Colocado por: JoaquimCorreiaTodos os construtores com quem falei dizem ser necessário BC distintas, (PRH + AQS).por isso é que são construtores e não técnicos para poderem emitir opiniões avalizadas
Colocado por: JoaquimCorreiaMas já li especificações de BC que dizem ser capazes de tudo (PRH arrefecimento e AQS).quase todas as marcas do mercado podem fazer AQS e climatização.
Colocado por: esptAtenção às bombas de calor das piscinas; não compre a mais barata que encontrar ou que lhe queiram vender, não faltam casos de piscinas com bomba de calor em que não se consegue aquecer nada de relevante durante o período de filtragem normal.
Colocado por: esptNão é preciso explicar-lhe mais nada...
Colocado por: jorgealvesas bombas de calor mistas de climatização não são adequadas para aquecimento de piscinas diretamente.
Colocado por: esptExatamente. Agora, com sol, trabalha umas 10/11 horas por dia..
Colocado por: esptSim, tenho específicas, podem trabalhar as duas bombas simultaneamente que uma não influencia a outra.
Colocado por: jorgealves
a "grande vantagem" de ter bombas separadas é que não é necessário conhecimentos para as fazer funcionar sendo u.ma solução bastante em voga, no entanto não é de forma nenhuma uma solução racional nem barata.
Colocado por: Beto1980apesar de ser tudo aquecimento as bombas de calor para climatização e as bombas de calor específicas pra piscinas tem modos de funcionamento completamente distintos.
Boas.
Estava precisamente a congeminar a ideia de, projetando ter BC (para PRH), fazer um 2°circuito para aquecimento da piscina com a mesma BC.
(A BC no inverno trabalharia para o PRH e no verão para a piscina)
Isto é má ideia? Inexequível? Pouco eficiente? Inseguro? Danoso para a BC? Difícil de compatibilizar?
Obrigado
Colocado por: Pablo OSA mim disseram-me que o custo de ter duas bombas era igual ao de ter apenas 1, porque apesar de ter menos uma bomba era preciso um depósito de 500L de inércia para PRH e com uma serpentina com a qual se faria AQS instantâneo. A desvantagem apontada aqui é que a serpentina tenha um caudal reduzido, e poder não permitir "2-3 banhos simultâneos".desconheço a razão pela qual lhe fizeram este comentário pois somente depende do equipamento selecionado e com essas limitações não me parece estar ajustado ao pretendido.
Colocado por: jorgealvesexistem soluções que podem usar um misto entre bomba de calor e solar térmico que podem ser uma excelente opção.