Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde ,

Sendo proprietário de um prédio na cidade do Porto deparo-me com o seguinte , que desde já agradeço a v melhor atenção .

O prédio é 2 frentes , na parte das traseiras tem um armazém que fica a cerca de 5/7 metros de distância das janelas dos pisos superiores e no apartamento do R/C o terraço a parede do mesmo encosta na do armazém ou seja confina .

Esse armazém agora cresceu mais 1 piso (tinha placa de alvará licenciamento no decorrer das obras).

Acontece que este aumento ira causar nos andares superiores uma parede a uma distância tao curta perdendo assim completamente a luminosidade bem como as vistas . No R/C então é ridículo porque quer o terraço , quer a parte de trás do imóvel (janelas) ficam na escuridão completa devido a ter um muro com 7 ou 8 metros de altura .

A minha dúvida e apesar de ter sido licenciado é legal tapar assim vistas e principalmente a luminosidade? Não seria supostos câmara ter analisado o impacto nas traseiras do que permitiu subir ? O que é possível e como fazer ?

Cumprimentos e desde já obrigado
  2.  # 2

Colocado por: pedro goncalvesO que é possível e como fazer ?

Ir á câmara e analisar se o que foi licenciado é o que está construído.
    Nem sempre é fácil esta análise pelo que se puder levar alguém entendido é melhor
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedro goncalves
  3.  # 3

Á partida a 5m poderá subir mas consulte o processo na câmara
  4.  # 4

Colocado por: RicardoPortoÁ partida a 5m poderá subir mas consulte o processo na câmara
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedro goncalves

A distância só conta a partir das janelas ? Porque o terraço do R/C (que é o principal lesado ) encosta directamente na parede do mesmo ...
  5.  # 5

Um terraço é um espaço aberto não vai ficar na escuridão, e a 5/7 m não vai ficar na escuridão completa, pode ser chato, mas sem um desenho é um pouco difícil saber do que se esta a falar
  6.  # 6

Colocado por: pedro goncalves

A distância só conta a partir das janelas ? Porque o terraço do R/C (que é o principal lesado ) encosta directamente na parede do mesmo ...

Sim.. é a fachada
  7.  # 7

Colocado por: tviegasUm terraço é um espaço aberto não vai ficar na escuridão, e a 5/7 m não vai ficar na escuridão completa, pode ser chato, mas sem um desenho é um pouco difícil saber do que se esta a falar

Na minha opinião se tiver a 5 metros da minha janela um muro opaco com uma altura de 4 ou 5 metros acho que em termos de luminosidade seja escandaloso ... ja nem estou a considerar em termos estéticos/paisagem .

Em relação ao terraço passar a ter uma parede com altura de 7/8 metros luminoso é que não fica decerteza ...

Eu honestamente não consigo compreender como alguém aprova isto , claro que tb estando na parte lesada seja mais difícil de entender ...
  8.  # 8

Penso que o mínimo seria 1,5m... as pessoas tem de perceber que não compram as vistas....
  9.  # 9

Na minha opinião se tiver a 5 metros da minha janela um muro opaco com uma altura de 4 ou 5 metros acho que em termos de luminosidade seja escandaloso ... ja nem estou a considerar em termos estéticos/paisagem .

Em relação ao terraço passar a ter uma parede com altura de 7/8 metros luminoso é que não fica decerteza ...

Eu honestamente não consigo compreender como alguém aprova isto , claro que tb estando na parte lesada seja mais difícil de entender ...

Já pensou que se em vez de um armazém fosse uma casa com um piso, a sua fachada com 5m também ia ser um muro opaco para esse vizinho que ainda por cima ia tê-lo a olhar pela janela para a casa dele? Cumprindo distâncias não é fácil argumentar porque perder vista ou sol não é argumento, querendo uma casa desafogada terá de comprar um terreno que o permita.

É chato mas é uma das desvantagens de viver num aglomerado compacto.
  10.  # 10

Estive a medir e afinal a distância são 3.40m , ou seja ainda é menos .

Colocado por: Luis81Penso que o mínimo seria 1,5m... as pessoas tem de perceber que não compram as vistas....

A questão não e tanto a vista mas sim a perda quase total de luminosidade numa das frentes dos imóveis e a consequente desvalorização dos activos em questão .

Colocado por: nortenho66

Já pensou que se em vez de um armazém fosse uma casa com um piso, a sua fachada com 5m também ia ser um muro opaco para esse vizinho que ainda por cima ia tê-lo a olhar pela janela para a casa dele? Cumprindo distâncias não é fácil argumentar porque perder vista ou sol não é argumento, querendo uma casa desafogada terá de comprar um terreno que o permita.

É chato mas é uma das desvantagens de viver num aglomerado compacto.

“Se” fosse ... mas não o é ... e estamos a falar de edifícios que estão assim há 50 anos ... se a esta distância fosse colocado um muro com 2/3 metros era uma coisa . Agora com 8/9 na minha opinião acho escandaloso é que fico lesado em todos estes imóveis ...

É apenas a minha opinião é daí querer ouvir outras para agir em conformidade , mas admito que possa não ter matéria para me sustentar ...
  11.  # 11

Colocado por: pedro goncalvesEstive a medir e afinal a distância são 3.40m , ou seja ainda é menos .

A questão não e tanto a vista mas sim a perda quase total de luminosidade numa das frentes dos imóveis e a consequente desvalorização dos activos em questão .

“Se” fosse ... mas não o é ... e estamos a falar de edifícios que estão assim há 50 anos ... se a esta distância fosse colocado um muro com 2/3 metros era uma coisa . Agora com 8/9 na minha opinião acho escandaloso é que fico lesado em todos estes imóveis ...

É apenas a minha opinião é daí querer ouvir outras para agir em conformidade , mas admito que possa não ter matéria para me sustentar ...

Terá matéria se a obra não tiver sido licenciada ou construída de acordo com o licenciamento.
    Esperar que não aprovem um projecto por causa do vizinho perder luz ou sol é que não acontece, não existe nada na lei que diga que tem de garantar luz para os vizinhos.
  12.  # 12

Meta fotos.
  13.  # 13

Colocado por: nortenho66

Terá matéria se a obra não tiver sido licenciada ou construída de acordo com o licenciamento.
    Esperar que não aprovem um projecto por causa do vizinho perder luz ou sol é que não acontece, não existe nada na lei que diga que tem de garantar luz para os vizinhos.

Acredito mas também não me parece que isto seja uma ilha ou um bairro para se construir as coisas em cima umas das outras ...
  14.  # 14

Acredito mas também não me parece que isto seja uma ilha ou um bairro para se construir as coisas em cima umas das outras ...

Se tiver mantido o afastamento exigido por lei, não é umas coisas em cima das outras, aliás, há muitos casos que até constroem no limite do terreno e é legal.
    • eu
    • 3 junho 2021 editado

# 15

Apesar de poder estar tudo legal, compreendo a desilusão de quem estava habituado a um cenário e de repente fica muito pior.,

Não é fácil de digerir...
  15.  # 16

Sem fotografias ou esquemas da situação, é difícil ter uma opinião.
  16.  # 17

Também quer que o vizinho lhe pergunte o que deve fazer para o jantar? Só por causa do cheiros que saírem das chaminés.

Se estiver legal esqueça os seus problemas.
  17.  # 18

Colocado por: nunogouveiaSem fotografias ou esquemas da situação, é difícil ter uma opinião.

Assim que for la , vou tirar .

Obrigado
  18.  # 19

Colocado por: SilvaSilvaSilvaTambém quer que o vizinho lhe pergunte o que deve fazer para o jantar? Só por causa do cheiros que saírem das chaminés.

Se estiver legal esqueça os seus problemas.

Não entendo o que uma coisa tem haver com a outra
  19.  # 20

Colocado por: nunogouveiaSem fotografias ou esquemas da situação, é difícil ter uma opinião.

Essa é a vista lateral , o prédio não é o primeiro e o muro não é paralelo , ou seja quanto mais vai para lá fica mais curta a distância em relação ao prédio ... esse muro e o actual e agora com a obra ficará da altura do prédio .
      C4E03C17-37E7-4EB3-A1BE-2B5F726B5C16.jpeg

0.0213 seg. NEW