Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite gostaria de pedir a vossa ajuda para descobrir o valor das mais valias a pagar.
    As mais valias é sobre o vpt da casa ou sobre o valor inicial que aparece nas Finanças?
    A casa é de 1991
    O valor inicial são 21000
    O vpt da casa neste momento são 103000
    A casa vai ser vendida por 140 000

    Quanto vou pagar de imposto sobre as mais valias?


    Um meu muito obrigado a quem puder ajudar
  2.  # 2

    Vai pagar sobre o valor de venda se for mais alto que o vpt, que parece ser o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vsfernandes28
  3.  # 3

  4.  # 4

    Qual o valor que tenho de meter para fazer as contas?
    Na página das Finanças tem lá uma janelinha que diz valor inicial 21000€ a casa é de 91
    A frente tem VPT 103000 avaliado em 2013.
    Qual o valor para calcular as mais valias?
    O vpt ou valor inicial?
  5.  # 5

    Mas fez a escritura de compra por que valor? Isso é que conta.
  6.  # 6

    140000€
  7.  # 7

    Colocado por: Vsfernandes28140000€

    De compra, nao de venda
  8.  # 8

    Usa o maior de 2,ou o custo de aquisição/construção (atualizado), ou o vpt atual.
  9.  # 9

    Pelo que sei, o que tem de fazer é calcular do seguinte modo:

    Valor de venda
    -
    Despesas com a venda ou valorização do imóvel há menos de 12 anos
    -
    Valor de aquisição, atualizado de acordo com os indices de valorização considerados pela AT.

    Nota: No caso de HPP havia isenção de pagamneto em caso de reinvestimento, nas condições que se encontravam definidas, e dedução de eventual amortização bancária, penso que este último elemento terminou este ano com a LOE.
    Concordam com este comentário: joseduro
  10.  # 10

    Desculpe, e o imposto devido é calculado sobre 50% do valor que resultar da fórmula anteriormente referida.
  11.  # 11

    Comprou a casa que vai vender por quanto?
  12.  # 12

    A habitação era HPP ou secundária?

    Se for secundária é sempre devido o pagamento da mais valia, não há como escapar.

    Se for HPP, se reinvestir a totalidade do capital recebido (ainda estou a estudar se o valor do empréstimo entra ou não no calculo - ainda há algumas duvidas sobre isso, há quem diga que sim e há quem diga que não) não tem que pagar mais valia.

    Claro que as despesas que @AMVP falou entram como deduções.
 
0.0155 seg. NEW