Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    É o seguinte, como indico no desenho, tenho o terreno A(com moradia), queria ver se comprava o terreno B(pois está em poisio e a criar ervas e dá-me jeito para plantar árvores de fruto e tem alguns animais) e temos o terreno C que apesar estar mais limpo também não é usado para mais nada.

    Não sei como estão registados o terreno B e C.

    Se fizer uma proposta ao dono do terreno B, o dono do terreno C tem que ter conhecimento da situação??
    Quem tem preferência no terreno(se o valor de venda for igual né).

    Tipo se terreno B aceitar a minha proposta, e o do terreno C souber e dar o mesmo valor o terreno B terá de ser vencido ao C, ou pode recusar.

    Não sei se fui explicito.

    Obrigado
      Terreno.png
  2.  # 2

    CODIGO CIVIL

    ARTIGO 419º
    (Pluralidade de titulares)
    1. Pertencendo simultaneamente a vários titulares, o direito de preferência só pode ser exercido por
    todos em conjunto; mas, se o direito se extinguir em relação a algum deles, ou algum declarar que
    não o quer exercer, acresce o seu direito aos restantes.
    2. Se o direito pertencer a mais de um titular, mas houver de ser exercido apenas por um deles, na
    falta de designação abrir-se-á licitação entre todos, revertendo o excesso para o alienante.
  3.  # 3

    Colocado por: tviegasCODIGO CIVIL

    ARTIGO 419º
    (Pluralidade de titulares)
    1. Pertencendo simultaneamente a vários titulares, o direito de preferência só pode ser exercido por
    todos em conjunto; mas, se o direito se extinguir em relação a algum deles, ou algum declarar que
    não o quer exercer, acresce o seu direito aos restantes.
    2. Se o direito pertencer a mais de um titular, mas houver de ser exercido apenas por um deles, na
    falta de designação abrir-se-á licitação entre todos, revertendo o excesso para o alienante.



    Puxa, fiquei saber o mesmo lol....linguagem muito cara.....

    Parece que o vizinho do terreno C terá de saber e do montante em questão....
  4.  # 4

    Quer dizer que aparentemente A e C tem os mesmo direitos de preferência sobre B, pode é um deles abdicar desse direito, se os dois quiserem o mesmo tem que haver uma espécie de leilão, quem pagar mais ... ganha. C tem sempre que ser informado para a coisa ser legal.
  5.  # 5

    depende? o terreno é urbano ou rustico?
  6.  # 6

    Quer isto dizer que não posso comprar o terreno ao lado do meu sem informar/pedir ao dono do terreno que pega com o que pretendo comprar? Não havendo qualquer relação familiar nem conhecida?

    Essa agora!
  7.  # 7

    Colocado por: RcrdPrntBom dia,

    É o seguinte, como indico no desenho, tenho o terreno A(com moradia), queria ver se comprava o terreno B(pois está em poisio e a criar ervas e dá-me jeito para plantar árvores de fruto e tem alguns animais) e temos o terreno C que apesar estar mais limpo também não é usado para mais nada.

    Não sei como estão registados o terreno B e C.

    Se fizer uma proposta ao dono do terreno B, o dono do terreno C tem que ter conhecimento da situação??
    Quem tem preferência no terreno(se o valor de venda for igual né).

    Tipo se terreno B aceitar a minha proposta, e o do terreno C souber e dar o mesmo valor o terreno B terá de ser vencido ao C, ou pode recusar.

    Não sei se fui explicito.

    Obrigado
      Terreno.png

    Então mas o dono do terreno B se quiser vender não o pode fazer a qualquer um sem andar a fazer perguntas nem pedidos? Não estão a confundir e complicar o que é simples?
  8.  # 8

    Colocado por: Casa da HortaEntão mas o dono do terreno B se quiser vender não o pode fazer a qualquer um sem andar a fazer perguntas nem pedidos? Não estão a confundir e complicar o que é simples?


    tb tenho essa ideia, se for vender a um confinante pode vender a qualquer um. Se for para vender a um não confinante e o terreno for rustico então é preciso avisar os vizinhos.
  9.  # 9

    Pois aquilo é um terreno pequeno, estreito...mas ás vezes só para complicar as coisas o terreno C pode complicar né!

    Como não era dali não sei qual a relação entre eles, mas uma coisa é certa, nem um nem outro estão a cultivar.

    Mas se calhar de todas as maneiras, convém o C saber das coisas, também para saber onde é a estrema mesmo.... pois á frente tem uma marco visível, mas no fim do terreno não vejo(pode estar escondido pelo "matagal" que lá vai.
  10.  # 10

    Colocado por: pauloagsantosdepende? o terreno é urbano ou rustico?


    Não sei mesmo, mas quase de certeza são rusticos, o B e C né o meu é Urbano claro.
  11.  # 11

    Colocado por: Casa da HortaQuer isto dizer que não posso comprar o terreno ao lado do meu sem informar/pedir ao dono do terreno que pega com o que pretendo comprar? Não havendo qualquer relação familiar nem conhecida?

    Essa agora!



    Isso quer dizer que voce acha que tem mais preferência sobre um terreno que um vizinhos na mesma situação :))
  12.  # 12

    A preferência será decidida pelo proprietário do terreno à venda, não por um decreto ou lei. É do interesse de quem vende, se quiser, disponibilizar o terreno aos 2 vizinhos e optar pelo que entender. No caso do user em questão, se tiver interesse no terreno B pois deve chegar a acordo com o dono e não precisa para nada falar com o dono do terreno C. Acho até pateta se o fizer.

    Já agora, a lei que transcreve define critérios para vários titulares de um terreno. Não me parece ser o caso.
  13.  # 13

    Colocado por: Casa da HortaA preferência será decidida pelo proprietário do terreno à venda, não por um decreto ou lei. É do interesse de quem vende, se quiser, disponibilizar o terreno aos 2 vizinhos e optar pelo que entender. No caso do user em questão, se tiver interesse no terreno B pois deve chegar a acordo com o dono e não precisa para nada falar com o dono do terreno C. Acho até pateta se o fizer.

    Já agora, a lei que transcreve define critérios para vários titulares de um terreno. Não me parece ser o caso.


    Os titulares a que se refere a lei são os titulares do direito de preferência, e mais uma vez ainda que você não queira, mas o que manda é a lei e não o que você acha ou deixa de achar, pelo menos se quiser fazer as coisas legalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  14.  # 14

    Fui precipitado, de facto. Peço desculpa.
    Numa pesquisa rápida percebo que tem razão, que a venda de terrenos rústicos está condicionada legalmente a direitos de preferência.

    Aplicar na prática esta norma parece-me mais difícil, mas isso não significa que não exista. Obrigado Viegas.
    Concordam com este comentário: tviegas
  15.  # 15

    Quer isto dizer que não posso comprar o terreno ao lado do meu sem informar/pedir ao dono do terreno que pega com o que pretendo comprar? Não havendo qualquer relação familiar nem conhecida?

    Essa agora!


    É o vendedor que tem de informar e não o comprador.
  16.  # 16

    Colocado por: Riscador

    É o vendedor que tem de informar e não o comprador.


    Ok tudo muito bem, mas imagine que o vendedor não informa os confinantes faz o negocio com um deles.
    Depois um dos confinantes sabe do negocio passado 2 meses(ex), e tinha o direito de entrar no negocio, como o vendedor não o informou, o negocio fica anulado, e sem culpa nenhuma o comprador fica sem o terreno. Pois o outro oferece mais um pouco, mas como o vendedor até nem se dá bem com ele, não o vende e fica tudo igual....
  17.  # 17

    Colocado por: RcrdPrntOk tudo muito bem, mas imagine que o vendedor não informa os confinantes faz o negocio com um deles.


    Eu julgo que na escritura, tem que aparecer a declaração de que os confinantes foram consultados e prescindiram do direito de preferência. Por isso nunca seria às cegas.
 
0.0189 seg. NEW