Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde. estou um pouco confuso se optar por acumulador ou emissor termico. neste caso pretendo adqurir dois aparelhos um dos quartos com 10 m2 outro com 12,62 m2. um dos qratos e da nossa bebe de 7 meses.no fundo sera so para ligar a noite , ou seja chegar casa fim do dia ate de manhã.
    a ideia quanto potencia do aparelho e de 80w po m2, nao sei se e verdade?
    em termos de ft mensal o que pagarei menos? acumuladores ou emissores?
    tenho tarifa bi horaria.
    em termos preço os acumuladores são mais caros.
    ja ouvi dizer que os recuperadores apesar de desligar durante o dia acabam po libertar a energia acumulada noite anterior.
    alguem me consegue dar uma ajuda neste tema.obrigado
    • eu
    • 8 dezembro 2009

# 2

Ultimamente há grandes manobras de marketing em torno desses dispositivos, mas não vejo vantagem nenhuma relativamente aos vulgares aquecedores a óleo. De facto, essas coisas usam meras resistências eléctricas como os vulgares aquecedores a óleo.
  2.  # 3

A minha opinião é que são preferíveis os emissores térmicos.

Os acumuladores consomem mais (para a mesma área) mas como são para ligar no horário de vazio
    consomem metade dos Euros (a tarifa de vazio é metade da normal).

O factor multiplicativo varia com a localização, a orientação, o isolamento, etc mas um valor
    indicativo será de +- 130W/m2 (os fabricantes fornecem tabelas).

Nos emissores térmicos o valor será mais próximo dos 80W/m2.

Como os acumuladores consomem mais, se tiver que os colocar em várias divisões, o mais
    certo é ter que aumentar a potência contratada com a EDP e ter que pagar a taxa de potência
    correspondente (durante todo o ano e não só durante o Inverno) pois para carregar os acumuladores
    estes têm que estar ligados pelo menos 6-7 horas.

Os emissores térmicos são mais elegantes.Os acumuladores funcionam com tijolos que ocupam
    bastante espaço e são pesados.

Os emissores térmicos, desde que tenham um termostato c/ relógio (cronotermostato), só ligam
    quando são necessários. Se não está na sua sala durante a noite, não há necessidade de a manter
    a 20ºC. Basta mantê-la na temperatura económica (18ºC p.ex.) e programar o aparelho para ligar a 20º
    1 hora antes de chegar a casa e voltar aos 18º à meia-noite p.ex.

Nos acumuladores, se no dia seguinte não for preciso o aquecimento, a energia já foi consumida pois normalmente só
    têm um regulador de descarga.

A montagem e desmontagem dos emissores térmicos também é mais fácil. Se quiser mudar de
    casa e quiser levar os acumuladores, não vai ser fácil a mudança.

Os preços são mais ou menos equivalentes.

Em minha casa tenho emissores térmicos mas conheço muita gente com
    acumuladores que também está satisfeita.

Espero que tenha ajudado.
    Concordam com este comentário: miguel@home
    • eu
    • 8 dezembro 2009

# 4

Caro Makepeace,

Uma vez que em termos de consumo energético são rigorosamente iguais, quais são as vantagens de um "emissor térmico" sobre um vulgar aquecedor a óleo?
  3.  # 5

Olá amigo Eu,

Há emissores térmicos de dois tipos: com fluído e secos. Os mais recentes são os secos.

O funcionamento dos emissores com fluído são semelhantes aos radiadores a óleo.Aquecem um líquido com alguma inércia
    térmica. A diferença está no aspecto e no rendimento.

Nos radiadores programamos o nível de aquecimento "a olho" e no máximo, com um relógio,
    definimos a que hora liga e desliga. Nos emissores define a temperatura que pretende, a que dias e a que horas.
    Só aí poupa algum. Não tenho tabelas que incluam a comparação
    entre as potências a instalar por m2 dos radiadores a óleo e os emissores térmicos mas já tive radiadores a óleo
    e não podia ter mais do que dois ligados simultaneamente. Agora, com os emissores térmicos tenho-os instalados
    em todas as divisões (sala, 3 quartos e corredor) e não dispara o limitador da EDP e não há comparações em termos de
    conforto.

Segundo me informam, a nova moda são os emissores térmicos secos que permitem atingir a temperatura desejada
    mais rapidamente e são mais finos que os com fluído.

0.0112 seg. NEW