Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus estimados, queiram escusar-me se porventura este assunto já se houve aqui algures (abundante ou pontualmente) abordado, e se assim o foi, escapou-me certamente, no entanto, enquanto passeava as vistas pelo site "dinheirovivo" (passe a publicidade), fui de encontrar um link patrocinado que suscitou a minha particular curiosidade, tendo consequentemente visitado a página seguinte: http://conversaseq.dinheirovivo.pt/e-se-a-cor-do-tijolo-fosse-verde/?utm_source=dinheirovivo.pt&utm_medium=inrelated&utm_campaign=EQ

    O texto em si, deixa muito a desejar, pelo que, movido por uma curiosidade mais acutilante fui de efectuar uma singela e mui rápida pesquisa num conhecido motor de busca e fiquei com um misto de sentimentos, tanto agradavelmente como desagradavelmente surpreendido...

    Estando tão em voga o uso e abuso de uma linha de construção arquitectónica dita moderna / dita sustentável, por que não se vê mais este tipo de (bons) exemplos por cá? Ou sou eu que ando um tanto ou quanto distraído? Ou será que o eco-design ainda não caiu no goto dos avessos portugueses? Ou têm-se estas, ideias muito bonitas na teoria, mas na prática...

    https://www.peakoil.net/wp-content/uploads/2017/05/green-living-home-technologies.jpeg
    Esta infografia, meramente ilustrativa, foi retirada da net, não refletindo qualquer predilecção especial. No entanto, também se encontram projectos relativos à construção de prédios urbanos.
  2.  # 2

    Boas.
    De facto extremamente bonito e tive numa primeira fase essa mesma ideia, aquando planeava uma cobertura plana.
    O problema como sempre... Custos.
    Para cobrir 200m2 pediram-me sem exuberâncias de plantas na ordem dos 25000€+iva sem contar tudo o resto que advém com o método (isolamentos, escoamentos, visitável/ou não)...

    Infelizmente construir em Portugal é mau. Soluções diferentes estão fora de muitas bolsas.
    Aceita-se gastar 40000€ num carro mas quer-se uma construção para a vida por 100 ou 150000€...
    Concordam com este comentário: happy hippy, RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
  3.  # 3

    Colocado por: Anonimo06082021Mas como sou Trolha supostamente não terei sensibilidade para estas a coisas.
    Provavelmente o que tem mais sensibilidade! De vida. De tudo o que ja viu.
    Tenho bem pena de não pod€r fazer uma coisa assim...
  4.  # 4

    Preço
    Manutenção
    Executantes
    Possíveis problemas construtivos associados

    Tudo uma série de coisas que dificulta a opção pelo sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
  5.  # 5

    Gosto muito, e até acho que tudo que seja edificações monstruosas, principalmente nas cidades, devia ser obrigatório dedicar x % a vegetação. E quando nao é possivel, entao optar por fazê-lo nas coberturas.

    Em pleno séc XXI no centro de Lisboa conseguem edificar edifícios e blocos de apartamentos sem 1 único metro quadrado dedicado à vegetação. Em paralelo bota subir os impostos da gasolina porque é uma medida ecológica.

    Nao consigo viver em cidades por falta desta mancha de vegetação, do deficit de verde na paisagem. E já vivi em capitais europeias com boas ofertas a nível de parques e jardins públicos.

    Mas há que ser realista.

    Num pais onde nem dinheiro há para se comer em condições, em que o frango a 1.5€ é que reina na mesa, juntamente com o tomate de estufa que nao é mais que do agua, a malta obviamente nao pode dar prioridade a essas soluções técnicas.

    Isso é para as elites apesar de haver ja alguns a querer fazer a diferença.

    Em Coimbra o edifício da Honda foi "recentemente remodelado", onde a fachada sul foi toda transformada numa fachada vegetal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
      honda coimbra.png
  6.  # 6

    Soluções para coberturas ajardinadas já existem à bastante tempo cá em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
  7.  # 7

    Colocado por: NostradamusNum pais onde nem dinheiro há para se comer em condições, em que o frango a 1.5€ é que reina na mesa, juntamente com o tomate de estufa que nao é mais que do agua, a malta obviamente nao pode dar prioridade a essas soluções técnicas.
    infelizmente...
    Concordam com este comentário: RRoxx
  8.  # 8

    Colocado por: NostradamusNum pais onde nem dinheiro há para se comer em condições, em que o frango a 1.5€ é que reina na mesa, juntamente com o tomate de estufa que nao é mais que do agua, a malta obviamente nao pode dar prioridade a essas soluções técnicas.

    Qual quê, o que interessa é viver a 2 minutos a pé da farmácia, do banco, do hospital, da estação do metro, etc... Prioridades :|
  9.  # 9

    Temos as Natura Towers ali perto do Lumiar, todos os edificios de escritórios já deviam ser construídos como aquele, já ajudava! A ETAR em Alcantara tbm é fixe. Infelizmente temos poucos casos...É muito do que diz o Nostradamus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
  10.  # 10

    A casa do meu pai tem plantas não só na cobertura do r/c como também na do primeiro andar mas ele não vive em Portugal. Vou lhe pedir umas fotos - é muito giro! Sei que aquilo tinha um objetivo a nível de eficiência energética mas não sei explicar bem. Logo partilho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
    • CJ
    • 26 maio 2021 editado

     # 11

    Boa tarde
    Manter Algo do genero em Portugal acabara por nao se tornar ecologico,devido so gasto de agua para manter a coisa verde,eu resido na Alemanha existe muitas coberturas de Garagen assim mas no verao aquilo ê so palha,se aqui as coberturas secam em Portugal corre se o risco de a coisa incendiar.
    Eu resido aqui à poucos anos e realmente existe uma grande diferenca em termos de mentalidade a nivel de ecologia.
    Aqui na maior parte dos jardins privados tem os chamados Hotels para insectos,colocam bebedouros vom agua para passaros e insectos,principalmente durante o inverno colocam alimento para os passaros,aqui é proibido podar arbustos ou arvores a partir de abril porque nessa altura os passaros comecam a contruir seus ninhos.
    Posso dizer aqui à uns Dias atras um Youtuber foi severamente criticado nos comentarios do seu Video por utilizar uma vassora de limpar folhas da relva em plastico por causa da poluicao com microplasticos.
    Apesar de viver praticamente no centro de uma cidade é comum ver imagem como coloquei ai,foi uma Fotografia tirada agora à pouco no meu relvado,saliento que nao se trata de um coelho domestico.
    Concordam com este comentário: NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
      Screenshot_20210526-205110_Gallery.jpg
    • CJ
    • 26 maio 2021

     # 12

    Colocado por: Anonimo06082021

    Ve-se muitas mas em plástico.

    As de fachada não fazem o mesmo que as de cobertura...As de cobertura servem outros propósitos e tem mais funções.

    Aqui é tudo no sentido contrário,até a relva é plástica ....mais micro plástico.

    Depois se não me esquecer eu ponho umas fotos das partículas dessas relvas da moda.

    Alem dos micro plasticos a destruicao do solo pra colocar a relva em cima.
    Num Futuro proximo esse tipo de relvas irao ser proibidas, e quem as colocou vai ver suas propriadades desvalorizadas.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  11.  # 13

    Colocado por: CJBoa tarde
    Manter Algo do genero em Portugal acabara por nao se tornar ecologico,devido so gasto de agua para manter a coisa verde,eu resido na Alemanha existe muitas coberturas de Garagen assim mas no verao aquilo ê so palha,se aqui as coberturas secam em Portugal corre se o risco de a coisa incendiar.
    Eu resido aqui à poucos anos e realmente existe uma grande diferenca em termos de mentalidade a nivel de ecologia.
    Aqui na maior parte dos jardins privados tem os chamados Hotels para insectos,colocam bebedouros vom agua para passaros e insectos,principalmente durante o inverno colocam alimento para os passaros,aqui é proibido podar arbustos ou arvores a partir de abril porque nessa altura os passaros comecam a contruir seus ninhos.
    Posso dizer aqui à uns Dias atras um Youtuber foi severamente criticado nos comentarios do seu Video por utilizar uma vassora de limpar folhas da relva em plastico por causa da poluicao com microplasticos.
    Apesar de viver praticamente no centro de uma cidade é comum ver imagem como coloquei ai,foi uma Fotografia tirada agora à pouco no meu relvado,saliento que nao se trata de um coelho domestico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:happy hippy
      Screenshot_20210526-205110_Gallery.jpg


    Com esse tamanho também não me parece bravo.
  12.  # 14

    Conheci estas há uns tempos na série Echologis que passou na RTP2
    https://www.naturadream.com/naturadome
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, CJ
    • CJ
    • 27 maio 2021

     # 15

    Colocado por: TicMic

    Com esse tamanho também não me parece bravo.


    Colocado por: TicMic

    Com esse tamanho também não me parece bravo.

    Pode acreditar que se trata de um coelho bravo a fotografia esta com muito zoom.
    Mas os coelhos bravos aqui sao enormes.
    Ele vem aqui de vez enquando tentarei tirar uma fotografia com mais qualidade
    • RCF
    • 27 maio 2021

     # 16

  13.  # 17

    Se os sistemas de impermeabilização já são o que são sem coberturas ajardinadas imagine com.

    Alem dos custos associados que não estão ao alcance do comum mortal tuga, desde a construção à manutenção normal, sistema de rega, etc.

    A única solução que oferece alguma garantia de longo prazo para coberturas desse género (que eu conheça) é com "impermeabilização" em zinco.
  14.  # 18

    Singapura é dos locais mais verdes que já vi (clima ajuda um pouco) apesar de todo o metro quadrado estar construido.

    Alguns exemplos e reparem como as pontes, os viadutos estão "disfarçados".
    Concordam com este comentário: hangas
      c83468e0b25c676e7290aead633a17c1.jpg
      https___blogs-images.forbes.com_yjeanmundelsalle_files_2017_02_dezeen_PARKROYAL-on-Pickering-by-WOHA_14.jpg
      Untitled2.jpg
  15.  # 19

    Londres também é uma cidade muito verde. Deve ser das cidades europeias com mais m2 de parques verdes por habitante.
    E mesmo nas zonas mais edificadas quase todos os prédios têm um roof top garden. E não interessa se têm 5 pisos ou 50.

    Alguns são autenticos ecosistemas, com arvores de porte razoavel, passarada, etc.



    Na urbanização onde vivia todos os blocos de predios (courts) tinham um jardim interior ao nivel do 1 piso, e por cima das garagens. Todos eles com arvores de alguma dimensão, lagos, etc.
    Por isso não percebo o busílis das impermeabilizações.
      Screenshot 2021-05-27 at 11.12.51.png
    •  
      RRoxx
    • 27 maio 2021 editado

     # 20

    na londres onde eu estive (camden) nao havia coberturas verdes... muito menos em zonas residenciais.

    Devem estar a confundir o topico, isto não é sobre jardins. O Happy falou sobre coberturas verdes, é outro campeonado.

    Mas cá tambem ha jardins sobre garagens, não é nada novo ou estupidamente inovador.
 
0.0229 seg. NEW