Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Recorro mais uma vez aos vossos preciosos conselhos!...
    Habito desde Maio uma vivenda com grandes vãos envidraçados e, com as chuvas que têm sido inclementes (e batidas por muito vento) estou com imensos problemas de humidades. Sobretudo nos vãos virados a sudoeste (fachada principal da casa), tenho bastante humidade na parede - manchas que se estendem de baixo para cima e já fizeram a pintura empolar. O granito das soleiras tb está húmido, o que até é natural por causa da capilaridade, mas será que a humidade das paredes também vem da soleira? Ou o problema estará nas caixilharias?
    Ainda esta semana vem lá a casa o engenheiro que me fez a casa e o responsável pelos alumínios, mas queria estar o mais possível informada sobre o que poderá estar a causar este problema e o que deve ser feito para o impedir. Obrigada desde já!
    •  
      FD
    • 7 dezembro 2009

# 2

Fotos?
  2.  # 3

Sem conhecer o tipo de sistema de construção da laje térrea, paredes, e mesmo da caixilharia, é dificil estar a dizer qualquer coisa.
  3.  # 4

onde se dispõe a humidade?
    • becas
    • 7 dezembro 2009 editado

# 5

Vamos ver se consigo inserir umas fotos daqui a pouco...

A humidade "sobe" a partir das paredes laterais dos envidraçados, sobretudo na fachada sudoeste, onde a chuva bate sem qualquer protecção. Nota-se essencialmente no 1º andar, pois o rés-do-chão é garagem (enterrada da parte de trás da casa). No 2º andar tb tenho humidade, mas muito menos.
    Já foi reforçado o silicone pelo exterior, sem sucesso...
    • becas
    • 7 dezembro 2009 editado

# 6

4.  # 7

5.  # 8

6.  # 9

Esse mataborrão (soleira) em granito pode ser o grande responsavel. Mas já reparou na zona da soleira que está em contacto com a parede/piso se não há nenhuma fissura mesmo que muito micro que esteja tb a ajudar á festa?
  7.  # 10

é há ali qualquer coisa a deixar entrar alguma água agora por onde? não sei, não tenho ideia neste caso, se a caixilharia está bem vedada, se bem que na segunda foto ve-se bem a humidade junto à caixilharia, algum mau remate interior?
  8.  # 11

Espero bem que se consiga descobrir a causa...é desolador ver a mancha de humidade a alastrar e pensar que tudo terá que ser novamente pintado...bem bastavam os vidros, que vieram com defeito e tiveram que ser todos substituídos!
  9.  # 12

O problema aqui pode ser mais grave pois voçê tem madeiras ali ao lado que mais tarde ou mais cedo vão começar a ficar assim inchaditas tipo pai natal :)))
  10.  # 13

Madeiras só os rodapés e o soalho...que no caso de ficarem danificados serão substituídos, como é evidente...por quem me construiu a casa e que sei que se vai empenhar em resolver este problema.
  11.  # 14

Se tem a garantia da reparação a coisa muda de figura contudo garanta que seja mesmo descobrerta a causa e que a mesma é corrigida pois caso contrário amanhã ninguem lhe garante que a disponibilidade do empreiteiro continue a mesma.
  12.  # 15

becas, podia enviar pelo menos uma foto com o vão aberto, para se verificar o tipo de soleira.
    • naar
    • 8 dezembro 2009

# 16

As soleiras em granito foram impermeabilizadas/envernizadas/algum tratamento?

Atenção aos cordões de silicone, podem estar inteiros mas não terem aderido a alguma das faces?

Condensação nos vidros de manhã, que depois escorra pelo aluminio para o chão, existe?
  13.  # 17

Colocado por: naarAs soleiras em granito foram impermeabilizadas/envernizadas/algum tratamento?

Atenção aos cordões de silicone, podem estar inteiros mas não terem aderido a alguma das faces?

Condensação nos vidros de manhã, que depois escorra pelo aluminio para o chão, existe?

Sei que foi envernizado por dentro; por fora não sei se foi aplicado qq produto - tenho de perguntar.

Boa sugestão, vou levantar essa questão.

Isso existe, claro (as temperaturas lá fora são muito baixas), mas essa condensação molha o alumínio e deixa gotas na parte inferior; não me parece que fosse suficiente pra fazer aqueles estragos.
  14.  # 18

Colocado por: aperesbecas, podia enviar pelo menos uma foto com o vão aberto, para se verificar o tipo de soleira.

Posso fazê-lo, mas a soleira é mesmo a pedra de granito, contínua.
  15.  # 19

Colocado por: becas
    Colocado por: aperesbecas, podia enviar pelo menos uma foto com o vão aberto, para se verificar o tipo de soleira.

Posso fazê-lo, mas a soleira é mesmo a pedra de granito, contínua.

A soleira tem algum rebaixo na face superior (face visível)? Ou é simplesmente contínua e "à mesma altura", desde o interior até ao exterior?
  16.  # 20

Continua o "mistério da humidade aparecida"...
    O eng. esteve lá em casa com uma pessoa muito experiente em construção (o dos alumínios faltou, vem para a semana). Aparentemente, tudo foi bem feito. A pedra levou o tratamento no exterior, o silicone (recentemente reforçado) parece intacto, fissuras a oho nu não se vêem.
    Agora a hipótese é a água estra a entrar pelos painéis de alumínio que tem no exterior. Não estão encostados à parede para esta respirar, só que como a chuva tem sido muito batida pelo vento talvez se consiga inflitrar nas junções e, em vez de escorrer até ao chão, como previsto, ensope a parede. Todas as uniões vão ser siliconadas. Resolverá?
    Estou um bocado triste...a casita é nova e no escritório a mancha de humidade é grande...também pode ser mau olhado porque no apartamento que vendi o escritório também tinha um problema grave de humidade...Enfim...

0.0187 seg. NEW