Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RCFSalvo as situações em que existe loteamento ou mesmo já projeto, eu direi que, não só não é descabido, como é mesmo otimista...

estive a fazer as contas e tb já passei os 3 anos.

terreno escriturado a 6 de Abril de 2018
    arquitetura aprovada a 27 de Fevereiro de 2019
    especialidades aprovadas a 9 de Setembro de 2019
    obra iniciada a 26 de Dezembro de 201
    obra terminada a 31 de Maio de 2021
    estou neste momento a tratar da papelada para pedir a licença de utilização. Vamos lá a ver se consigo no final do mês estar lá a morar.
    • RCF
    • 4 junho 2021

# 2

Colocado por: pauloagsantosestou neste momento a tratar da papelada para pedir a licença de utilização. Vamos lá a ver se consigo no final do mês estar lá a morar.

estar a morar, mas sem licença de habitação, presumo
  2.  # 3

Ola boa tarde, estou querendo comprar em Sintra um terreno que tem licença para uma moradia de 38m2, queria aumentar a construção mais 60m2, como devo proceder?
  3.  # 4

Colocado por: Oliveira Garciacomo devo proceder?
    fale com um arquitecto
  4.  # 5

Colocado por: Oliveira GarciaOla boa tarde, estou querendo comprar em Sintra um terreno que tem licença para uma moradia de 38m2, queria aumentar a construção mais 60m2, como devo proceder?

Não estou a ver ninguém a fazer um projeto para uma moradia com 38m2, quando é possível fazer uma com 60m2. Fale com o projetista que fez esse projeto.
  5.  # 6

Eu estive a informar me e, efetivamente demora imenso tempo desde a compra do terreno até à construção.. E um desespero.. Falaram me de 1 ano para a aprovação do proheto, depois 6 meses para o projeto de especialidades, depois 6 a 8 meses para aprovação do credito no banco..
    A única solução que me falaram foi comprar terreno em Gondomar porque a câmara aprova os projetos em 3 meses, alguém pode confirmar por favor?
  6.  # 7

A Câmara de Gondomar, 3 meses?
    ...só se for 3 meses para pegar no processo...está muito demorada.
  7.  # 8

Eu também achei bom demais..
    Ora, estamos a falar de um terreno rústico que, dizem que não tem de licenciar para construção porque a câmara aceita construções em terrenos rústicos que, para abrir as condutas de luz e água só vão pagar 1500 euros de licenças e que em 3 meses os projetos são aprovados..é a câmara mais rápida de sempre, até eu me entusiasmei
  8.  # 9

Colocado por: MartaMesquitaa. E um desespero.. Falaram me de 1 ano para a aprovação do proheto, depois 6 meses para o projeto de especialidades, depois 6 a 8 meses para aprovação do credito no banco..

os 6 a 8 meses para aprovação do credito no banco é um valor muito inflacionado. Vá lá que sejam 6 a 8 semanas.

quanto aos outros prazos, 1 ano para aprovação da arquitetura e 6 meses para aprovação das especialidades, tb parecem-me inflacionados. Vá lá que seja 1 ano para execução do projeto de arquitetura pela equipa projetista e respetivas aprovação pela camara e depois 6 meses para execução dos projetos e especialidades e respetiva aprovação.

quando chegar a parte dos projetos de especialidades podem começar a ganhar algum tempo, a aprovação dos projetos de especialidades na maior parte dos casos é mais um proforma, pelo que mesmo não estando aprovados pela camara, pode avançar logo para um caderno de encargos ou pelo menos para um mapa de quantidades, para começar a pedir orçamentos.
  9.  # 10

Colocado por: MartaMesquitaaEu também achei bom demais..
    Ora, estamos a falar de um terreno rústico que, dizem que não tem de licenciar para construção porque a câmara aceita construções em terrenos rústicos que, para abrir as condutas de luz e água só vão pagar 1500 euros de licenças e que em 3 meses os projetos são aprovados..é a câmara mais rápida de sempre, até eu me entusiasmei

Dizem mal, definição de rústico ou urbano nada tem a ver com a câmara municipal, o tipo de uso/solo é caracterízado no pdm e os tempos de aprovação em nada se relacionam com isso (partindo do princípio que não precisará de lotear por exemplo).
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 11

Colocado por: MartaMesquitaaE um desespero
    é um desespero nao.. quem vai investir o dinheiro de uma vida numa coisa a ultima coisa que devia querer é coisas feitas e pensadas à pressa.
  11.  # 12

Colocado por: econom.pedroestá muito demorada.
    está?
  12.  # 13

Colocado por: MartaMesquitaaé a câmara mais rápida de sempre, até eu me entusiasmei
    em outubro tive um projecto aprovado em 30 dias, mais 15 para as especialidades
  13.  # 14

E o valor das licenças na Câmara de Gondomar para construção e para abrir as condutas de água e luz, alguém sabe a média de valores aplicados?

0.0171 seg. NEW