Na próxima semana vou ter um empreiteiro no terreno da minha casa a fazer uma vedação com um vizinho.
Tratasse de um muro com 72 metros de comprimento e 1,80 metros de altura. O empreiteiro irá colocar pilares de 5 em 5 metros, um alicerce no fundo e um lintel no cimo do muro. O muro será rebocado pelo lado de dentro (com areia fina).
No entanto o empreiteiro ainda não sabe se o vai fazer com blocos de 15 ou com blocos de 20cm de largura. Disse-me que está inclinado para os blocos de 15 porque apesar de o muro ser alto, não suportará quaiquer terras nem outros pesos e os pilares de 5 em 5 metros dão-lhe muita resistência. Como é óbvio não desejo que o muro um dia me caia, mas se os blocos de 15 me resolverem o problema não vou colocar blocos de 20.
Por favor agradecia o V/comentário acerca da medida de blocos que usariam.
Se puderem agradecia também que me pudessem informar acerca do preço justo para um muro destes.
Com o bloco de 20, é sempre melhor, mas o de 15 não cai. 1.80 é a minha altura por isso esteja à vonta.
Se o empreiteiro betonar os pilaretes depois de levantar o muro, além de poupar cofragem, ainda lhe pode meter uns ferros a atravessar o pilar entre as fiadas dos blocos. O custo é zero é fica com isso tudo solidarizado
Muito obrigado pela v/ COLABORAÇÃO. O empreiteiro já iniciou a obra na 6ª feira e começou por abriu com retro um buraco de 30cm de largura por 30cm de altura.
A dica de meter uns ferros perpendiculares aos pilares parece-me bem. Ele decidiu fazer o muro com blocos de 15cm, disse-me que como leva os pilares, travamento superior e o muro não suporta terras, segura-se bem e sempre poupo uns trocos.