Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá.
    Tenho orçamentada a instalação de BC para PRH (com arrefecimento) e outra para AQS.
    Não tenho orçamento, mas penso instalar BC na piscina (com cobertura).

Todos os construtores com quem falei dizem ser necessário BC distintas, (PRH + AQS).
    Mas já li especificações de BC que dizem ser capazes de tudo (PRH arrefecimento e AQS).

Quais as vantagens em escolher uma ou duas BC?

E na piscina? Deve ser BC separada também?
    Preciso de uma coleção de bombas de calor? Não pode ser usada apenas uma?

Obrigado.

PS: Há inúmeros tópicos sobre bombas de calor, mas não vi abordada esta questão.
  2.  # 2

Ando a instalar uma bomba de calor com painéis solares com um depósito FS que faz AQS piso radiante e aquecimento de piscina mas temos de saber tudo para ver se dá para a sua moradia ou não
    Cumprimentos
  3.  # 3

Colocado por: JoaquimCorreiaTodos os construtores com quem falei dizem ser necessário BC distintas, (PRH + AQS).
    por isso é que são construtores e não técnicos para poderem emitir opiniões avalizadas

Colocado por: JoaquimCorreiaMas já li especificações de BC que dizem ser capazes de tudo (PRH arrefecimento e AQS).
    quase todas as marcas do mercado podem fazer AQS e climatização.

a "grande vantagem" de ter bombas separadas é que não é necessário conhecimentos para as fazer funcionar sendo u.ma solução bastante em voga, no entanto não é de forma nenhuma uma solução racional nem barata.

as bombas de calor mistas de climatização não são adequadas para aquecimento de piscinas diretamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaquimCorreia
  4.  # 4

Obrigado jorgealves.
    Era precisamente a sua opinião que esperava obter. Devia começar a cobrar :)

Vou garantir que fica instalada apenas uma BC para PRH e AQS e outra especifica para piscina (caso opte por essa solução).
  5.  # 5

Atenção às bombas de calor das piscinas; não compre a mais barata que encontrar ou que lhe queiram vender, não faltam casos de piscinas com bomba de calor em que não se consegue aquecer nada de relevante durante o período de filtragem normal.
  6.  # 6

Colocado por: esptAtenção às bombas de calor das piscinas; não compre a mais barata que encontrar ou que lhe queiram vender, não faltam casos de piscinas com bomba de calor em que não se consegue aquecer nada de relevante durante o período de filtragem normal.

Estou a estudar esta hipótese ZANTIA OTTAWA 12.
    Não parece investimento avultado.
    Mas terei de investir em mais fotovoltaico. Tenho previsto 750W e essa bomba parece consumir 2.25kW
  7.  # 7

Lá está o que eu previa...

Para mim não fazem sentido esses números...

Vamos pegar na 1ª, na mais barata

Dizem que dá para piscinas até 35m3
    E dizem que o caudal máximo será 2.5m3/h

Numa piscina de 35m3 duduzo que vá ter um conjunto bomba/filtro vá, no mínimo 6m3/h para trabalhar 6h / dia.

Se passarem 6m3/h pela bomba de calor ela vai só gastar energia...

Se passarem 2.5m3/h durante as 6h, vai aquecer 15m3 uns 2ºC no máximo, que quanto se misturar com a da piscina é o quê? 0,5ºC? 1,0ºc?

É fazer as contas... 2ºC fogem-lhe de noite num ápice...

Se ela gastar 500W, são 3kwh por dia quase para nada...

É só a minha opinião, mas fuja dessas "tabelas", ou antes, não olhe só para o tamanho da piscina que eles informam...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  8.  # 8

As contas podem ser feitas de outra forma, mas o resultado é mais ou menos o que sugere.
    35m3 são 35000 kg. Capacidade térmica mássica da agua são 4182 J/kg°C.
    (35000x4182)/(60*60*1000)=40.7kWh/C
    Essa bomba descreve uma capacidade de aquecimento de 12.5kW.
    Dá cerca de 3h para subir 1°C

A questão é como diz, se o aquecimento durante o dia compensa as perdas durante a noite, mesmo com cobertura.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 9

Não é preciso explicar-lhe mais nada...
  10.  # 10

Colocado por: esptNão é preciso explicar-lhe mais nada...

No caso da sua com aqueles painéis, tem um circuito paralelo ao da filtragem para fazer o aquecimento, certo?
  11.  # 11

Exatamente. Agora, com sol, trabalha umas 10/11 horas por dia..
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvesas bombas de calor mistas de climatização não são adequadas para aquecimento de piscinas diretamente.

Boas.
    Estava precisamente a congeminar a ideia de, projetando ter BC (para PRH), fazer um 2°circuito para aquecimento da piscina com a mesma BC.
    (A BC no inverno trabalharia para o PRH e no verão para a piscina)
    Isto é má ideia? Inexequível? Pouco eficiente? Inseguro? Danoso para a BC? Difícil de compatibilizar?
    Obrigado
  13.  # 13

Colocado por: esptExatamente. Agora, com sol, trabalha umas 10/11 horas por dia..

Tem bocas de aspiração e retorno especificas na piscina ou aspira e faz retorno na linha da filtragem?
  14.  # 14

Sim, tenho específicas, podem trabalhar as duas bombas simultaneamente que uma não influencia a outra.
  15.  # 15

Colocado por: esptSim, tenho específicas, podem trabalhar as duas bombas simultaneamente que uma não influencia a outra.

Parece-me uma solução inteligente ;)
  16.  # 16

Colocado por: jorgealves
    a "grande vantagem" de ter bombas separadas é que não é necessário conhecimentos para as fazer funcionar sendo u.ma solução bastante em voga, no entanto não é de forma nenhuma uma solução racional nem barata.

Se não se importar de responder a mais uma, gostava de perceber isto melhor, tendo duas bombas, durante pelo menos 50% do ano n precisa de PRH, e estaremos a trabalhar apenas com uma BC de 1-2KW optimizada para aquele serviço, em vez de uma grande de 9,12,16 KW). Mesmo sendo uma BC com inverter, vai ser mais gastadora do q apenas BC de AQS não?

Nas soluções que prefere, usa dois depósitos separados para PRH e AQS, ou apenas um (maior?) com serpentina para aquecimento instântaneo do AQS?
  17.  # 17

A mim disseram-me que o custo de ter duas bombas era igual ao de ter apenas 1, porque apesar de ter menos uma bomba era preciso um depósito de 500L de inércia para PRH e com uma serpentina com a qual se faria AQS instantâneo. A desvantagem apontada aqui é que a serpentina tenha um caudal reduzido, e poder não permitir "2-3 banhos simultâneos".

Alguém consegue me ajudar a saber o que é um caudal, ou secção, que permita por exemplo dois banhos e uma torneira quente simultâneos?
  18.  # 18

Colocado por: Beto1980
    Boas.
    Estava precisamente a congeminar a ideia de, projetando ter BC (para PRH), fazer um 2°circuito para aquecimento da piscina com a mesma BC.
    (A BC no inverno trabalharia para o PRH e no verão para a piscina)
    Isto é má ideia? Inexequível? Pouco eficiente? Inseguro? Danoso para a BC? Difícil de compatibilizar?
    Obrigado
    apesar de ser tudo aquecimento as bombas de calor para climatização e as bombas de calor específicas pra piscinas tem modos de funcionamento completamente distintos.

Uma bomba de calor para climatização ao fazer o aquecimento da piscina vai ser muito sacrificada diminuindo a sua durabilidade sendo pouco eficiente.

No entanto existem soluções que podem usar um misto entre bomba de calor e solar térmico que podem ser uma excelente opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  19.  # 19

Colocado por: Pablo OSA mim disseram-me que o custo de ter duas bombas era igual ao de ter apenas 1, porque apesar de ter menos uma bomba era preciso um depósito de 500L de inércia para PRH e com uma serpentina com a qual se faria AQS instantâneo. A desvantagem apontada aqui é que a serpentina tenha um caudal reduzido, e poder não permitir "2-3 banhos simultâneos".
    desconheço a razão pela qual lhe fizeram este comentário pois somente depende do equipamento selecionado e com essas limitações não me parece estar ajustado ao pretendido.

Poderia ter uma solução de bomba de calor com depósito integrado com 300 litros de inércia que se poderá traduzir em 250 a 400lts de água quente disponível com um caudal a rondar os 50lts/minuto prescindindo de qualquer outro depósito ou seja um único elemento, permitindo até 4 banhos simultâneos.

Habitualmente só uso depósitos auxiliares para a climatização em instalações grandes tipicamente acima dos 300m2 de área útil, abaixo disso é directo da bomba de calor mas tem requisitos inerentes a cumprir afim de evitar problemas de regulação e ou caudal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
  20.  # 20

Colocado por: jorgealvesexistem soluções que podem usar um misto entre bomba de calor e solar térmico que podem ser uma excelente opção.

Gostava muito de perceber esta opção, que ainda nao me foi apresentada pelos técnicos...
    O que tinha pensado inicialmente era solar térmico sobre-dimensionado (com tubos de vácuo, p.ex.) (+ BC) e dissipação de calor excedente na piscina, para subir um niquinho a T da água e proteger os painéis...

Mas entretanto foi-me indicado que poderia ser melhor fazer 2 circuitos ligados à BC como indiquei acima... e que afinal parece ser tecnicamente uma ideia má...
    Obrigado

0.0213 seg. NEW