Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: reator22

    Sim, a minha casa esta virada a nascente e sul, mas tem palas que agora a partir de abril cobrem toda a area de vidro, pelo que abandonei também os estores. Como os orçamentos estão sempre a descarrilar, sou obrigado a deixar apenas pré-instalação e ver depois o que fazer. Contudo a pré-instalação de piso radiante é metade do orçamento, e pode não justificar. Ponderei pré-instalação de aquecimento central ou mesmo ventiloconvectores, mas estou bastante relutante porque não tenho paredes para radiadores (pouco espaço). Ventilconvectores usam água ate 45 graus, radiadores precisam de água mais quente, portanto menos eficiente. Terei de meter bomba de calor para aquecimento de aguas sanitárias e pensei que poderia aproveitar e colocarnuma que fizesse aquecimentos central, mas os preços triplicam ao ponto que a solução ar condicionado multisplit 5 unidades cassete de embutir da LG ou Samsung ficam pelo preço de uma bomba de calor isoladamente (5 a 6000 euros). Ar condicionado é sem duvida muita mais barato, contudo para quem provavelmente so precisará de aquecer apenas e não resfriar a casa, parece contra-producente aquecer a casa pelo teto (o ar quente sobe) e sentir a falta de homogeneidade da temperatura pelos espaços.

    Como sempre, este é um tema muito difícil de chegar a uma conclusão clara.

    Concordo com tudo o que escreveu, por isso este tema da climatização é controverso. No fim do dia, é a carteira que vai decidir.
  2.  # 22

    Colocado por: reator22

    Sim, a minha casa esta virada a nascente e sul, mas tem palas que agora a partir de abril cobrem toda a area de vidro, pelo que abandonei também os estores. Como os orçamentos estão sempre a descarrilar, sou obrigado a deixar apenas pré-instalação e ver depois o que fazer. Contudo a pré-instalação de piso radiante é metade do orçamento, e pode não justificar. Ponderei pré-instalação de aquecimento central ou mesmo ventiloconvectores, mas estou bastante relutante porque não tenho paredes para radiadores (pouco espaço). Ventilconvectores usam água ate 45 graus, radiadores precisam de água mais quente, portanto menos eficiente. Terei de meter bomba de calor para aquecimento de aguas sanitárias e pensei que poderia aproveitar e colocarnuma que fizesse aquecimentos central, mas os preços triplicam ao ponto que a solução ar condicionado multisplit 5 unidades cassete de embutir da LG ou Samsung ficam pelo preço de uma bomba de calor isoladamente (5 a 6000 euros). Ar condicionado é sem duvida muita mais barato, contudo para quem provavelmente so precisará de aquecer apenas e não resfriar a casa, parece contra-producente aquecer a casa pelo teto (o ar quente sobe) e sentir a falta de homogeneidade da temperatura pelos espaços.

    Como sempre, este é um tema muito difícil de chegar a uma conclusão clara.
    por esses orçamentos de radiantes e afins estarem como estão,vou colocar na minha AC, o que não queria, mas os valores estão ridículos. Vou colocar TB uma boa salamandra (ADF) e como gosto de acender o lume, vai acabar por aquecer sala e cozinha (Open space), a suíte em cima vai TB aquecer pois vou deixar o tubo de exaustão à vista. Qualidade preço acho que será a opção mais viável.
  3.  # 23

    Colocado por: paulospor esses orçamentos de radiantes e afins estarem como estão,vou colocar na minha AC, o que não queria, mas os valores estão ridículos. Vou colocar TB uma boa salamandra (ADF) e como gosto de acender o lume, vai acabar por aquecer sala e cozinha (Open space), a suíte em cima vai TB aquecer pois vou deixar o tubo de exaustão à vista. Qualidade preço acho que será a opção mais viável.

    Concordo em absoluto. Vou optar pelo mesmo com saídas para 2 quartos no piso de cima. O bom é inimigo do ótimo.
    Concordam com este comentário: paulos
 
0.0119 seg. NEW