Iniciar sessão ou registar-se
    • nunoo
    • 27 maio 2021 editado

     # 1

    Boas!

    Gostaria de obter a vossa opinião e criar um meio de discussão sobre a opção de avançar para a compra de um terreno e construção de uma moradia entre 2021 e 2022.

    Tenho tido contacto com vários relatos de que existe cada vez mais escassez de matéria prima e um aumento brutal nos valores dos materiais, principalmente nos metais, madeiras e derivados de plásticos.

    Isso leva-me a pensar se deveria focar a minha atenção na compra de um imóvel para remodelar ou se esta crise nos materiais não será um problema significativo para avançar para a construção que pretendo.

    O meu objetivo é construir com capitais próprios uma Moradia térrea T2 com 80 a 90m2, por cerca de 110.000€, com IVA, projetos e licenças.

    Qual a vossa opinião?
    • RCF
    • 27 maio 2021

     # 2

    Avance!
    Nesta matéria, não se deve ficar à espera que as coisas melhorem...
  1.  # 3

    Com essa verba de que dispõe fica com a casa a meio. Provavelmente nem vê o tijolo
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  2.  # 4

    Colocado por: nunooO meu objetivo é construir com capitais próprios uma Moradia térrea T2 com 80 a 90m2, por cerca de 110.000€, com IVA, projetos e licenças.

    Qual a vossa opinião?


    se tem capitais próprios de 110k avancem se correr algo mais sempre pode pedir um pequeno crédito para acabar a moradia.
  3.  # 5

    Obrigado pelas respostas!

    Não referi no inicio, mas os 110k seriam apenas para a construção (com IVA, projetos e licenças como disse). O terreno já estaria assegurado.

    Vamos ver se avanço com esta odisseia!
  4.  # 6

    Dependendo da zona do país pode não chegar
  5.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoDependendo da zona do país pode não chegar


    Zona de Ovar
  6.  # 8

    Referir que será uma casa mesmo muito simples / tradicional, sem luxos.
  7.  # 9

    Colocado por: marteloescoproCom essa verba de que dispõe fica com a casa a meio. Provavelmente nem vê o tijolo

    Deve ficar pelo dobro nao?
    Se com 110000€ nao constrói uma casa!
    Incrivel o que se lê por aqui.
    Concordam com este comentário: RabInv, Ultrabasslx, antonylemos, somdigital, frpin, tviegas
  8.  # 10

    Colocado por: nunootradicional
    ainda nao sei o que quer dizer esta palavra quando falam de casas
  9.  # 11

    Deve querer dizer que não tem cobertura plana, nem grandes vãos
  10.  # 12

    Fazendo umas contas de merceeiro (sem desprezo pela arte).

    110 000 com IVA dá +\- 90 000€
    Subtraindo uns 10 000€ para projectos taxas e taxinhas dá uns 80 000€.
    Ora assumindo a bitola de que se faz uma coisa decente por 1000€/m2 dará para os seus 80m2.
    Não se estique nos materiais.
    Tente contractar algumas especialidades directamente e deverá conseguir com alguma paciência e pesquisa.

    Não esqueça dos arranjos exteriores.


    Abr
    Boa Sorte.
  11.  # 13

    Durante estes 2 ultimos anos, os valores das matérias primas têm subido e muito.
    Existem materiais que num trimestre subiram 2x.
    O ferro por exemplo está a um valor absurdo...tal como os isolamentos.
    Mas uma coisa é certa..mesmo que o produto base baixe de preço, os PVP manter-se-ao...
  12.  # 14

    Em Ovar, mesmo que dê entrada do projecto já este mês, nem lá para Agosto do próximo ano tem licença de construção
  13.  # 15

    Na minha zona, considerada zona barata ja me ando a mentalizar ha uns tempos para os 1000€/m2 mais iva por cada m2 bruto.
    Sem qualquer tipo de arranjos exteriores incluido, construir esta caro.
  14.  # 16

    Colocado por: zedasilvaEm Ovar, mesmo que dê entrada do projecto já este mês, nem lá para Agosto do próximo ano tem licença de construção
    A sério? cruzes... Espero que isso não seja muito genérico!...
  15.  # 17

    Colocado por: gil.alvesEspero que isso não seja muito genérico!...

    Na zona centro, Ovar é talvez das câmaras mais complicadas. A menos que "tenha conhecimentos".
    Como a policia já lá esteve na terça-feira, provavelmente só lá irá outra vez daqui a 4 anos e nessa altura já deve ter o projeto aprovado.
  16.  # 18

    Colocado por: IronManSousaDeve querer dizer que não tem cobertura plana, nem grandes vãos


    Exato!

    Ter dito tradicional é um pouco vago é certo, mas no âmbito geral, penso que falar de uma casa tradicional em Portugal significa falar de uma forma retangular (12x7m) e um telhado de 2 águas. Mas será certamente algo a discutir no futuro com o arquiteto de forma a otimizar-mos ao máximo o orçamento.
  17.  # 19

    Colocado por: gil.alvesFazendo umas contas de merceeiro (sem desprezo pela arte).

    110 000 com IVA dá +\- 90 000€
    Subtraindo uns 10 000€ para projectos taxas e taxinhas dá uns 80 000€.
    Ora assumindo a bitola de que se faz uma coisa decente por 1000€/m2 dará para os seus 80m2.
    Não se estique nos materiais.
    Tente contractar algumas especialidades directamente e deverá conseguir com alguma paciência e pesquisa.

    Não esqueça dos arranjos exteriores.


    Abr
    Boa Sorte.


    Obrigado pela resposta!

    Tenho alguma facilidade em contratar diretamente algumas especialidades e mesmo ao nível de Arquitetura e Fiscalização também consigo algum apoio.

    Quanto aos materiais, o objetivo é ter algo muito uniforme e com uma escolha inteligente dos mesmos.

    Sobre os arranjos exteriores, estava a contar apenas com muro e passeios (interior até à habitação e exterior público) na frente e ajardinar o resto do terreno.

    Conseguem-me elucidar se sou obrigado por lei a fazer mais algum arranjo exterior?
  18.  # 20

    Colocado por: zedasilvaEm Ovar, mesmo que dê entrada do projecto já este mês, nem lá para Agosto do próximo ano tem licença de construção


    É assim tão mau? Que municípios vizinhos (Espinho, Gaia, Porto, Matosinhos…) se "comportam" melhor?
 
0.0186 seg. NEW