Iniciar sessão ou registar-se
    • prcsc
    • 25 maio 2021 editado

# 1

Viva,

Uma recente leitura da EDP, por parte da e-redes, gerou uma fatura de 400€.
    Estes 400€ são supostamente um ajuste ao valor estimado anteriormente.

Em sumário (mais detalhe em baixo), estes consumos estão errados. Erro humano ou de equipamento, não existe justificação para tal.
    Eu abri um pedido de esclarecimento com a EDP, que contactou a e-redes e confirmaram as leituras estarem corretas.
    Abri um processo de reclamação agora com a EDP, e estou à espera de resposta.
    Gostaria de saber se alguém tem uma experiência idêntica e o que fizeram ou me recomendam fazer. Obrigado

--

Em mais detalhe.

Estamos a falar de um pequeno T1 que eu arrendo em AL no Algarve.
    Este apartamento não possui nenhum equipamento que justifique este consumo. Eg. não tem AC.
    Os meses em questão são, Dezembro, Janeiro e Fevereiro..
    Durante este período (pandemia), nem sempre tive clientes, e os clientes que tive foi sempre no máximo 1 semana. Ie. não é devido ao uso de um cliente em particular.

As leituras que possuo:

28 Mai 2020 - 436 376 833
    28 Ago 2020 - 665 548 1159
    28 Nov 2020 - 798 678 1376
    05 Mar 2021 - 1925 1100 2376

07 Abr 2021 - 1959 1162 2481

Em bold está o periodo em que os valores aumentaram ridiculosamente.
    Em termos monetários, o valor estimado mais o ajuste posterior, estou a ser faturado 180€ por cada mês dos 3 meses.

Curiosamente, a partir do dia 5 de Março, quando foi feita essa exorbitante leitura, o modo de leitura do contador foi alterado. Não mais é feita a leitura pela e-redes manualmente a cada 3 meses, mas sim o contador partilha as leituras automaticamente a cada mês com a EDP. Não sendo bom entendedor, questiono-me se algo poderá ter sido feito durante esta alteração que explicasse o custo.

Depois da alteração ter sido feita, a leitura de Abril (automática), traduz-se numa fatura de 19.39€. Ou seja, durante 3 meses tive consumos de 180€. Depois alteraram para leituras automáticas, e tenho agora um consumo de 19.39€. Quase 10 vezes menos. Que sim, está muito mais em linha com o que na realidade acontece. Anteriormente a esse período, os consumos rondavam os 50€.

Não houve alteração nenhuma no apartamento durante o ultimo ano. Nenhum problema eléctrico etc.
  1.  # 2

Infelizmente leituras "malucas" por parte da e-redes não são novidade nenhuma, particularmente desde que largaram o nome EDP Distribuição no Outono do ano passado, que foi precisamente quando começou a notar esses consumos elevados. Já tive de abrir várias reclamações com a e-redes em nome de alguns do meus clientes devido a problemas semelhantes. Muitas vezes até com pessoas que já tinham contadores com leituras automáticas. Os valores transmitidos (que podem ser consultados no site ou app e-redes) ficavam muitas vezes com o estado "inválido" e eram feitas estimativas, que muitas vezes eram largamente sobreestimadas.
    O método mais eficaz para resolver divergências das leituras, caso tenham havido efectivamente erros na aquisição de leituras, é de tirar fotografias aos valores do contador anexar à reclamação para a e-redes. Caso o contador marque mesmo esses valores, indicando que houve mesmo consumo, é uma questão mais complicada de averiguar.
    Mas antes de irmos por aí, primeiro é verificar mesmo no site da e-redes qual o estado das leituras mais recentes.
  2.  # 3

Mas as leituras da fatura, correspondem ao que marca no contador?

Isso é que convém esclarecer.
    • size
    • 25 maio 2021 editado

# 4

Pelo facto do apartamento não possuir ar condicionado, pode não ter a certeza que os clientes, naquele período de inverno, não tenham ligado aquecedores eléctricos.
    Daí, a possibilidade de resultar um acerto ocorrido dos consumos, corrigindo os consumos por estimativa anteriores.
    Não será ?
    Concordam com este comentário: joaosantos
    • prcsc
    • 25 maio 2021 editado

# 5

Colocado por: VarejotePelo facto do apartamento não possuir ar condicionado, pode não ter a certeza que os clientes, naquele de inverno, não tenham ligado aquecedores eléctricos.
    Daí, a possibilidade de resultar um acerto dos consumos ocorrido, corrigindo os consumos por estimativa.
    Não será ?

Não fui confirmar em pessoa, será o próximo passo. Mas tendo em conta que posteriormente já foi feita uma outra leitura (automática), imagino que a fatura esteja em linha com o contador. Irei amanha verificar.

Colocado por: sizePelo facto do apartamento não possuir ar condicionado, pode não ter a certeza que os clientes, naquele de inverno, não tenham ligado aquecedores eléctricos.
    Daí, a possibilidade de resultar um acerto dos consumos ocorrido, corrigindo os consumos por estimativa.
    Não será ?

Não possuo aquecedores no apartamento. Durante o período de 3 meses, nenhum dos clientes esteve no apartamento mais de uma semana, isto é, os clientes foram entrando e saindo, como é de esperar de um alojamento local.
    A não ser que todos tenham trazido o seu próprio aquecedor, mas é algo que muito provavelmente não aconteceu, sendo alguns também estrangeiros.
    • size
    • 25 maio 2021 editado

# 6

Mas o acerto pode não estar afecto a apenas ao ultimo trimestre. Tem que conferir através das facturas anteriores, se o consumo foi ou não facturado por estimativa.
    Depois, não poderá deduzir, com toda a certeza, que um turista estrangeiro não adquira um aquecedor para o seu conforto no apartamento.
    À entrada e saída de cada cliente, é aconselhável conferir os consumos...
  3.  # 7

Podem ter levado veiculo elétrico para carregar....
  4.  # 8

Ou até que tenham deixado a luz acesa..
  5.  # 9

Se a leitura está correta, então correta está.

O problema muitas vezes, as pessoas até enviam as leituras mas o sistema não aceita. E depois dá coisas chatas.
    Mas se a leitura é mesmo essa , então nada pode fazer. Pode tentar fracionar pagamentos.
  6.  # 10

Pior era se fosse a contagem da água e subisse o valor por escalão.
    No verão passado ficaram 3 meses sem fazerem a minha contagem.. quando veio a conta, paguei o mesmo em 3 meses que no ano anterior, agora vejo-me obrigado a ligar para lá a dar a leitura do meu contador para que não me aconteça o mesmo.

0.0146 seg. NEW