Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde amigos. Sou novo aqui e procuro algum esclarecimento sobre o seguinte assunto. A minha casa, assim como muitas, é muito fria no inverno e muito quente no verão. A casa ja tem uns 20 e poucos anos e o isolamento é inexistente. A casa é térrea com sótão, tem paredes duplas, ambas em tijolo sem isolamento na caixa de ar. No telhado, não tem telhado, mas sim tela (tela asfáltica penso). Queria começar por isolar a caixa de ar das paredes exteriores pois parece-me ser grande parte do problema. A minha dúvida reside no material a escolher. Inicialmente (por falta de mais conhecimento) pesquisei por poliuretano e até pedi alguns orçamentos mas após alguma pesquisa percebi que existem diversas alternativas. Gostava de saber qual a melhor opção entre lá de rocha, poliuretano e celulose, todas elas por injeção, em relação a preço e eficiência. Desde já deixo o meu muito obrigado a quem me puder esclarecer.
  2.  # 2

    Colocado por: João Pedro DiasGostava de saber qual a melhor opção entre lá de rocha, poliuretano e celulose, todas elas por injeção

    Pode não ser a técnica mais indicada para o seu caso.
    Muito provavelmente, essa caixa de ar aquando da execução, não foi suficientemente limpa para que não existam pontes térmicas.
    Pode estar a gastar dinheiro e não obter os resultados esperados.
    Talvez devesse começar por isolar a cobertura pois em principio serão por aí as maiores perdas
    Concordam com este comentário: eu, nunogouveia, bettencourt
  3.  # 3

    Como assim limpa? O que que pode ter que interfira de forma a inviabilizar totalmente a operação? Eu sei que a caixa de ar tem 80 mm de espessura. Não será suficiente para garantir uma boa fluência do material isolante?
  4.  # 4

    Colocado por: João Pedro DiasComo assim limpa? O que que pode ter que interfira de forma a inviabilizar totalmente a operação? Eu sei que a caixa de ar tem 80 mm de espessura. Não será suficiente para garantir uma boa fluência do material isolante?

    a maioria das vezes deixam cair massa na caixa quando levantam a parede, por exemplo.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 5

    Colocado por: João Pedro DiasO que que pode ter que interfira de forma a inviabilizar totalmente a operação?
    ui .. tanta coisa.. para começar cimento.. tirando isso todo tipo de lixo possivel e existente. desde tijolos partidos a maços de tabaco

    o problema é que se assim for vais ficar com zonas onde o isolamento nao penetra

    mas à parte disso tudo, masmo que esteja limpo dentro das caixas de ar isso nao lhe vai resolver as pontes térmicas nas zonas com estrutura.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 6

    Sim, sei que não consigo isolar a totalidade das paredes, isso só com isolamento por fora, tipo capoto mas essa fica bem fora do orçamento sobretudo tendo em conta a configuração da casa. O que pretendia saber era qual dos 3 produtos são melhores (poliuretano, lá de rocha ou celulose) para ter dados para poder tomar uma decisão. Queria saber, em condições ditas perfeitas, qual o isolamento mais eficiente.
  7.  # 7

    Colocado por: João Pedro DiasEu sei que a caixa de ar tem 80 mm de espessura


    Tem a certeza? Não é nada comum um caixa de ar tão grande.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 8

    Sim. 8 centímetros.
  9.  # 9

    Colocado por: João Pedro DiasSim. 8 centímetros.

    Em algum ponto tem acesso a essa caixa de ar?
    Tentar perceber o que está lá dentro era talvez favorável para a decisão
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 10

    Na minha opinião, injetar algo na caixa de ar vai ser um desperdício de dinheiro, pois pouca diferença vai fazer.

    Já lhe disseram para começar pela cobertura; isso sim, faz logo diferença, pelo menos no verão.

    Se quiser fazer um trabalho como deve ser, tem mesmo que abrir os cordões à bolsa e isolar a cobertura e aplicar ETICS nas paredes.
  10.  # 11

    Colocado por: euaplicar ETICS nas paredes.

    Ou ITICS se for mais favorável
  11.  # 12

    se realmente o capoto não é opção, poderá então aplicar o poliuretano ( que não sei de se aplica por injeção em caixas de ar) e a celulose que sei que se aplica. Não sei, mas julgo que não se aplica lãs minerais por injeção, mas corrijam-se se estiver errado.

    Estude a solução mais em conta. Se conseguir encher 90% dessa caixa de ar, já vai ser bem bom e vai sentir melhorias. Deverá depois estar atento à ventilação da casa pois no inverno irá ter mais vapor no ar (ar mais quente) que irá condensar nas zonas junto às pontes térmicas (junto aos rodapés, junto ao teto, em redor das janelas...)
  12.  # 13

    Ao aplicar ETICS tenho as minhas duvidas se depois nao poderia haver problemas de condensados nessa mega caixa de ar de 8cm (típica dos anos 80/90).

    Colocado por: João Pedro Diascapoto mas essa fica bem fora do orçamento


    Nao havendo muito capital, mas havendo uma boa caixa de ar, é tirar proveito dela.

    Uma soluçao relativamente barata seria aproveitar esse espaço vazio de 8 cm e encher com cortiça granulada (de preferência com baixa granulometria 2-3mm).

    Faz rasgos circulares estratégicos no topo da parede x em x cm, o suficiente para permitir encher a caixa de ar com o granulado de cortiça. Compra daquelas camaras XPTO do Lidl com cabeça articulada, e vai controlando a caixa de ar à medida que vai enchendo.

    As pontes térmicas nos pilares e janelas continuam la, mas também a casa nao é nova, quando comprou a casa ja sabia das condicionantes de comprar "velho". Nao vai fazer milagres mas pode melhorar significativamente o comportamento térmico.

    Imaginemos, uma fachada de 10 metros, com um pé direito de 2.7m, havendo uma caixa de 8cm, consumiria +/- 2m3 de cortiça granulada. Isto deve ficar a 150€ o metro cúbico de cortiça.

    Custo beneficio, dificilmente encontra melhor.

    pdcort
  13.  # 14

    Colocado por: nunogouveiaSe conseguir encher 90% dessa caixa de ar, já vai ser bem bom e vai sentir melhorias.

    Ou então vai ter mais problemas.
    Se houverem pontes térmicas, o que é quase certo numa construção dessa data e desse tipo. Podem as mesma ficar ainda mais evidentes
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 15

    Antes demais agradeço as diversas opiniões e soluções que desconhecia como o caso da cortiça granulada. Quanto aos materiais possíveis de injetar, sei que é possível injetar poliuretano, celulose e lá de rocha em flocos.Infelizmente não tenho muitas respostas por parte das empresas que contatei e por isso ainda não reuni informações suficientes sobre o assunto da injeção. A opção da cortiça interessou-me bastante pelo fato de saber que a cortiça é um ótimo isolante mas também pela possibilidade de eu próprio manusear o produto o que significa uma boa poupança em mão de obra. Quanto a cobertura, está nos planos sim fazer um telhado em painel sandwich pois o sótão fica muito quente no verão e sei que também constitui um problema.
  15.  # 16

    Colocado por: João Pedro Diasestá nos planos sim fazer um telhado em painel sandwich

    Pode igualmente não ser a melhor solução.
    Diz que a casa tem sótão, que tipo de espaço é o sótão?
    A cobertura é uma laje plana impermeabilizada com telas certo?
    Tem platibandas?
  16.  # 17

    Perdoe a minha ignorância mas o que são platibandas? O sótão de momento não está a ser utilizado para nada mas a cobertura é em duas águas. Sobrepostas, com duas janelas. O espaço até é relativamente grande, da para andar em pé numa boa parte.
  17.  # 18

    As platibandas são os muretes que ficam acima da laje de esteira (ultima laje horizontal).

  18.  # 19

    Não. A minha casa tem uma placa de piso, o sótão (da para andar em pé) e por cima as placas de teto, em duas águas e tela por cima. Daí ter pensado em aplicar um telhado em painel sandwich para obter algum isolamento extra.
  19.  # 20

    Duas águas com telas?
    Não quer colocar umas fotos?
    Sendo uma casa com 20 anos não era uma solução muito comum para a altua
 
0.0189 seg. NEW