tomar para me precaver de problemas no meu imóvel. E quais as responsabilidades do construtor.
    (Não conheço o proprietário e durante a demolição estão presente apenas os motoristas da escavadeira e caminhao).
  2.  # 2

    Complementando. Esta exposto toda parte abaixo do meu prédio, que contém somente terra estando o terreno mais de 1 metrô abaixo do nível da rua e do meu imóvel.
  3.  # 3

    Colocado por: FernandaRussianoEm fim, peço vos ajuda para perceber que ações posso tomar para me precaver de problemas no meu imóvel

    De imediato deve contratar um técnico que faça uma avaliação e relatório do estado do seu imóvel.
    Deve notificar o DO/construtor do prédio vizinho para que se quiser acompanhar a visita desse técnico.
    Esse relatório será um documento essencial para ser indemnizado de qualquer patologia que a sua construção venho a sofrer em consequência das obras no lote contiguo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FernandaRussiano
  4.  # 4

    Olá Ze muito obrigada pela sua resposta. Buscarei um profissal ainda hoje.
    Quando a Câmara, existe alguma medida que possa efetuar? Solicitar inspeção, registrar a situação? realmente não tenho ideia pois sempre vivi em arrendamentos, este é meu primeiro imóvel.
  5.  # 5

    Contactar a fiscalização municipal, ou polícia municipal, consoante o que exista nessa câmara.
  6.  # 6

    Indique que estão a efetuar escavação, sem acautelar a devida entivação do seu imóvel, não existe qq informação na obra relativa a processo de obra.
  7.  # 7

    Colocado por: FernandaRussianoQuando a Câmara, existe alguma medida que possa efetuar?

    Antes de notificar o DO/empreiteiro do prédio eu não faria nada até para tentar mantar um bom relacionamento.

    Colocado por: FernandaRussianoNesse momento, meu imóvel que era geminado tem exposto cerca de quase 1 metro abaixo de sua construção,

    Eu diria que mesmo que a demolição esteja licenciada não está a cumprir o plano de escavação e contenção periférica.
    Caso o DO/construtor não se mostrar recetivo e preocupado, verifique quais os técnicos que estão a assumir a Direção técnica, a direção de fiscalização e a coordenação de segurança e notifique-os da sua preocupação e da intensão de fazer a avaliação do estado da sua construção.
    Esta notificação é igualmente importante para se amanhã necessitar de responsabilizar mais alguém para além do DO e do empreiteiro
  8.  # 8

    Ligue para a proteção civil e diga que o seu prédio está em risco de ruína.. tem todos os serviços de borla.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasContactar a fiscalização municipal, ou polícia municipal


    Colocado por: zedasilvaLigue para a proteção civil


    Tenham calma, o empreiteiro até pode estar de boa fé e vamos já arranjar inimigos desnecessariamente.
  10.  # 10

    Basta o empreiteiro não ter feito uma vistoria aos prédios vizinhos que já está aí um 31.. as rachadelas vao aparecer..
  11.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoBasta o empreiteiro não ter feito uma vistoria aos prédios vizinhos que já está aí um 31..

    Um 31 para o dono do prédio vizinho.
    A transcrição da resposta de um seguro a uma situação idêntica.
    Resultado, o vizinho porque não consegui provar o estado em que estava a sua construção antes das obras no lote contiguo, ficou com a casa toda rachada.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
      lixo1.jpg
  12.  # 12

    Agradeço imenso os comentários.
    De facto não há nada indicando o início da obra, nao há placa, indicação da licença. Só os profissionais do caminhao e da escavadeira. Vou tentar com eles obter o contato do DO.
    Já registrei fotos e vídeos de todo o processo, dia a dia mas acho que isso não basta, então vou seguir as dicas que forneceram.
    Que mais me preocupa é que a informação que foi dada a um vizinho, Que não é afectado pela obra, é de que será escavado 3 ou 4 metros para uma cave de um prédio de andares. E seguem esse plano sem nenhuma segurança ou contenção.
    Já agendei junto a Câmara para ter acesso a licença e outros.
  13.  # 13

    Colocado por: FernandaRussianoe outros.

    Nome, morada e numero de inscrição na ordem do diretor técnico, do diretor de fiscalização e do coordenador de segurança
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    Um 31 para o dono do prédio vizinho.
    A transcrição da resposta de um seguro a uma situação idêntica.
    Resultado, o vizinho porque não consegui provar o estado em que estava a sua construção antes das obras no lote contiguo, ficou com a casa toda rachada.
      lixo1.jpg


    Exato e foi o dono do prédio vizinho que abriu o tópico, depois agarra-se ao tota...

    Ainda fiz um relatório hoje dum apartamento porque no apartamento ao lado andam de moto pico daqueles bravos e o meu cliente tem a casa nova e não quer ter estragos..
    Concordam com este comentário: zedasilva
  15.  # 15

    E vamos de mais pedido de ajuda... atualizando a situação: já fui a câmara, várias vezes, fiz ao todo 6 requisições para setor de urbanismo, há quase um mês, fiz denuncia, solicitei fiscalização, enviei vídeos e fotos. Não tive resposta sobre o pedido de agendamento com o técnico da Câmara, não tive acesso ao processo, tampouco a fiscalização fez se presente.
    A escavação já esta em 3 metros abaixo do nível dA rua, ou seja, meu imóvel esta sem proteção e com a exposição de 3 metros, sem placa de licenciamento, sem responsáveis, etc.
    Já acionei a Proteção Civil por 2 vezes, que encaminhou a situação para.. o setor de urbanismo, o mesmo que há um mÊs não fez nada.
    O que mais recomendam? Alguma sugestão?
  16.  # 16

    Colocado por: FernandaRussianoO que mais recomendam?

    act
  17.  # 17

    Documente tudo, tudo o que vai vendo e guarde os registos de tudo o que informou a camara.
    teoricamente essa obra do vizinho tinha que ter afixado o processo camarário e alvará de construção. Num caso desses para que tenha sido aprovado teria que ter um projeto de escavação e contenção periférica, o que pelo que descreve não está a ser cumprindo ou não existe sequer. portanto haverá ai muita irregularidade e mais tarde a culpa não pode morrer solteira. Entretanto vá á camara e solicite a consulta do projeto desse seu vizinho e fica logo a saber uma data de coisas que lhe poderão ser uteis, numero de processo, alvará, e o teor do projeto em que por lei terá que ter o projeto de escavação e contenção periférica num caso desses.
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilvaontenção periférica, o que pelo que descreve não está a ser cumprindo ou não existe sequer. portanto haverá ai muita irregularidade e mais tarde a culpa não pode morrer solteira. Entretanto vá á camara e solicite a consulta do projeto desse seu vizinho e fica logo a saber uma data de coisas que lhe poderão ser uteis, numero de processo, al


    Já fiz requerimento para consultar o processo
    Fiz outro requerimento para ter uma agenda com o técnico do setor de urbanismo
    Fiz outro requerimento com a denuncia.
    Tudo isso há um mês ou mais e até agora nada de resposta...
    Estou documentando tudo, os contatos com a Camara, com o Serviço de Proteção Civil... Videos, emails, fotos, dia a dia.
    A loja do munícipe que é responsável por rececionar os requerimentos sugeriu contratar advogado para agilizar os processo. Mas ora veja, eu quem estou sendo prejudicada ainda tenho que gastar o que não tenho, pois comprei recente o imóvel , ainda tenho que gastar para eles fazerem o serviço deles... é um descaso.
    Agora estavam a derrubar a fachada sem proteger o passeio, as viaturas e as pessoa..
    Não há qualquer proteção acerca do terreno, não há placa com os dados da licença... so escavadeira e caminhao e os trabalhadores dos 2.
  19.  # 19

    Ligue para a act. São os únicos que são rápidos..
  20.  # 20

    Ligue para a ACT, faça um filme, diga que acabou de cair um bocado de parede que ia mantado uma criança.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
 
0.0202 seg. NEW