Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, tenho uma dúvida quanto à instalação de gás natural na minha residência.

Tenho instalação marcada, e estiveram aqui em casa a ver como haveriam de fazer a instalação.

Eu queria que seguissem a linha de tubagem que já tenho instalada para as garrafas do gás, que estão na garagem e depois a tubagem sobe para a cozinha.

Mas quando lhes disse que queria que seguissem essa linha, informaram que não têm material para trabalhar dentro de armários, máquinas para furar e fazer buracos, e então querem-me fazer um buraco no chão da cozinha e subirem depois até ao tecto e só depois descer para o fogão e para o esquentador.

Sou obrigado a aceitar a instalação como eles querem ou dentro de casa têm que instalar como eu desejo?

Obrigado pelas respostas.
  2.  # 2

Obrigado a aceitar não é diz que não aceita e eles vão embora.

Se houver outros que não fazem o que pretende, vão embora de novo, o único problema é que continua sem gás.
  3.  # 3

Não dá para utilizar a instalação atual fazendo apenas as adaptações necessarias?
  4.  # 4

Colocado por: nielskyNão dá para utilizar a instalação atual fazendo apenas as adaptações necessarias?

Dizem que não.

Mas acho estranho não terem material para o que seja necessário para uma instalação como o cliente quer.
  5.  # 5

Colocado por: VarejoteObrigado a aceitar não é diz que não aceita e eles vão embora.

Se houver outros que não fazem o que pretende, vão embora de novo, o único problema é que continua sem gás.

Dentro de minha casa as coisas são feitas à minha maneira, e deduzo que dentro da sua também, não preciso que venham pessoas de fora mudar a estética da casa e ter tubos à mostra por todo o lado.

Podem não instalar como quero na primeira vez, mas vão ter que deixar isso escrito na ordem de trabalhos que terei que assinar, e o motivo porque não instalaram, não ter material, porque caso não fique escrito, não assino nada e serão eles a ter que justificar na empresa porque não instalaram.

E a seguir segue reclamação para a empresa.

Vivi diversos aos sem gás natural, não me incomoda ter que viver mais alguns.
    • fpc
    • 26 maio 2021 editado

# 6

É através da Galp que lhe está afazer a instalação?
  6.  # 7

hahahahahahahaa isso não é bem assim gás não é igual a água

Gás existem normas, legislação, procedimentos etc etc por isso não é como você quer...
  7.  # 8

Boocs,
    Quais as condições de contrato para esse trabalho?
  8.  # 9

Colocado por: Luis81hahahahahahahaa isso não é bem assim gás não é igual a água

Gás existem normas, legislação, procedimentos etc etc por isso não é como você quer...

E para a água...e para a eletricidade....e para tudo.
  9.  # 10

Colocado por: Luis81hahahahahahahaa isso não é bem assim gás não é igual a água

Mas então terão que me dar um motivo válido para não quererem usar a linha que está montada e não dizerem que não têm material para trabalhar dentro de armários.
  10.  # 11

Colocado por: BoocsMas então terão que me dar um motivo válido para não quererem usar a linha que está montada

Normalmente é devido ao diametro do tubo de cobre.
  11.  # 12

Boa noite.
    Há aí alguma coisa que não bate certo.
    Pode colocar fotos de como tem a instalação e de como querem fazer a nova instalação?
  12.  # 13

Depois de fazer a instalação de gás a mesma só será abastecida pela distribuidora e a aprovada pela entidade inspetora se cumprir com as normas... pode fazer como quer mas caso não cumpra nunca terá gás natural em casa....
    • size
    • 27 maio 2021 editado

# 14

Colocado por: BoocsBoa tarde, tenho uma dúvida quanto à instalação de gás natural na minha residência.

Tenho instalação marcada, e estiveram aqui em casa a ver como haveriam de fazer a instalação.

Eu queria que seguissem a linha de tubagem que já tenho instalada para as garrafas do gás, que estão na garagem e depois a tubagem sobe para a cozinha.

Mas quando lhes disse que queria que seguissem essa linha, informaram que não têm material para trabalhar dentro de armários, máquinas para furar e fazer buracos, e então querem-me fazer um buraco no chão da cozinha e subirem depois até ao tecto e só depois descer para o fogão e para o esquentador.

Sou obrigado a aceitar a instalação como eles querem ou dentro de casa têm que instalar como eu desejo?

Obrigado pelas respostas.

O gás natural é mais leve que o ar..

A reconversão da tubagem para o gás natural, possivelmente, tubagem à vista, objecto de inspecção para ser aprovada, não pode obedecer a um projecto seu, à sua maneira, mas sim ao que determina a legislação, penso eu...

Artigo 19.º

Tubagens à vista

1 - Nas tubagens à vista:

a) Os troços horizontais devem ficar situados até 0,2 m do tecto ou dos elementos da estrutura resistente do edifício;

b) Os troços verticais devem ficar na prumada das válvulas de corte dos aparelhos que alimentam.

2 - As tubagens à vista que atravessem um pavimento interior devem ser protegidas por uma manga, a qual deve:

a) Ser resistente à corrosão provocada pela água ou por outros produtos;

b) Ficar complanar com o tecto na sua extremidade inferior e ultrapassar o pavimento em, pelo menos, 0,05 m, conforme se ilustra na figura 3;

c) Ser preenchida com uma matéria isolante e não higroscópica no espaço anelar entre a tubagem e a protecção.

3 - As tubagens à vista não devem ficar em contacto com quaisquer outras tubagens, cabos eléctricos ou similares, sendo as distâncias mínimas entre aquelas e estes de 3 cm em percursos paralelos e de 2 cm nos cruzamentos.

4 - As tubagens de gás não devem estar em contacto com as condutas de evacuação de produtos de combustão, respeitando-se as distâncias mínimas indicadas no número anterior.

5 - A forma dos suportes da tubagem e a distância entre estes são da inteira responsabilidade do projectista, o qual deve garantir, na elaboração do projecto, a segurança da instalação.
  13.  # 15

Além da legislação têm que ver o que é que a distribuidora permite ou não.
  14.  # 16

Peça a um técnico certificado que lhe faça um projeto conforme pretende e depois só manda executar.

0.0186 seg. NEW