Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No dia da escritura um cheque será entregue a si e outro ao seu irmão, guarde imediatamente o seu num bolso/carteira, o seu pai não poderá estar presente na escritura pois não é proprietário a menos que tenha procuração para representar o seu irmão.
    Se tem medo que lhe roubem o cheque contrate alguém para ir consigo à escritura (terá de ficar do lado de fora) e mal saia da escritura vá directamente ao banco depositar o cheque (veja previamente qual a agência do seu banco mais perto do local da escritura e marquem a escritura para um horário de modo a que consiga depositar o cheque no próprio dia).

OBS: qualquer pessoa pode fazer um deposito na sua conta, daí o seu pai tê-lo feito na outra situação, para levantar é que terá de pertencer à conta.
  2.  # 2

Colocado por: ELuísMARFER,

o mais engraçado, é que o meu pai já depositou um cheque bancário meu numa conta conjunta minha há uns 6 ou 7 anos, e eu não o assinei. Na altura foi por mutuo acordo (é uma situação que nada tem a ver com esta). Eu esqueci-me de assinar e ele esqueceu-se de pedir, resultado, quando ele se lembrou já estava em Lisboa a 300 kms dele. Mesmo assim, depositou-o numa conta conjunta e eu não assinei nada.

Não há maneira de ser um cheque bancário encriptado (acho que é assim que se diz) que só eu possa deposita-lo? Vai ser um cheque dado pelo gestor bancário no dia da escritura, uma vez que quem vai comprar a casa é com o empréstimo do banco. Se calhar, perguntava qual o banco e informava-me com eles, talvez? Enfim, tudo o que puder fazer para tornar isto o mais seguro possível para mim melhor, dada a situação.

Obrigado.

Mas repare que nessa situação o seu pai tinha o cheque fisico com ele e apenas o conseguiu depositar numa conta onde também constasse o seu nome. Neste caso quem terá o cheque é você, não o seu pai. O que impossibilitará de o depositar seja onde for pois o cheque será entregue nas suas mãos.
  3.  # 3

OK. Muito obrigado pela vossa atenção e conselhos.

Bom continuando o filme, não me querendo armar em forte, medo do meu pai ou mesmo medo do meu irmão de me quererem ambos tirar o cheque à força não tenho. Tenho é receio é de algum amigo do meu irmão. Pelo que estou a perceber o ideal seria um cheque "não endossável" ou "sem endosso" para que só eu possa deposita-lo? Pelo menos assim, evitava uma eventual coboiada. Ou então contrato alguém como o smst aconselhou.
  4.  # 4

O cheque com ou sem endosso, desde que seja numa conta que seja titular, não serve para nada, o "sem endosso", serve para alguém depositar o cheque numa conta que não seja titular.

Isso do "só eu a depositar" não existe, mesmo que seja não à ordem, qualquer pessoa pode depositar o cheque numa conta em que está o nome no cheque seja titular.

Legalmente qualquer cheque, pode ser depositado por qualquer pessoa numa conta que seja titular, por exemplo sua e do seu pai.

Não vale a pena andar a inventar, quer que o cheque vá para uma conta só sua, tome posse do cheque e não o dê ao pai, para ele depositar na vossa conta conjunta.
  5.  # 5

OK, esclarecido. Obrigado!!

Estava a pensar consultar-me com um advogado antes da escritura (embora não conheço nenhum e isso não jogue a favor), mas pelo que li aqui será desnecessário, certo?
  6.  # 6

Colocado por: ELuísOK, esclarecido. Obrigado!!

Estava a pensar consultar-me com um advogado antes da escritura (embora não conheço nenhum e isso não jogue a favor), mas pelo que li aqui será desnecessário, certo?

Temendo que possa ser alvo de roubo do cheque, talvez , acompanhado por um segurança.
  7.  # 7

Colocado por: size

Temendo que possa ser alvo de roubo do cheque, talvez , acompanhado por um segurança.

E confiar que não seja assaltado pelo mesmo ;)
  8.  # 8

Um cheque roubado não serve para nada. Andam a ver muitas novelas...
  9.  # 9

Colocado por: Bondi

E confiar que não seja assaltado pelo mesmo ;)

O eventual segurança, nunca será problema, pois não tenho nenhuma conta conjunta com ele
    • Bondi
    • 5 junho 2021 editado

# 10

Colocado por: ELuís
    O eventual segurança, nunca será problema, pois não tenho nenhuma conta conjunta com ele

Tem o seu pai....
  10.  # 11

Mas claro que isto é um exagero.
    Contrate alguém de fora se estiver inseguro e siga...
  11.  # 12

Obrigado a todos.

Cumprimentos
  12.  # 13

Eluis, a sua situação e os seus receios são muito fáceis de resolver.
    Vá ao banco, ou bancos, onde tem contas conjuntas com o seu pai e/ou irmão e desvincule-se das mesmas. Assim, se eles lhe roubarem o cheque bancário já não o podem depositar nessas contas...
  13.  # 14

Colocado por: VCACVá ao banco, ou bancos, onde tem contas conjuntas com o seu pai e/ou irmão e desvincule-se das mesmas. Assim, se eles lhe roubarem o cheque bancário já não o podem depositar nessas contas
    não é assim tão simples pois para encerrar uma conta conjunta precisa de acordo de todos os titulares e se existirem passivos nem o banco deixa, para existir um passivo basta existir um cartão de credito por exemplo com saldo utilizado.
  14.  # 15

O Jorgealves tem razão.
    Não estava a sugerir encerrar as contas, mas efectivamente, para qualquer alteração nas mesmas, como a saída de um titular, necessita da concordância e assinatura de todos os titulares...
    (é o que dá vir aqui escrever antes de beber café... 😉) peço desculpa pela "tonta" sugestão.

Sendo assim, a única safa é garantir que o cheque não é roubado no percurso entre o notário e o seu banco. Leve um ou dois amigos consigo.
  15.  # 16

É possível um titular auto-desvincular-se da conta. É um processo mais burocratico, mas ninguém é obrigado a pertencer a uma conta contra a sua vontade.
  16.  # 17

Se tem receio que lhe roubem o cheque entre o local da escritura e a agencia bancaria, faca-se representar por um advogado ou similar.
  17.  # 18

Estou a tentar um advogado e que um amigo me acompanhe.

Se por acaso alguém aconselhar um advogado que domine esta área, na zona de Lisboa, agradeço.

Obrigado mais uma vez.
    • ELuís
    • 16 junho 2021 editado

# 19

Já falta pouco para o final do novela.

Parece que não vão ser 2 cheques como está no CPCV mas sim 3 para pagar 2 partes iguais. 2 cheques da UCI (não conhecia esta entidade) e outro dos próprios promitentes compradores que vão pagar mais uma tranche com capitais próprios. E para quem é que estão destinados os 2 cheques? Para mim...bolas...
  18.  # 20

Colocado por: ELuísE para quem é que estão destinados os 2 cheques? Para mim...bolas...

E qual é o problema?
    Você gosta de complicar.

Não se esqueça do último episódio da novela :-))

0.0235 seg. NEW