Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Na remodelação do apartamento que adquiri com a minha companheira, verificamos que a água quente é irregular à saída do chuveiro. A caldeira é uma Immersat Nike IONO de 24kw a gás com uns 20 anos, e a substituição por uma equivalente da mesma marca pediram-me 1600€ com IVA e mão de obra, ou 300-400€ de reparação da atual.

Com isto, ando a ver alternativas. Através do programa "Edifícios Mais Sustentáveis", a única opção que parece que poderia servir seriam as bombas de calor, pois as restantes opções não dão (depende de biomassa ou painéis solares). Qual a vossa opinião?

Caldeiras de condensação não é possível instalar pois não tenho saída indepentente nem posso furar as paredes.

Acham a bomba de calor valer a pena com o apoio? Ou justifica-se outra solução? Obrigado.
  2.  # 2

Faltou referir que tenho aquecimento central e 5 radiadores. Moram duas pessoas atualmente no apartamento, sendo uma média de 2 banhos diários.
  3.  # 3

Colocado por: macinblackFaltou referir que tenho aquecimento central e 5 radiadores. Moram duas pessoas atualmente no apartamento, sendo uma média de 2 banhos diários.
    a bomba de calor não é fácil de ser aplicada nessa situação além de custam para cima de 5000€
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesa bomba de calor não é fácil de ser aplicada nessa situação além de custam para cima de 5000€

Agradeço o feedback, pode dar-me algum exemplo de uma? :)
  5.  # 5

O problema será onde a instalar. Uma BC para fazer AQC tem de ser exterior (ainda que com apenas 5 radiadores provavelmente não precisará de muita potência), poderá ou não precisar de um depósito de inércia, válvulas, bombas circuladoras, etc...
    Eu fiz isso, mas tenho garagem debaixo do apartamento. Pedi autorização ao condomínio e pendurei a BC na rua. Toda a "maquinaria" ficou na garagem. Não me imagino a ter aquela tralha toda dentro do apartamento.

Vale a pena referir que para o apoio há um tecto, se for como o ano passado são 2500€. No seu caso teria de ter tudo o que eu tive + depósito de AQS, por isso provavelmente manda-se para uns 8k€. Mesmo com o apoio é uma solução muito cara.
  6.  # 6

Bem, sendo assim já me demoveram da bomba de calor. Eu pretendia inicialmente uma caldeira de condensação, contudo teria de ir a reunião de condomínio para ver se conseguia aprovar o furo na parede, tendo dúvidas que me deixassem fazer pois não vejo mais ninguém com furos nos três prédios.
    Terei de ver uma alternativa para o meu caso, mas possivelmente lá terei de manter a caldeira tradicional.
  7.  # 7

Mas porque é que precisa do furo na parede? (e precisando, é pedir ao condomínio. Eu já fiz vários pedidos "fora da caixa" e só não avancei com o que não achei viável economicamente. As pessoas entendem-se é falando. Vá, há algumas que só com um bastão na carola ehehehe).

Pelo que li, para a caldeira de condensação ou tem entrada de ar da rua ou da área envolvente. Se não pode ter da rua, poderá ser suficiente do local de instalação, desde que tenha renovação de ar suficiente.

Colocado por: macinblackBem, sendo assim já me demoveram da bomba de calor

A ideia não era demover, de todo. Mas a grande vantagem dos fóruns é haver alguém que já passou ou pensou passar pelo mesmo ;-)
    Uma bomba de calor daquelas só de AQS até pode funcionar bem dentro de um apartamento. Mas para AQS+AQC os requisitos sobem mais um pouco ;-)
    É preciso avaliar o que se pode fazer e o que se pretende em termos de retorno. Se o investimento é só pelo factor económico, nesta altura a caldeira de condensação dificilmente terá oposição. Num apartamento, efectivamente se alternativas são mais limitadas :-(
    • SrR
    • 25 maio 2021

# 8

Colocado por: Bruno.Alvesque li, para a caldeira de condensação ou tem entrada de ar da rua ou da área envolvente. Se não pode ter da rua, poderá ser suficiente do local de instalação, desde que tenha renovação de ar suficiente.
    e a exaustao?
  8.  # 9

Exaustão em princípio já terá actualmente. Já tem uma caldeira a gás, pelo menos foi isso que percebi.
  9.  # 10

Colocado por: Bruno.AlvesExaustão em princípio já terá actualmente. Já tem uma caldeira a gás, pelo menos foi isso que percebi.

Tenho, mas a saída da chaminé é em comum. E a empresa que veio cá disse que teria de ser independente.
    • SrR
    • 25 maio 2021

# 11

Colocado por: Bruno.AlvesExaustão em princípio já terá actualmente. Já tem uma caldeira a gás, pelo menos foi isso que percebi.
    tem, mas alterando para uma caldeira de condensação não basta chegar la e ligar no existente
  10.  # 12

Boa, não fazia ideia. Obrigado.
    Eu estaria na mesma situação então, a minha caldeira antiga também tem exaustão comum e a de condensação foi uma das sugestões que recebi aqui.

0.0174 seg. NEW