Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite
    Primeiro peço desculpa poder parecer uma pergunta Básica
    Mas qual o melhor para ter um espaço no sotão mais Amplo
    Uma extrutura de Madeira ou de Aço Galvanizado.
    O Meu sotão nao é Habitável e o telhado já tem cerca de 50 anos e é com extrutura em Madeira
    mas tem um Pilar ao Meio, uns tijolos a suportar uns barrotes de Madeira
    há possibilidade de ter um espaço mais amplo sem pilares no meio do sotão que me tiram muito espaço?
    existe alguma extrutura que fique segura sem alicerses no meio
    Peço desculpa , mas pouco percebo disto
    e qual ficará mais económico ?
    Vou deixar uma foto do meu Sotao actual nao Habitavel no qual gostaria de o tornar Habitavel com Isolamento acústico e Termico.
    Obrigado.
      20210513_161711.jpg
  2.  # 2

alterar essa estrutura requer projectos/licenciamento
    Concordam com este comentário: GuitarMoog
  3.  # 3

Obrigado Pela resposta e faço uma pergunta se possível.
  4.  # 4

Colocado por: antonylemosAntonyLemos é possível continuar com a mesma estrutura na mesma de madeira mas nao ter aquele poste no meio e tijolos ?
    Eu nao me importava que continua-se a ser de Madeira o meu problema é mesmo o espaço que tira
    qual seria a melhor solução sem estar a fazer projectos e Licenciamentos ? Obrigado pela resposta
  5.  # 5

se fosse eu tentava incorporar essa estrutura no planeamento do espaço.
    tirando isso teria de falar com um engº para saber ao certo o que dá ou não dá para fazer. possivelmente podia trocar essas madeiras que me parecem ser insuficientes para a carga e meter antes vigas em madeira lamelada.. mas só falando com um engº para calcular isso devidamente
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GuitarMoog
  6.  # 6

já agora o AntonyLemos é engenheiro ?
  7.  # 7

Vigas em betão nao dariam ? Obrigado
  8.  # 8

Ainda tem altura útil depois desses supostos pilares em tijolo? Senão enquadrava isso com pladur..ou quer mesmo refazer o telhado de raiz?
    Mexia só no telhado sem tocar na estrutura.. isolamento subtelha e telha
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 9

Colocado por: GuitarMoogjá agora o AntonyLemos é engenheiro ?
    nao, nao sou.
  10.  # 10

Colocado por: RicardoPortoSenão enquadrava isso com pladur..ou quer mesmo refazer o telhado de raiz?
    concordo, eu nao mexia na estrutura. deixava o pilar e trabalhava à volta dele.. mas tb nao sei ao certo o que é pretendido para o espaço

Colocado por: GuitarMoogVigas em betão nao dariam ? Obrigado
    estou a tentar minimizar a necessidade de licenciar as obras na CM e minimizar a carga sobre a estrutura existente. e as dimenções quer em betão, quer em madeira lamelada nao deve ser muito diferentes.
  11.  # 11

a estrutura que existe de Madeira já tem cerca de 40 anos, nao seria melhor colocar uma estrutura nova ? e por vezes dá se o Caso de se eu quiser apenas isolar o telhado a nível acustico e termico, colocar telha nova e deixar a mesma estrutura , alguém vai querer pegar no trabalho ? o meu problema é mesmo os pilares que me tiram espaço gostava tanto que o sotao fica se com um espaço amplo, mas ja vi que nao é possivel
  12.  # 12

Colocado por: GuitarMooga estrutura que existe de Madeira já tem cerca de 40 anos, nao seria melhor colocar uma estrutura nova ?

Colocado por: antonylemospossivelmente podia trocar essas madeiras que me parecem ser insuficientes para a carga e meter antes vigas em madeira lamelada..

Colocado por: GuitarMooggostava tanto que o sotao fica se com um espaço amplo, mas ja vi que nao é possivel

Colocado por: antonylemossó falando com um engº
  13.  # 13

Boa tarde a todos, desde já grato pela vossa ajuda e pelo vosso tempo neste problema.
    á resposta a algumas perguntas no início e deixo outras. Um obrigado ao antonylemos pela ajuda e ao Ricardoporto e peço desculpa
    porque sou mesmo um Zero nisto, nem sabia o que era uma lage.
    vou aprofundar mais as minhas perguntas e deixar mais fotos do meu sotão

tenho uma moradia com o telhado já com alguns anos e que gostaria de lhe dar uso e fazer um pequeno estudio ou escritório portanto tornar o Sotão Habitavel e como as telhas já tem cerca de 40 anos colocar telha nova e estava a pensar remodelar .. Estive a ver as várias opções no forum mas em nenhuma encontrei uma situação parecida ao telhado da minha moradia. Não queria de todo fazer alterações que me levem a projectos novos ou Licenciamentos á Camara. Há alguma forma que me possa livrar desse poste alicerce no meio ? e Tenho um tijolos que o meu sogro colocou para suportar as Vigas de Madeira mas tiram me muito espaço no Sotão Para ficar com mais espaço no Sotão seria melhor uma extrutura de Madeira ou de Aço Galvanizado ? Precisava daquele que me trouxe-se mais espaço ao sotão sem ter no meio postes alicerces.Há alguma forma de fazer os alicerces ao telhado de forma diferente ? Um colega aqui do forum
    já me disseram ( antonylemos) que se alterar a estrutura terei que fazer novo projecto e licenciamento e eu nao gostaria disso. Teria que ficar assim, mas tiram me muito espaço. Precisava tambem de isolamento acústico e termico o que me aconselham ? ficará um bom trabalho se nao levar subtelha ? As telhas que estao no telhado são de barro ou ceramica nem sei ! e ainda tenho umas suplentes e penso que nao entra chuva, o sotão tem 72m2 , até gostaria de o levantar um pouco mais, nem que fosse 2 Tijolos mas sei que nao o posso fazer. Tenho tambem um tanque de água que terei de retirar nunca foi usado,terei que abrir mais o Buraco e fazer umas escadas para o Sotão. o que me aconselham ?

muito obrigado a todos
      20210513_1618362.jpg
  14.  # 14

Foto 2 ( o outro lado do Sotao ) só tem uma Parede, do lado contrario o telhado desce, percebo agora o sentido porque tem a tal viga que me chateia, mas nao dará para a colocar mais perto da parte do telhado que desce, para nao estar quase no meio da sala ? irei fazer um estudio homestudio para ensaiar com os meus amigos com som baixo, bateria electrónica que faz pouco barulho, um sítio para estarmos juntos e livrar me daquele tanque que nos tira tambem espaço
      20210513_1617113.jpg
  15.  # 15

Foto 3- O Tal Poste Alicerce que nos tira espaço- O Tal !
      poste.jpg
  16.  # 16

Você mora aí por baixo? Se tirar isso tudo ou aponta 2 semanas sem chuva ou pode correr mal..
  17.  # 17

Sim moro por baixo, mas nunca entrou chuva neste sotão, só que nao está Habitavel,eu gostaria de o colocar Habitável e fazer um homestudio para tocar com os meus amigos mas baixinho.
  18.  # 18

Para o que quer prepare uns 200 a 300e/m2
    Concordam com este comentário: GuitarMoog
  19.  # 19

Colocado por: GuitarMooge como as telhas já tem cerca de 40 anos colocar telha nova
    em equipe que ganha nao mexe.. se nao tem problemas aproveite as telhas que tem.

Colocado por: GuitarMoogHá alguma forma que me possa livrar desse poste alicerce no meio ?
    neste momento não. a mim parece uma peça fundamental da gaiola.
    queres tirar o pilar? entao há que estudar uma alternativa ao pilar ou dimensionar uma estrutura nova de forma a nao precisar de apoios no meio

se é possível? é. mas também pode estudar o espaço de forma a manter o pilar.. digo eu..

Colocado por: GuitarMoogPara ficar com mais espaço no Sotão seria melhor uma extrutura de Madeira ou de Aço Galvanizado ?
    tanto vale.

Colocado por: GuitarMoogPrecisava tambem de isolamento acústico e termico o que me aconselham ?
    uma coisa de cada vez

Colocado por: GuitarMoogaté gostaria de o levantar um pouco mais, nem que fosse 2 Tijolos mas sei que nao o posso fazer.
    levantar o telhado = alteração de fachada = licenciamento

Colocado por: GuitarMoogterei que abrir mais o Buraco e fazer umas escadas para o Sotão. o que me aconselham ?
    cuidado também com isto. se alterar a estrutura da casa isso deve ser acompanhado por um técnico e também projectos e licenciamento

vou ser sincero, essa estrutura se tem 40 anos parece em optimo estado, o telhado também. Eu a si metia subelha, e de seguida isolamento + pladur. depois via o que fazer com o espaço. incorpora o pilar de alguma forma no espaço/divisão de espaços. tem espaço que chega.
    Concordam com este comentário: trans
  20.  # 20

Muito Obrigado mesmo Antonylemos, é bom encontrar ainda pessoas humanas que ajudam as outras.
    Depois de ler descobri agora que o meu telhado é de 3 Águas. Já estou a mentalizar me que tenho que ficar com aquela viga de cimento no Meio. agora aqueles tijolos a segurar os barrotes de madeira é que me chateiam no espaço. AntonyLemos e mantendo tudo o que diz, e e gostaria de seguir o seu conselho e até porque tenho algumas telhas suplentes que o meu sogro ( que já nao é vivo infelizmente ) arranjou n altura , alias o telhado foi construido por ele por isso fez com muito gosto e na altura a minha esposa diz que o Pai na altura comprou a melhor telha na altura que era a telha portuguesa. Seguindo o seu conselho será que alguém pegará no trabalho ? apenas colocando subtelha e de seguida isolamento ? lembro me que o meu sogro na altura a madeira colocou.a num tratamento na água para inchar penso eu nao tenho a certeza. deixo uma foto das telhas suplentes, disseram me um empreiteiro que tinha que levar telhas todas novas.
      20210513_1620122.jpg

0.0201 seg. NEW