Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva.

    Dou hoje inicio a um dos maiores projetos de vida. A construção da nossa casa. Somos uma familia de 5 pessoas, 5 cães e 6 gatos. Há quem diga que tenho um zoo em casa ou um canil ou gatil. Não interessa somos felizes assim.

    Já falamos com um desenhador projetista para a criação do projeto que pretendemos. Vamos adquirir para breve um terreno com cerca de 6000 mts, urbanizavel em 40 mts de profundidade com frente de 40mts. É uma casa térrea com 4 a 5 quartos mais escritório, cozinha e sala ampla. Pretendemos que a casa seja simples, linhas modernas e com bastante luz natural e que vá de encontro às nossas necessidades, dado que a casa actual já começa a ficar pequena.

    O projetista deu-nos um orçamento para a projeto de arquitetura e especialidades de engenharia para licenciamento de moradia unifamiliar, que tem o seguinte:

    Projeto de arquitetura
    Projeto de estabilidade
    Projeto de rede predial de águas
    Projeto de rede predial de esgotos
    Projeto de águas pluviais
    Projeto de rede predial de gás
    Projeto de arranjos exteriores
    Projeto de infraestruturas de ITED
    Ficha eletrotécnica
    Projeto acústico
    Projeto térmico
    Ficha de Segurança Contra Incêndios

    Está em falta algum item?

    De resto da parte que nos toca, temos:

    - Registo Predial
    - Taxas de entradas urbanísticas na Câmara Municipal
    - Taxa a pagar à C.M. relativa à emissão do Alvará de Obras de Construção
    - Alvará de Construção Civil de Empreiteiro de Obras
    - Direção Técnica da Obra
    - Certificações técnicas finais
    - Taxa a pagar à C.M. relativa à emissão do Alvará de Autorização de Utilização

    Se souberem indicar mais alguma indicação para este projecto de vida, agradecemos todas as dicas/sugestões.

    Quando tivermos o projecto desenhado coloco aqui para criticas/sugestões.

    Tenho acompanhado a obra do Bigmouse e do Dav82 como exemplos de construção. É claro que são obras distintas quer pelo tipo de moradia quer pelo tipo de construção mas estou a aprender com ambos os projectos e a recolher informação.

    Bem hajam a todos.
  2.  # 2

    Colocado por: napsQuando tivermos o projecto desenhado coloco aqui para criticas/sugestões.

    Os projetos não se desenham, projetam-se.

    Colocado por: napsJá falamos com um desenhador projetista para a criação do projeto que pretendemos.

    Por muito competente que seja este técnico, não tem habilitação para fazer projetos.
  3.  # 3

    Colocado por: napsJá falamos com um desenhador projetista para a criação do projeto que pretendemos.

    Começa mal, os desenhadores não tem habilitações para assinar projectos.

    Colocado por: napsEstá em falta algum item?

    Quem tem que saber é quem faz os projetos. Coloque no contrato "execução de todos os projetos necessários para o licenciamento da obra"
    Concordam com este comentário: J.Filipa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naps
  4.  # 4

    Colocado por: napsEstá em falta algum item?

    Plano de segurança e saúde, mapa de quantidades, caderno de encargos e contratos de adjudicação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naps
  5.  # 5

    Viva.

    Obrigado ZedaSilva e Picareta pela vossa informação e pelo vosso tempo.

    Já sabemos que o técnico não tem essa habilitação. Ele vai trabalhar com uma empresa de engenharia e arquitetura que após validação irão assinar o projeto.

    ZedaSilva, tem toda a razão, eu é que fiz um desenho e agora o projetista irá fazer o projeto com a devida arquitetura e especialidades para apresentar ao engenheiro e arquiteto. Vou apresentar os itens que indicou.

    Picareta, agradeço a informação.

    Conforme tiver novidades vou fazendo o update. Uma vez mais bem hajam pela Vossa disponibilidade.
  6.  # 6

    Colocado por: napsZedaSilva, tem toda a razão, eu é que fiz um desenho e agora o projetista irá fazer o projeto

    Ou seja, vai apenas pegar nesse desenho e adapta-lo às leis e regras vigentes.
    Isso não é projetar.
    Nada contra o desenhador projetista, tenho todo o respeito pela classe. Comecei a minha atividade como desenhador projetista.
    Concordam com este comentário: naps
  7.  # 7

    Depois mostre o seu desenho e o desenho que o desenhador vai fazer.
  8.  # 8

    Viva.

    Aqui vai o desenho feito no software SweetHome3D. Sujeito a muitas alterações, acho eu... ou não.

    Na zona da sala vai levar outro área por cima mas mais pequena para ter uma área ampla e ao mesmo tempo vista para o terreno e para a exposição solar. A parte interior do L irá ficar virada para sul, ou seja, a garagem, e a entrada ficam para norte. O resto podem deduzir pela disposição que já indiquei.

    A sala dissemos que gostariamos de ter 50 mts, a cozinha cerca de 25 a 30 e os quartos entre 14 a 15, exceto a suite. O escritório deverá ter cerca de 20 a 25.

    Isto é um desenho, agora falta o projeto.

    Quando tiver a primeira versão coloco aqui.
      desenho casa.jpg
  9.  # 9

    Colocado por: napsA sala dissemos que gostariamos de ter 50 mts, a cozinha cerca de 25 a 30 e os quartos entre 14 a 15, exceto a suite. O escritório deverá ter cerca de 20 a 25.



    quer partilhar a sua expectativa financeira para a construção da casa, isto é quanto pensa que vai gastar.

    Um T5 será sempre uma casa grande, mas com essas áreas e o desperdício de áreas de circulação no seu desenho, tem ai casa para gastar uma pipa de massa.
  10.  # 10

    Boas.
    Isso foi o desenho que você fez para o Desenhador para ele passar a limpo/adaptar?
    Você gosta assim ou foi só colando “peças”?

    Eu diria que tem tanta, mas tanta, coisa para resolver aí que nem sei bem o que sugerir e daí a minha pergunta de estar a seu gosto.
  11.  # 11

    gil.alves, estou aberto a sugestões.

    Gostaria de manter o L porque gosto desse formato mas estou disponivel para outras melhorias. Está ao gosto mas não sou obtuso ao ponto de dizer que está perfeita. Se assim fosse não colocava aqui o desenho e não iria querer saber da opinião de quem pode dar uma sugestão construtiva.
  12.  # 12

    Viva pauloagsantos,

    como estou no inicio ainda não tenho bem o valor em mente mas o terreno já não entra nas contas da construção da casa. Desse modo posso estar muito optimista mas talvez entre 250K a 300k. Não quero daquelas moradias com pormenores chiques ou isto ou aquilo. Quero uma casa funcional, simples, sem ser espalhafatosa e com as comodidades que esperamos numa casa.

    Quando fala no desperdicio de áreas pode indicar onde? Eu sei que as áres são grandes ou talvez não. Penso que os quartos são o que se usa juntamente com as WCs. A cozinha idem. O escritório tem de ser com essa dimensões porque a minha esposa trabalha em casa e com isto da pandemia tb estou mais em teletrabalho... por isso... e a sala é para ambas as funcionalidades, estar e refeições.

    Até posso estar a sonhar alto...

    Na sua opinião quanto acha que fica uma casa assim?
  13.  # 13

    Tem de facto muita área mas pouco espaço.
    Se o desenhador for bom, rasga o seu desenho e começa a pensar num projeto de raiz com o mesmo numero de divisões do seu desenho mas com um layout completamente diferente.
    Concordam com este comentário: gil.alves, J.Filipa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naps
  14.  # 14

    Colocado por: napsQuando fala no desperdicio de áreas pode indicar onde?


    já viu o espaço ocupado pelo hall de entrada e o corredor?
    uma sala mais rectangular teria melhor arrumação para criar a zona de sala (sofás e tv) e a zona de refeiçoes. A sua é mais quadrada o que dificulta esta arrumação.


    Colocado por: napsNa sua opinião quanto acha que fica uma casa assim?

    sou um curioso, mas geralmente ficam sempre mais caras do que estamos à espera.
    Concordam com este comentário: J.Filipa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naps
  15.  # 15

    Não aprsente esse desenho ao desenhador.
    Arranje um arquitecto na vez de um desenhador.
    Esse desenho tem muito a corrigir, eu preferia rasgar mesmo, nao me leve a mal.
    Já mediu os metros que tem de andar do ultimo quarto para ir beber um copo de água á cozinha?
    Os miudos vão adorar esse corredor, melhor pista de patinagem nas redondezas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naps
  16.  # 16

    Eu abria a sala toda, para ficar um espaço amplo. Não percebo muito bem porque é que a entrada da casa é recuada. tem mesmo de ser assim? E porque é que a sala está desencontrada da cozinha? Fica tudo com muitos recantos na minha opinião.

    Atravessava a suite ao fundo do L, a apanhar a área do quarto em frente para closet e WC (sempre encurtava o corredor) e onde é o closet e o WC da suite colocava o outro quarto. O último quarto está tão longe de tudo, Wcs e tudo....
    Concordam com este comentário: J.Filipa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naps
  17.  # 17

    Caro naps
    Pode enviar-me uma mensagem privada por favor?
    Obrigado
  18.  # 18

    Colocado por: napsJá sabemos que o técnico não tem essa habilitação. Ele vai trabalhar com uma empresa de engenharia e arquitetura que após validação irão assinar o projeto.
    mais do mesmo.. enfim boa sorte
    Concordam com este comentário: J.Filipa
  19.  # 19

    Questões importantes.

    E PROCURAR UM ARQUITECTO???

    Sabem que é um necessário um curso de 5anos altamente exigente para projectar o que quer que seja??
    Sabem que em média, um arquiteto consegue poupar 10mil euros no valor de uma construção só porque é tudo altamente planeado e decidido??
    Concordam com este comentário: J.Filipa
  20.  # 20

    Colocado por: Vânia SilvaSabem que em média, um arquiteto consegue poupar 10mil euros no valor de uma construção só porque é tudo altamente planeado e decidido??

    Na maior parte dos projetos os arquitetos tem que levar uns travões senão o preço da obra custa o dobro do orçamento disponível.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
 
0.0200 seg. NEW