Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PBarata
    Não há nada de ilegal, houve sim a ilegalidade de ter construido sem licensa...

Ora bem, ilegal é tudo... se construiu sem licença é ilegal, por definição.

Só a garagem e o muro foi construído de forma sem licença mas dentro do REGEU a camara verbalmente tolerava a construção da garagem e foi o que fiz.

.. mas fui abrigado a isso pois na altura a camara não me deu...

Sacanas... não percebo porque é que eles não "ultrapassaram" a lei só para o ajudar. Há gente muito mázinha....
    Eu noutro dia também ia ilegal na autoestrada (ia a 140), mas fui obrigado porque uns palermas puseram lá uma placa de 120.
    .... no entanto tive o bom senso de construir bem e segundo o REGEU e como tal já está tudo aprovado pela camara sem problema algum.

Sem problema é como quem diz, pelo menos a multinha devia ter pago. Se não pagou... é outra história

Multinha?
    Mas que conversa é esta? voces sabe do que está a falar? o terreno é urbanizado a camara nao deu licença pois devido a burucracias por estar a avos... se nao sabe nao fala, tomara muitas casas estarem mesmo legais tao bem feitas como foi a minha garagem mesmo sem licença.

No entanto já esta tudo aprovado em projecto o que vai ser construido(casa) e o existente (garagem , muro)
  2.  # 22

Nephilim,
    Confesso que só entendi uma parte...
    É claro que acho porreiro que uma autarquia facilite procedimentos, mas há coisas que não entendo.

Isso é mais como aquela pessoa que vai muito bem pela estrada, com o carro impecável, a cumprir todas as regras do código, a Polícia manda-a parar e... foi multada.
    Não tinha LICENÇA de condução.
    Mesmo que o condutor só não tenha carta porque os exames de condução estão vários meses atrasados, nada o livra de levar com uma multa.

Não compreendo como é que uma autarquia «tem conhecimento» de uma ilegalidade e pactua. Mesmo sabendo que, mais tarde, tudo ficará legal.
    Se o seu vizinho se tivesse queixado quando você estava a construir-sem-licença, qual seria o comportamento da fiscalização da Câmara?
    Deixaria passar?? Não pode.

Quanto ao seu vizinho, como eu escrevi em cima, uma Câmara não pode «saber» de uma ilegalidade e deixar passar. O mais certo é ainda não ter havido qualquer queixa...
  3.  # 23

Boas

Quanto ao seu vizinho, como eu escrevi em cima, uma Câmara não pode «saber» de uma ilegalidade e deixar passar.

Nem acredito que o Luís tenha dito isto. Ou será que na "Lísbia" funciona assim?
    Quanto ao mais concordo em absoluto com o Luís K. W. e com o PBarata.

cumps
    José Cardoso
    • Neon
    • 10 dezembro 2009

# 24

Alô

E a trabalheira que dá incomodar um infractor? hehehe :P

Nem imaginam ;)
  4.  # 25

J Cardoso

Nas Câmaras aqui em volta da capital, SEMPRE que há uma queixa, a Polícia Municipal e/ou a fiscalização vai ao local. SEMPRE.

E eles não podem dizer que não viram uma manifesta ilegalidade. É que, hoje em dia, podem perder o emprego se não tiverem os olhos bem abertos...
  5.  # 26

Boas

Nas Câmaras aqui em volta da capital, SEMPRE que há uma queixa, a Polícia Municipal e/ou a fiscalização vai ao local. SEMPRE.

Confesso que não imaginava isso mas ainda bem que assim é. Querem ver que de tanto "brincar" com a "Lísbia" e os Lísbios" comecei a ficar preconceituoso?

cumps
    José Cardoso
    • Neon
    • 10 dezembro 2009

# 27

Com os bairros ilegais que por ai andam ...na devem ter mãos a medir hehehee :)
  6.  # 28

Boas. Cada comentario aqui feito tem a sua parte de razão agora quem constroi ou construiu ilegalmente não ficará legal com menos engargos financeiros perante as camaras.
    Algumas camaras deixaram contruir e agora tem uma mina nas legalizações.
    Nada foi feito ao acaso ha zonas que estão hoje legais onde camaras e não só ganharam muito dinheiro dos proprietarios.
    Os ilegais não têm saida tem que pagar tudo como os outros e as obras tem de ser aprovadas pela lei que serve para todos, caso não estejam em condições são demolidas pelo menos na minha zona.
  7.  # 29

Honestamente vejo alguns comentários que me dão a volta ao estômago, demonstram o verdadeiro carácter do típico Português, mesquinho e invejoso, que se contenta com a infelicidade e desgraça alheia, e toma como bónus quando essa desgraça lhe causa o beneficio próprio.

Não me importo que me levem a mal este meu comentário, mas alguém daqui sequer sugeriu uma intervenção do proprietário da garagem alta, de forma a reduzir o tamanho da mesma por via de acordo mútuo? Não, toca de fazer queixa à câmara e lixa-se o homem...

Quanto ao caro xcman, todos se apressaram a criticar a construção ilegal, mas uma solução/conselho de como poderia proceder para legalizar a mesma tarda em sair.

Cada vez mais me convenço que o mal de Portugal não são as medidas tomadas pelos seus governantes, mas sim um somar de enorme quantidade de acções individuais, de pessoas que prejudicam o próximo sem pestanejar apenas para seu proveito próprio.
    Concordam com este comentário: PMir, AXN
    • Neon
    • 13 julho 2011

# 30

Bom dia

Colocado por: Ricardo_R5Cada vez mais me convenço que o mal de Portugal não são as medidas tomadas pelos seus governantes, mas sim um somar de enorme quantidade de acções individuais, de pessoas que prejudicam o próximo sem pestanejar apenas para seu proveito próprio.

É bem verdade, a prática de actos ilicitos sera uma delas.
    E com a agravante que depois têm mais medo das soluções do que dos problemas, pelo que optam por ficar com o problema :)

Abraço
  8.  # 31

Cada vez mais me convenço que o mal de Portugal não são as medidas tomadas pelos seus governantes, mas sim um somar de enorme quantidade de acções individuais, de pessoas que prejudicam o próximo sem pestanejar apenas para seu proveito próprio.

Eu tenho uma opinião diferente: o pior que há em Portugal são as mentalidades de pessoas como o Ricardo_R5 que defendem actuações irregulares e ilegais de quem acha que as leis são para os outros e quem as transgride deve ser compreendido e ajudado enquanto que quem as cumpre ou faz cumprir é criticado. Chega até ao cúmulo de dizer que quem defende a lei o faz por interesse próprio - e quem não a cumpre fá-lo com que intenção, o bem comum? Haja paciência para tanta palermice.
  9.  # 32

Colocado por: NeonBom dia

É bem verdade, a prática de actos ilicitos sera uma delas.
    E com a agravante que depois têm mais medo das soluções do que dos problemas, pelo que optam por ficar com o problema :)

Abraço

Eu não estou a afirmar que concordo com a construção ilegal, no entanto imediatamente toda a gente se apressou a mandar a baixo o homem, rapidamente você me respondeu com argumentos a defenderem que criticou o homem, no entanto ainda não vi uma única resposta no sentido de indicar todos os passos para ele seguir um rumo legal para a legalização da moradia, é mais fácil dizer "mata esfola" do que apresentar um conjunto de medidas que devem ser seguidas e minimizar o mal que já está feito? Não me parece.

E já agora, tomara que todos os actos ilícitos em Portugal fossem construções de moradias sem licenças, poderíamos ter alguma desordenação urbanística, mas o Pais estaria bem melhor do que actualmente, eu facilmente perdo este senhor de ter construído a sua moradia sem alvará, mas não perdoo a combra dos submarinos, ou o saco azul de felgueiras, ou o caso casa pia ....

No tempo dos meus avós construíam-se casas nas beiras em pedra, sem alvará, sem licença de habitação, sem peritagem de Engºs nem projecto de arquitectura, essas casas ainda hoje estão de pé, e permitiram às gentes daquela altura poder morar numa moradia e criar uma família com recursos mínimos, na construção actual é certo que os requisitos são outros, e que as leis são para ser cumpridas, mas a especulação imobiliária associada a todo o processo de construção evidentemente muito caro, "empurrou" 70% e daqui para a frente acredito que 90% da população para uma situação em que apenas pode aspirar a viver num caixote urbano pequeno e de má qualidade, inserido numa zona de betão, provavelmente com má vizinhança por cima ou por baixo, e também ele com um preço especulado.

Irrita-me ver casas em lisboa ao dobro do preço de casas em Berlim com as mesmas características, e o problema disso é que no meio da legalidade existe muita ilegalidade, porque se eu auto-adjudico uma sub-empreitada a mim para poder poupar uns trocos na electricidade ou no reboco cai-me em cima o carmo e a trindade, mas se o empreiteiro adjudica essa sub-empreitada, não faz uma correcta vistoria e levo com material de segunda ao preço de primeira, depois vai lá o fiscal e não liga a isso porque lhe "untaram as unhas" ou porque simplesmente é incompetente e não percebeu o mal feito ninguém saber e ninguém poderá alguma vez criticar, a não ser que dê problemas é claro, ai talvez já a casa esteja fora da garantia do construtor, temos pena.

Se vivêssemos num Lindo Pais onde tudo respeitasse a lei, e as construções fossem todas feitas por gente honesta, e tudo o que é edificado estivesse 100% de acordo com o projecto e o próprio projecto bem realizado, ai meu amigos seria o primeiro a condenar construção à margem da lei, mas isso é uma utopia, e vê-se casas e prédios que com todas as licenças e alvarás são pior construídas do que se fosse o proprietário a fazer certas coisas, portanto não posso ser hipócrita e dizer que discordo da certa construção ilegal em Portugal.
  10.  # 33

Colocado por: j cardoso
    Eu tenho uma opinião diferente: o pior que há em Portugal são as mentalidades de pessoas como o Ricardo_R5 que defendem actuações irregulares e ilegais de quem acha que as leis são para os outros e quem as transgride deve ser compreendido e ajudado enquanto que quem as cumpre ou faz cumprir é criticado. Chega até ao cúmulo de dizer que quem defende a lei o faz por interesse próprio - e quem não a cumpre fá-lo com que intenção, o bem comum? Haja paciência para tanta palermice.
    Discordam deste comentário:Ricardo_R5

Obrigado pela sua opinião em me considerar um palerma, nada como respeito mútuo para se estabelecer uma ligação com terceiros.
    Quanto ao seu comentário, se tivesse lido nos replies algo do género, "o senhor pode ter uma moradia que não cumpre as normas e a sua segurança pode estar em risco, tenha cuidado com isso e faça x y z para garantir que está tudo bem" ou "alerte o senhor que a garagem pode ter o risco de entrar em colapso e deve ser revista" agora o que eu leio ou pelo menos interpreto pelo que li foi "você fez uma moradia à margem da lei vá-se lixar, se eu pago por algo legal você também devia ter pago, agora amanha-se" e "fez uma garagem que me está a tapar a vista do meu quintal, vou já tramar o gaijo".
  11.  # 34

Não o considerei um palerma, considerei uma palermice aquilo que disse, o que é bem diferente.

No tempo dos meus avós construíam-se casas nas beiras em pedra, sem alvará, sem licença de habitação

No tempo do meu avô era permitido bater nas mulheres, nem todos tinham direito a voto, a escola não era obrigatória e a maioria eram analfabetos. Pretende voltar a esse tempo?

Se vivêssemos num Lindo Pais onde tudo respeitasse a lei, e as construções fossem todas feitas por gente honesta, e tudo o que é edificado estivesse 100% de acordo com o projecto e o próprio projecto bem realizado, ai meu amigos seria o primeiro a condenar construção à margem da lei

Ou seja, reserva-se o direito de cumprir a lei só e só se os outros a cumprirem, é isso? É uma boa desculpa para não cumprir nenhuma lei - a chamada desculpa de mau pagador.

porque se eu auto-adjudico uma sub-empreitada a mim para poder poupar uns trocos na electricidade ou no reboco cai-me em cima o carmo e a trindade, mas se o empreiteiro adjudica essa sub-empreitada

E a concorrência ilegal, não lhe diz nada?
    Concordam com este comentário: Neon
    • Neon
    • 13 julho 2011

# 35

Boas tardes Ricardo

Com o devido respeito que me mereçe, vou ter que lhe dizer em primeiro lugar que acho a sua argumentação cheia incoerência.

Colocado por: Ricardo_R5Eu não estou a afirmar que concordo com a construção ilegal,

Colocado por: Ricardo_R5portanto não posso ser hipócrita e dizer que discordo da certa construção ilegal em Portugal.

em 2.º lugar não estou aqui a defender a posição de ninguem, e podendo estar enganado, penso que nas minhas intervenções não promovi nenhuma critica dirigida ao autor do post inicial, nem fiz nenhum juizo de valor que não fosse generalizado. Vou faze-lo agora em virtude da sua intervenção

Colocado por: Ricardo_R5rapidamente você me respondeu com argumentos a defenderem que criticou o homem

em 3.º lugar se o ricardo verificar com atenção o autor do post inicial não veio pedir ajuda no sentido de o elucidarem como legalizar a edificação...isso ele refere logo que está praticamente conseguido.

Repare bem que o que o autor do post solicita é "ajuda" ou entenda-se "esclarecimentos" para fazer (no meu ponto de vista) outra asneira, ou sendo mais directo...para continuar a cometer ilegalidades (não aprendeu...é reincidente, independentemente de ter herdado a situação ou não)....alias o autor já sabe como praticar a ilegalidade...a preocupação dele até é, se pode haver prejuizo (dele proprio ou de quem lhe empresta o alvará) - demonstra conhecimento de que não esta a proceder da melhor maneira....sabe que esta a fazer mal...pretende saber o que lhe pode aconteçer de mal caso seja apanhado.

Em 4.º relativamente a este seu argumento...jamais poderei discordar de si. Contudo um mal maior não justifica um mal menor, nem implica que se prescinda de uma conduta moral e etica primorosas, como foi a educação que me foi facultada.

Colocado por: Ricardo_R5E já agora, tomara que todos os actos ilícitos em Portugal fossem construções de moradias sem licenças, poderíamos ter alguma desordenação urbanística, mas o Pais estaria bem melhor do que actualmente, eu facilmente perdo este senhor de ter construído a sua moradia sem alvará, mas não perdoo a combra dos submarinos, ou o saco azul de felgueiras, ou o caso casa pia ..

em 5.º nem sei se foi o J. ou se foi o Cardoso que lhe respondeu, mas vou fazer minhas as palavras dele...porque são refresco perante tudo aquilo que eu teria para lhe dizer :)

Colocado por: Ricardo_R5No tempo dos meus avós construíam-se casas nas beiras em pedra, sem alvará, sem licença de habitação, sem peritagem de Engºs nem projecto de arquitectura, essas casas ainda hoje estão de pé, e permitiram às gentes daquela altura poder morar numa moradia e criar uma família com recursos mínimos, na construção actual é certo que os requisitos são outros, e que as leis são para ser cumpridas, mas a especulação imobiliária associada a todo o processo de construção evidentemente muito caro, "empurrou" 70% e daqui para a frente acredito que 90% da população para uma situação em que apenas pode aspirar a viver num caixote urbano pequeno e de má qualidade, inserido numa zona de betão, provavelmente com má vizinhança por cima ou por baixo, e também ele com um preço especulado.

Continuo a achar que a ilegalidade existe e existirá sempre (mas não quero aprofundar muito as suas razões) e mantenho que disse anteriormente...quando o infractor ou os seus descendentes vêm para legalizar e lhe apresentam a solução a regra é terem mais medo da solução do que do problema (também não vou aprofundar ), pelo que a opção regra geral é ficar com o problema.

Um abraço

0.0228 seg. NEW