Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    contratei um empreiteiro para fazer uma remodelação.
    Apenas verbalmente fizemos o orçamento tal como estipulamos o prazo. Nunca colocou qualquer problema.

    Já paguei bem mais do que 50% da obra (tinha ficado combinado receber à medida que as divisões fossem concluidas), mas constante me estava a pedir dinheiro para pagar aos trabalhadores. Inclusivamente cheguei a ter que pagar diretamente a um deles. Até cheguei a ter que comprar e emprestar ferramentas para os trabalhadores.
    O empreiteiro falhou com os prazos duas vezes e ainda não completou nenhuma divisão do apartamento.

    O que fez, ficou mal feito e tenho que pagar a outra pessoa para fazer e para terminar, uma vez que a palavra desta pessoa não é de fiar. Desde o inicio que os prazos foram bem definidos e o senhor sabia da urgência para terminar a obra nos prazos estipulados e mesmo assim foi falhando e pediu mais tempo. os atrasos não se deveram a imprevistos na obra ou falta de material, mas sim a falta de trabalhadores da parte dele. Decidi dispensa-lo para que outro fizesse o trabalho.

    Cada vez que ia visitar a obra, a obra parecia igual e nada avançava. Detetei varios erros e pedi para corrigirem e não o fizeram (agora já dá mais trabalho corrigir do que remendar).

    O empreiteiro agora está a pedir-me o dinheiro em falta. Tenho obrigação de lhe pagar? Tendo em conta que ele falhou com os prazos e o trabalho que entregou não tem a qualidade prometida?

    Obrigado,
    Jorge
  2.  # 2

    Tem contrato? Não pague e deixe andar até ficar pronto e bem feito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPereira84
  3.  # 3

    Obrigado Ricardo.
    Tem contrato?


    Foi tudo verbal. O problema é que tenho que me mudar para o apartamento e não posso deixar andar. Mas quanto a prazos foi tudo colocado em cima da mesa e não houve qualquer objeção por parte do empreiteiro. Dai o ter dispensado porque ele não avançava e apenas pedia mais dias então tive que colocar outra pessoa.

    Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: JPereira84O empreiteiro

    Tem alvará do IMPIC, é que se não tiver não é empreiteiro.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPereira84
  5.  # 5

    Falta assim tanta coisa ? Porque razão ele não cumpriu os prazos? Deve ser o último andar sem elevador já me deram uma desculpa do gênero
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPereira84
  6.  # 6

    Tem alvará do IMPIC, é que se não tiver não é empreiteiro.

    Nunca me apresentou alvará. Passado uns tempos li em comentarios que não tem qualquer licença ou alvará.

    Falta assim tanta coisa ? Porque razão ele não cumpriu os prazos? Deve ser o último andar sem elevador já me deram uma desculpa do gênero

    Não consigo dizer, só me apresenta desculpas. A dizer que o trabalhador não pode ir porque estava doente, em outro dia não conseguia ir trabalhar porque o trabalhador rejeitou, houve um falecimento, a esposa está doente, etc..

    De todos os trabalhos que lhe pedi (pavimentos e revestimentos ceramicos, pintura, chão flutuante) nenhuma divisão ficou terminada em ambos os prazos que lhe dei.

    Agora já o dispensei mas quer receber o resto do dinheiro do orçamento que me apresentou. Sou legalmente obrigado a pagar? Visto que ele entrou em entrou em incumprimento do que foi acordado verbalmente?

    Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: JPereira84Nunca me apresentou alvará. Passado uns tempos li em comentarios que não tem qualquer licença ou alvará.

    Portanto não é empreiteiro, trate-o por biscateiro para não insultar os empreiteiros.
    Quanto ao alvará os empreiteiros não tem que o apresentar, qualquer pessoa pode verificar isso no site do IMPIC. É uma obrigação dos donos de obra, não se esqueça disto quando contratar o próximo.
    Concordam com este comentário: josealmeida, Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Holy_Grail, JPereira84
  8.  # 8

    Obrigado pelo conselho Picareta!
    Por acaso não sabe se legalmente sou obrigado a pagar o resto do orçamento?

    Obrigado
  9.  # 9

    Jpereira quando e que fez a suspensão?
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPereira84
  10.  # 10

    Reduto25,

    Fiz no Sábado ao fim do dia (29/05). O prazo acordado era dia 27 de Maio. No sábado passado (22/05) vi a obra muito atrasada mas ele garantiu-me a entrega até sexta feira (28/05), prometendo que ia por 3 trabalhadores por dia para acabar. Durante a semana quase toda esteve apenas um trabalhador, apenas nos dias 27 e 28 vi dois trabalhadores. Pediu-me o sábado dizendo de novo que iam 3 trabalhadores (ele inclusivé), mas ele só la esteve durante umas horas e teve la um trabalhador o dia todo. O que não foi suficiente para terminar a obra. No mesmo dia voltou a pedir mais 2 dias sendo que 2 dias não são claramente suficientes para terminar a obra (os 2 dias seriam domingo e segunda, sendo que domingo estaria muito limitado ao trabalho que poderia fazer).

    O senhor falhou os 2 prazos dados, disse varias vezes que precisava da obra feita no prazo estipulado porque tenho que me mudar e não tenho outro sitio para ficar. Claramente que a obra não foi uma prioridade para ele. De semana para semana, as diferenças foram muito poucas mas tinha sempre uma desculpa.

    Obrigado
  11.  # 11

    Pediu lhe o Sábado?

    Bem nao me diga que homem foi fazer obras num Sábado , ainda por cima com a situação do covid os seus novos vizinhos devem o adorar .

    Já vi a historia toda .. Eu so pagava o que o homem fez tente chegar a um acordo de valores ,se ele nao cumpriu com os prazos nem acabou a obra e para a próxima arranje alguém que nao se arme em Xico esperto e acha que prevalece perante a lei.

    Para ter coragem de fazer uma coisa dessas imagino o que ele nao tenha feito na sua casa , alias nem quero iamginar!

    E em Lisboa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPereira84
  12.  # 12

    Pediu-me sábado, trabalhou lá mas em tarefas que não fizessem barulho (carregou entulho e pintou um armario).

    E ainda queria o domingo para cortar chão flutuante, obviamente que disse que não.
    O que fez, fez muito mal muito mal, e eu não sendo da area consigo ver a olho nu, completamente sem brio no seu trabalho.

    Foi na margem sul.
  13.  # 13

    Então se não tem contracto, presumo facturas nem vèlas, pagou alguma coisa por transferência bancaria?
    Se ja o dispensou mande-o à vidinha dele e siga para a frente mas desta vez não vá em patos bravos. Assine, combine e facture. so assim tem garantia e esta legal.

    O barato sai caro... ja deve ter ouvido isso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPereira84
  14.  # 14

    Se tivesse cá vindo antes de começar a obra, ter-lhe-iam dito:
    1. É obrigatório ter um contrato (e, pelo menos, um orçamento com datas) escrito.

    2. Confirmar que o empreiteiro tem alvará e seguro de acidentes de trabalho
    Colocado por: PicaretaÉ uma obrigação dos donos de obra, não se esqueça disto quando contratar o próximo.

    3. Pedir as facturas dos pagamentos que efectuar
    Colocado por: gil.alvesO barato sai caro


    O que tem a fazer:
    - confirmar que esse biscateiro não tem alvará (site do IMPIC). Se assim for, tanto ele COMO VOCÊ estão sujeitos a multas.
    - avaliar quanto lhe vai custar concluir o trabalho com outro empreiteiro.
    - acertar as contas com o biscateiro, tendo em conta quanto vai ainda gastar.
    - se ele não concordar, proponha-lhe (na boa!) levarem o assunto a tribunal para ser um juiz a decidir.
    Concordam com este comentário: Holy_Grail, JPereira84
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPereira84
 
0.0194 seg. NEW