Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    Em conversa recente com o meu arquitecto em relação ao tipo de caixilharia, ele sugeriu caixilharia dupla (duas janelas) em vez da caixilharia de corte térmico... diz serem mais eficientes termica e acusticamente duas janelas, em vez de uma só, com corte térmico. Ainda para mais porque eu decidi ter estores que segundo ele correm no meio das duas janelas, e os dois caixilhos, um de cada lado, diminuem as perdas termicas e acusticas, mesmo ao nivel da caixa de estore.
    Digam-me lá: é uma boa solução, ou nem por isso?
    Segundo a opinião dele até nem são necessárias que ambas as janelas tenham vidros duplos, diz que basta uma com vidros duplos e uma com vidro simples....
    Tenho duvidas... podem dar-me a vossa opinião?
  2.  # 2

E será prático ter duas caixilharias??
    geralmente é um recurso para edificações já existentes e em zonas com muita poluição sonora.
  3.  # 3

Colocado por: marco1E será prático ter duas caixilharias??
    geralmente é um recurso para edificações já existentes e em zonas com muita poluição sonora.

Sabe que eu tb pensei isso?! Mas depois e prestando mais atenção, vejo que na zona onde estou a construir há inumeras construções novas com este sistema, ve-se de fora o estore a correr no meio das duas... nao sei o que pensar!
  4.  # 4

acho que deve pesquisar mais pois sabe como são as modas...
    em termos de custo em relação ao corte térmico e a uns bons estores exteriores orientáveis, será que compensa??
  5.  # 5

Colocado por: marco1acho que deve pesquisar mais pois sabe como são as modas...
    em termos de custo em relação ao corte térmico e a uns bons estores exteriores orientáveis, será que compensa??

Quanto a orçamentos, ainda nao tenho, vou tratar disso daqui para a frente.
    E eu sei que sou teimosa mas essa historia dos estores exteriores orientaveis... nao me convence... a isso é que eu chamo modas!
    E depois há outra coisa, eu quero e preciso do espaço que as janelas de correr me dão, não quero janelas de batente!
    Ora, está a ver, janelas de correr e corte térmico, não jogam bem! (nao que eu perceba nada do assunto, mas li isto aqui algures e fixei :)).
    Obrigada!
  6.  # 6

estore exterior orientável moda???
    não me parece que seja só moda, para alêm de permitirem a orientação das laminas, possibilitando um controle da radiação solar e da visibilidade, evitam as caixas de estores correntes que originam precisamente muitas correntes ( de ar..).
  7.  # 7

Aqui na zona tb há a mania das caixalharias duplas (estaremos a falar da mesma cidade? 5 Fs?). Já vivi num apartamento assim e, sinceramente, se for mal executado, não isola nada. Em certas janelas, era muito notória a entrada de ar gelado!
    Agora tenho janelões enormes, com 1/3 oscilo-batente, e o isolamento térmico e acústico é quase perfeito, não tem qq comparação.
    E é aborrecido lavar o dobro dos vidros, claro! Compreendo que em casas já construídas seja a melhor solução, mas para uma casa nova não aconselharia.
    • judm
    • 7 dezembro 2009

# 8

Parece que encontrei uma vantagem dos estores no meio das janelas! Não ter de lavar os estores! Acho..
  8.  # 9

o que server ter duplo aluminio se depois coloca aluminio de correr, ou as paredes exteriores apenas com tijolo de 11x20x30 e o isolamento no interior das mesmas não é o melhor.
  9.  # 10

Ai valha-me Deus! Ainda agora comecei a construção e as dores de cabeça já são mais que muitas...
    E em quem hei-de acreditar?... uns dizem uma coisa, outros dizem outra...
    A história das oscilobatentes não me desagrada de todo, mas ter muma janela enorme para depois abrir só um terço... e como quero estores tenho sempre o problema da caixa... segundo o Arq. diz se forem duas janelas resolve o problema da falta de isolamento da caixa dos estores... já nem sei se acredito!!!!!
    Ai, ai, ai....
  10.  # 11

Considero a solução da janela dupla como um recurso, para reforço de isolamento numa construção existente. Com uma oscilobatente consegue abrir o vão todo. Oscila para ventilar, sem implicar com as cortinas e abre toda quando é precisa.
  11.  # 12

O sistema oscilobatente é sem duvida muito melhor que de correr. E não tem obrigatoriamente que ser 1/3 oscilobatente. Acho que o que a Becas quis dizer foi que 1/3 das janelas que tem são oscilobatentes( pelo menos percebi assim).

Acho sinceramente que caixilharia dupla é uma solução completamente desadequada ao presente e ás soluções disponíveis no mercado.
  12.  # 13

Colocado por: AugstHill Com uma oscilobatente consegue abrir o vão todo.

Mesmo que seja uma janela com quase tres metros? Teria que ter várias janelas oscilobatentes, era?
    Mas perco em espaço (para a abertura das mesmas)...
  13.  # 14

Colocado por: scazevedo
    Colocado por: AugstHillCom uma oscilobatente consegue abrir o vão todo.

Mesmo que seja uma janela com quase tres metros? Teria que ter várias janelas oscilobatentes, era?
    Mas perco em espaço (para a abertura das mesmas)...

Nesse caso pode aplicar um fixo de 1 metro e 2 metros de abrir com oscilobatente. Será sempre mais do que de correr pois limita sempre metade da janela.
  14.  # 15

scaz...

tem alguma dúvida sobre o que lhe disse sobre estores exteriores??? e ao "problema" das caixas de estores??
    em relação ao vão de 3 metros, só tem que colocar bem a questão, ou seja o que pretende para essa divisão na sua relação com o exterior?? primordialmente a vista e iluminação natural, ou pretende a possibilidade de abrir completamente para criar como que uma extensão á divisão?? é que mesmo sendo tres metros para usufruir desse vão apenas para vista e iluminação, não precisa que a caixilharia abra toda.
      pormenorDCb_06_large2.jpg
  15.  # 16

Colocado por: scazevedoOlá a todos!
    Em conversa recente com o meu arquitecto em relação ao tipo de caixilharia, ele sugeriu caixilharia dupla (duas janelas) em vez da caixilharia de corte térmico... diz serem mais eficientes termica e acusticamente duas janelas, em vez de uma só, com corte térmico. Ainda para mais porque eu decidi ter estores que segundo ele correm no meio das duas janelas, e os dois caixilhos, um de cada lado, diminuem as perdas termicas e acusticas, mesmo ao nivel da caixa de estore.
    Digam-me lá: é uma boa solução, ou nem por isso?
    Segundo a opinião dele até nem são necessárias que ambas as janelas tenham vidros duplos, diz que basta uma com vidros duplos e uma com vidro simples....
    Tenho duvidas... podem dar-me a vossa opinião?

eu não utiliza, realmente de prático não tem nada mesmo! deve ser das soluções mais contra-senso que tenho visto
    opte por uma caixilharia mas com corte termico e tome todas as medidas de isolamento do vão.
  16.  # 17

actualmente moro num apartamento com duas caixilharias de vidro e estores no meio, era incapaz de aconselhar, apesar de no meu caso funcionar basntate bem em termos de isolamento, em termos de limpeza não é nada aconselhado, limpo imensos vidros e não deixa de ser necessário ter de limpar os estores, pois continuam a sujar imenso. Apenas não precisaria de os limpar se mantivesse sempre todos os vidros fechados, o que acho inviável :)
    suponho que uma boa caixilharia com corte térmico e vidro duplo, mais estores de protecção funcione bem em termos de isolamento térmico e acústico.

Inicialmente preocupei-me também com o facto de a caixilharia de correr não funcionar tão bem, do ponto de vista térmico, mas depois deixei de me preocupar com isso porque na realidade tenho sempre uns milímetros das janelas de correr abertas, acho que fica um ar pesado em casa se ficarem todas fechadas, pelo menos nas áreas comuns costumam ficar um pouco abertas.

Quando mudar de casa devo continuar a precisar de abrir alguns dos vãos para a casa poder respirar, por isso não preciso que a caixilharia seja completamente estanque (a 100%). Segundo me disseram existe, a caixilharia de correr que existe homologada possui uns respiros porque estava demasiado estanque.

No entanto, fiz questão de que a caixilharia fosse com corte térmico, vidro duplo e vou colocar estores exteriores, que deverão funcionar térmica e acústicamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
    • kami
    • 9 dezembro 2009

# 18

Boas

Se o seu problema é falta de espaço então escolha as osciloparalelas... ou então as corredoras elevadoras... mas o preço destas últimas já são mais caras (muito mais)...

Em relação às osciloparalelas... térmicamente são muito boas, melhores que as corredoras elavadoras.

Em relação a ter 2 caixilarias... esqueça... não é prático e muito provavelmente vai gastar mais dinheiro. Coloque uma boa caixa de ar entre os vidros (no minimo 14mm) e consegue já muito boas prestações quer acústicas quer térmicas...

Cumps
  17.  # 19

Colocado por: kamiBoas

escolha as osciloparalelas... ou então as corredoras elevadoras...

Podem p.f. explicar-me a diferença entre umas e outras?
    Obrigada!
    • kami
    • 10 dezembro 2009

# 20

Boas

As corredoras elevadoras são parecidas com as de correr... mas são muito mais leves de correr e permitem uma melhor estanquicidade. São no entanto muito, muito caras e são utilizadas habitualmente em grandes vãos.

As osciloparalelas correm como as paralelas mas tem ainda uma outra vantagem que é a de fazerem o basculante inferior. Tem a desvantagem de obrigar a que uma das folhas sejam fixas e fica com um pequeno degrau no chão. São excelentes termicamente (superiores às corredoras). Quanto a mim são das melhores soluções que existem!

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo

0.0222 seg. NEW