Colocado por: nielskyPoder pode, uma vez que ninguem pode proibir.
Agora, não deve avançar quando não sabe o perigo que corre.
Fogão e forno devem ter circuitos independentes e dimensionados.
O dado de junção utilizado vai certamente derreter. Deve utilizar um dado de junção cerâmico.
Colocado por: RMPGA acrescentar ainda que essa tomada não está dedicada pois se tem aí dois fios de cada cor ele vai ligar a outra tomada.. Ou seja não tem um disjuntor só para isso... Tenha cuidado.. Ou vai queimar ou vai estar sempre a disparar o disjuntor..
Colocado por: Bruno.AlvesA minha também está assim. Tenho a placa e o ligados juntos, claro. Não há outra forma.
Muito ocasionalmente lá acontece um disparo do disjuntor.
Por acaso a minha placa morreu recentemente e vamos trocar placa e forno. Já tinha pensado em trocar o ligador por cerâmico, vou aproveitar estas dicas e fazê-lo mesmo.
Colocado por: Fcn
Muito obrigada pela resposta Bruno.
Tem a placa e o forno juntas no mesmo disjuntor de 16A? Conseguia ter ambos os eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo?
Colocado por: VarejoteSe o circuito vai direto ao quadro, substitui os fios para 4mm e disjuntor de 20A.
Sempre ganha mais uma folga
Colocado por: FcnTem a placa e o forno juntas no mesmo disjuntor de 16A? Conseguia ter ambos os eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo?
Colocado por: VarejoteSe o circuito vai direto ao quadro, substitui os fios para 4mm e disjuntor de 20A.
Sempre ganha mais uma folga.
Colocado por: Bruno.Alves
Sim, consigo sem grande problema. Claro que se tiver o forno a trabalhar não podemos ligar os bicos todos, mas no geral não chateia.
No meu caso não é viável. Já tentei e os fios não se mexem. Além de a tubagem ser estreita (poupava-se muito naquela altura...) os fios já têm a forma das curvas todas. Já tentei substituir alguns fios e nada se mexe. Este deve estar igual. Provavelmente só rebentando a parede e trocando tudo
Colocado por: Bruno.AlvesNão tenho a certeza se é 2,5 ou 4. O disjuntor é de 16A, isso sei, por isso imagino que o fio seja 2,5 (ao que pouparam naquela construção, não creio que dessem essa "borla"...). Quando chegar o forno novo tenho de voltar a desmontar aquilo e aproveito para instalar o ligador cerâmico, nessa altura tento verificar o fio.
Como o forno e o fogão têm tempos de utilização relativamente altos, eu não facilitava na protecção.
Colocado por: FcnTambém estive a pensar noutra coisa, neste momento a potência contratada é 3,45kwa por isso nunca conseguia atingir os 16v do disjuntor que
Colocado por: Bruno.AlvesA corrente admissível num condutor depende de alguns factores. No entanto há algumas "bitolas".
Por exemplo. Eu tenho VE há alguns anos. Já carreguei a 16A durante várias horas com fio de 1,5. Mas era uma extensão, ao ar livre e fresco. Nunca o faria numa canalização embutida.
(e mesmo em extensão ao ar livre não o voltava a fazer, o fio ficou mole parecia gelatina...)
Isto para dizer que quanto mais corrente, mais calor o fio vai produzir se não tiver a secção adequada. Muita corrente durante muito tempo, com fio desaquado, igual a asneira. Muita corrente com fio desaquado por pouco tempo, normalmente escapa.
As protecções térmicas existem para proteger os fios, no limite para que não provoquem um incêndio dentro da canalização.
Pois, assim não há risco. Com 3,45kVA só tem 15A a entrar em casa. No entanto dificilmente vai fazer um robalo ao sal com batatas cozidas e grelos aí em casa ;-)
Mas se tentar, chame 😁😁😁
Colocado por: VarejoteOs 3.45kva já são a potência máxima? Tem circuito só para essa caixa de derivação, que aparentemente faz forno microondas e exaustor?
A tubagem parece isogris 16mm, com alguma habilidade dá para substituir para 4mm.
Mas com máximo de 3.45kva (15A), de pouco lhe vai servir.
Colocado por: VarejoteOs 3.45kva já são a potência máxima? Tem circuito só para essa caixa de derivação, que aparentemente faz forno microondas e exaustor?
A tubagem parece isogris 16mm, com alguma habilidade dá para substituir para 4mm.
Mas com máximo de 3.45kva (15A), de pouco lhe vai servir.
Colocado por: FcnSim, penso que apesar de 3,45kva de potência contratada a EDP disponibiliza sempre um pouco mais.