Iniciar sessão ou registar-se
    • Fcn
    • 23 maio 2021

# 1

Boa noite.
    Vou instalar uma placa e um forno e tenho apenas uma "tomada" para as duas coisas (16v - 400k - 16v).
    O disjuntor também está com a indicação de placa, forno e microondas.
    Pelo que estou a ler no fórum (muito útil!) parece que a placa e o forno deviam estar separadas.
    Posso avançar com a instalação da placa e do forno com a instalação elétrica que me fizeram?
    Junto a ficha técnica da placa, do forno e fotografias da "tomada".
    Desculpem não usar os termos certos mas desconheço.
    Muito obrigada pela ajuda!
      IMG-20210523-WA0010.jpg
      Screenshot_20210523-210433.png
      Screenshot_20210523-210537~2.png
  1.  # 2

Poder pode, uma vez que ninguem pode proibir.

Agora, não deve avançar quando não sabe o perigo que corre.
    Fogão e forno devem ter circuitos independentes e dimensionados.
    O dado de junção utilizado vai certamente derreter. Deve utilizar um dado de junção cerâmico.
    Concordam com este comentário: macinblack
  2.  # 3

A acrescentar ainda que essa tomada não está dedicada pois se tem aí dois fios de cada cor ele vai ligar a outra tomada.. Ou seja não tem um disjuntor só para isso... Tenha cuidado.. Ou vai queimar ou vai estar sempre a disparar o disjuntor..
    • Fcn
    • 23 maio 2021

# 4

Colocado por: nielskyPoder pode, uma vez que ninguem pode proibir.

Agora, não deve avançar quando não sabe o perigo que corre.
    Fogão e forno devem ter circuitos independentes e dimensionados.
    O dado de junção utilizado vai certamente derreter. Deve utilizar um dado de junção cerâmico.

Muito obrigada pela resposta.
    Apesar de a placa e do forno não terem circuitos independentes acha que substituindo o dado de junção por um cerâmico é o suficiente para não colocar em causa a segurança da sua utilização?
    • Fcn
    • 23 maio 2021

# 5

Colocado por: RMPGA acrescentar ainda que essa tomada não está dedicada pois se tem aí dois fios de cada cor ele vai ligar a outra tomada.. Ou seja não tem um disjuntor só para isso... Tenha cuidado.. Ou vai queimar ou vai estar sempre a disparar o disjuntor..

Obrigada pela resposta.
    Pois, pelo que percebo a "tomada" da placa/forno está também ligada ao microondas. Tanto assim é, que o disjuntor diz "placa, forno e microondas".
    Isto significa que, para não derreter ou não disparar o disjuntor, é suficiente se apenas utilizar cada um isoladamente?
  3.  # 6

A minha também está assim. Tenho a placa e o ligados juntos, claro. Não há outra forma.
    Muito ocasionalmente lá acontece um disparo do disjuntor.

Por acaso a minha placa morreu recentemente e vamos trocar placa e forno. Já tinha pensado em trocar o ligador por cerâmico, vou aproveitar estas dicas e fazê-lo mesmo.
    • Fcn
    • 24 maio 2021

# 7

Colocado por: Bruno.AlvesA minha também está assim. Tenho a placa e o ligados juntos, claro. Não há outra forma.
    Muito ocasionalmente lá acontece um disparo do disjuntor.

Por acaso a minha placa morreu recentemente e vamos trocar placa e forno. Já tinha pensado em trocar o ligador por cerâmico, vou aproveitar estas dicas e fazê-lo mesmo.

Muito obrigada pela resposta Bruno.
    Tem a placa e o forno juntas no mesmo disjuntor de 16A? Conseguia ter ambos os eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo?
  4.  # 8

Se o circuito vai direto ao quadro, substitui os fios para 4mm e disjuntor de 20A.
    Sempre ganha mais uma folga.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, RMPG
  5.  # 9

Colocado por: Fcn

Muito obrigada pela resposta Bruno.
    Tem a placa e o forno juntas no mesmo disjuntor de 16A? Conseguia ter ambos os eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo?

Sim, consigo sem grande problema. Claro que se tiver o forno a trabalhar não podemos ligar os bicos todos, mas no geral não chateia.

Colocado por: VarejoteSe o circuito vai direto ao quadro, substitui os fios para 4mm e disjuntor de 20A.
    Sempre ganha mais uma folga

No meu caso não é viável. Já tentei e os fios não se mexem. Além de a tubagem ser estreita (poupava-se muito naquela altura...) os fios já têm a forma das curvas todas. Já tentei substituir alguns fios e nada se mexe. Este deve estar igual. Provavelmente só rebentando a parede e trocando tudo
  6.  # 10

Colocado por: FcnTem a placa e o forno juntas no mesmo disjuntor de 16A? Conseguia ter ambos os eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo?

Eu também tenho a mesma situação que o Bruno.Alvez, mas com placa de indução.
    Não era fácil passar fio de 4mm nem outro conjunto de condutores.

Mas foi devidamente calculado e sem qualquer problema.
    O principal factor, é que a esta placa permite configurar a potencia máxima total, e uma das opções é 10A (2500W)
    O forno tem também uma potencia máxima de 2400 (~10A).

O máximo teórico total serão os 20A, mas visto que o fio é de 2.5m mantive os disjuntor de 16A por precaução.

Não é comum usar os dois equipamentos no máximo em simultâneo, tanto que única vez que o disjuntor disparou, foi com um teste de carga.
    • Fcn
    • 24 maio 2021

# 11

Colocado por: VarejoteSe o circuito vai direto ao quadro, substitui os fios para 4mm e disjuntor de 20A.
    Sempre ganha mais uma folga.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto

Obrigada pelo conselho.
    Quer dizer que os fios que o eletricista colocou nem 4mm têm?
    • Fcn
    • 24 maio 2021

# 12

Colocado por: Bruno.Alves
    Sim, consigo sem grande problema. Claro que se tiver o forno a trabalhar não podemos ligar os bicos todos, mas no geral não chateia.

No meu caso não é viável. Já tentei e os fios não se mexem. Além de a tubagem ser estreita (poupava-se muito naquela altura...) os fios já têm a forma das curvas todas. Já tentei substituir alguns fios e nada se mexe. Este deve estar igual. Provavelmente só rebentando a parede e trocando tudo

A minha instalação é nova, nem um ano tem...
    Consegue identificar se os fios são de 2,5mm ou 4mm?
    Sabe se só no caso de 4mm é que posso mudar o disjuntor para 20a ou também o posso fazer com fios de 2,5mm?
  7.  # 13

Não tenho a certeza se é 2,5 ou 4. O disjuntor é de 16A, isso sei, por isso imagino que o fio seja 2,5 (ao que pouparam naquela construção, não creio que dessem essa "borla"...). Quando chegar o forno novo tenho de voltar a desmontar aquilo e aproveito para instalar o ligador cerâmico, nessa altura tento verificar o fio.

Como o forno e o fogão têm tempos de utilização relativamente altos, eu não facilitava na protecção.
    • Fcn
    • 24 maio 2021

# 14

Colocado por: Bruno.AlvesNão tenho a certeza se é 2,5 ou 4. O disjuntor é de 16A, isso sei, por isso imagino que o fio seja 2,5 (ao que pouparam naquela construção, não creio que dessem essa "borla"...). Quando chegar o forno novo tenho de voltar a desmontar aquilo e aproveito para instalar o ligador cerâmico, nessa altura tento verificar o fio.

Como o forno e o fogão têm tempos de utilização relativamente altos, eu não facilitava na protecção.

Tem muita razão quanto ao que diz em não facilitar na proteção, não entendo porque deixaram as coisas assim...
    A minha questão teve a ver com o facto de ter visto tabelas que colocam 2,5mm em 20a...
    Mas na verdade não sei se os meus fios são de 2,5mm ou 4 mm...
    Também estive a pensar noutra coisa, neste momento a potência contratada é 3,45kwa por isso nunca conseguia atingir os 16v do disjuntor que me preocupa (o que tem o forno, placa e microondas num só), não é?
    Vão é ser sempre os mesmos fios sobrecarregados...
  8.  # 15

A corrente admissível num condutor depende de alguns factores. No entanto há algumas "bitolas".

Por exemplo. Eu tenho VE há alguns anos. Já carreguei a 16A durante várias horas com fio de 1,5. Mas era uma extensão, ao ar livre e fresco. Nunca o faria numa canalização embutida.
    (e mesmo em extensão ao ar livre não o voltava a fazer, o fio ficou mole parecia gelatina...)

Isto para dizer que quanto mais corrente, mais calor o fio vai produzir se não tiver a secção adequada. Muita corrente durante muito tempo, com fio desaquado, igual a asneira. Muita corrente com fio desaquado por pouco tempo, normalmente escapa.
    As protecções térmicas existem para proteger os fios, no limite para que não provoquem um incêndio dentro da canalização.

Colocado por: FcnTambém estive a pensar noutra coisa, neste momento a potência contratada é 3,45kwa por isso nunca conseguia atingir os 16v do disjuntor que

Pois, assim não há risco. Com 3,45kVA só tem 15A a entrar em casa. No entanto dificilmente vai fazer um robalo ao sal com batatas cozidas e grelos aí em casa ;-)
    Mas se tentar, chame 😁😁😁
  9.  # 16

Os 3.45kva já são a potência máxima? Tem circuito só para essa caixa de derivação, que aparentemente faz forno microondas e exaustor?

A tubagem parece isogris 16mm, com alguma habilidade dá para substituir para 4mm.

Mas com máximo de 3.45kva (15A), de pouco lhe vai servir.
    • Fcn
    • 25 maio 2021

# 17

Colocado por: Bruno.AlvesA corrente admissível num condutor depende de alguns factores. No entanto há algumas "bitolas".

Por exemplo. Eu tenho VE há alguns anos. Já carreguei a 16A durante várias horas com fio de 1,5. Mas era uma extensão, ao ar livre e fresco. Nunca o faria numa canalização embutida.
    (e mesmo em extensão ao ar livre não o voltava a fazer, o fio ficou mole parecia gelatina...)

Isto para dizer que quanto mais corrente, mais calor o fio vai produzir se não tiver a secção adequada. Muita corrente durante muito tempo, com fio desaquado, igual a asneira. Muita corrente com fio desaquado por pouco tempo, normalmente escapa.
    As protecções térmicas existem para proteger os fios, no limite para que não provoquem um incêndio dentro da canalização.

Pois, assim não há risco. Com 3,45kVA só tem 15A a entrar em casa. No entanto dificilmente vai fazer um robalo ao sal com batatas cozidas e grelos aí em casa ;-)
    Mas se tentar, chame 😁😁😁

Acho que neste caso, quanto muito, será muita corrente em cabo desadequado durante pouco tempo mas diariamente.

Sim, já ouvi dizer que apesar da potência contratada à EDP ser de 3,45kva passa sempre um pouco mais.
    Na verdade, acho que sempre estive em casas com tal potência e nunca houve stress. Não posso é ligar tudo ao mesmo tempo!

Outra coisa, os fios até ao quadro elétrico não distam mais de 5 metros o que penso que é uma vantagem para não aquecer em demasia (parece-me, do que tenho lido)!

Se conseguir fazer aviso. Até porque peixe ao sal quer dizer que cozinha lentamente ou não é? 😁
    • Fcn
    • 25 maio 2021

# 18

Colocado por: VarejoteOs 3.45kva já são a potência máxima? Tem circuito só para essa caixa de derivação, que aparentemente faz forno microondas e exaustor?

A tubagem parece isogris 16mm, com alguma habilidade dá para substituir para 4mm.

Sim, penso que apesar de 3,45kva de potência contratada a EDP disponibiliza sempre um pouco mais.

Quando pergunta se tenho circuito é se é um circuito independente até ao quadro? Eu diria que sim apenas pelo facto do disjuntor 6 dizer: placa, forno e microondas.

A minha preocupação é com o futuro. Saber que coloquei uma instalação elétrica toda nova que afinal vai ficar curta se quiser aumentar a potência contratada é, no mínimo, aborrecido!

Além de que a placa que vou comprar e que coloquei a especificação aqui diz que monofásico são 3 fios de 4mm...

Mas confesso que na verdade e olhando para os fios não sei ainda se são de 2,5mm ou 4mm
      IMG-20210523-WA0008.jpg
      IMG-20210523-WA0011.jpg
      IMG-20210523-WA00102.jpg
    • Fcn
    • 25 maio 2021

# 19

Colocado por: VarejoteOs 3.45kva já são a potência máxima? Tem circuito só para essa caixa de derivação, que aparentemente faz forno microondas e exaustor?

Por exemplo, o cabo da seta vermelha parece-me mais grosso que o cabo da seta azul!
    Afinal será um de 4mm e o outro de 2,5mm?
    Isso é sequer possível?
      Screenshot_20210525-183336~2.png
  10.  # 20

Colocado por: FcnSim, penso que apesar de 3,45kva de potência contratada a EDP disponibiliza sempre um pouco mais.

Não "disponibiliza", mas acaba por disponibilizar, ou mais ou menos.

O limite é feito por corrente, no tal dijuntor de corte geral à entrada.
    E que geralmente até tem um ajuste e está selado.

A tensão de referencia é 230V.

Se estiver limitado a 15A (230x15 = 3450 = 3.45kVA)
    Mas se a tensão forem 240V já dá 3.6kVA ou 3.3kVA se forem a 220v.

E nos contadores inteligentes, é um algoritmo que permite ultrapassar o contratado por x segundos antes de cortar.

Aqui por casa, variou assim durante a ultima semana.
      Screenshot 2021-05-25 at 18.41.09.png

0.0231 seg. NEW