Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, estou a construir uma moradia em Loures, e não percebendo nada do assunto, confiei no engenheiro que me fez o projecto. Verifiquei as especialidades, e no aquecimento de águas, tem a utilização de um termossifão de 300L, e utilização de ar condicionado para a climatização. Trabalho em casa, mulher faz turnos, portanto está em casa durante o dia várias vezes.
    Seria inteligente em vez do termossifão, a colocação de uma bomba de calor, e uns fotovoltaicos já que estou em casa durante o dia?

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Colocado por: FranmcodSeria inteligente em vez do termossifão, a colocação de uma bomba de calor, e uns fotovoltaicos já que estou em casa durante o dia?


    Sim. Também vou construir em Loures, a primeira ideia do projetista também foi essa, pedi para trocar para bomba de calor com apoio de FV. Nas contas que fiz, terá um investimento inicial superior, mas custos de exploração e manutenção inferiores, podendo até poupar noutros consumos elétricos, como trabalha durante o dia em casa. O ideal é ter uma BC smart grid para gerir melhor os consumos da BC e a produção do FV.
  3.  # 3

    Sim á partida é boa ideia peça ao projetista para fazer contas
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 4

    Colocado por: FranmcodSeria inteligente em vez do termossifão, a colocação de uma bomba de calor, e uns fotovoltaicos já que estou em casa durante o dia?

    Sim.
    Concordam com este comentário: altair
  4.  # 5

    Está a referir-se a painéis fotovoltaicos ou painéis solares térmicos? Na minha opinião o 1º não compensa, porque a tecnologia ainda não permite um ótimo aproveitamento da energia solar. O 2º sim, compensa e recomendo.
  5.  # 6

    Colocado por: altairEstá a referir-se a painéis fotovoltaicos ou painéis solares térmicos? Na minha opinião o 1º não compensa, porque a tecnologia ainda não permite um ótimo aproveitamento da energia solar. O 2º sim, compensa e recomendo.
    eu tenho exactamente opinião oposta.

    Térmicos somente são compensadores nalguns cenários específicos enquanto que os fotovoltaicos são sempre um bom investimento.
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 7

    Colocado por: jorgealvesenquanto que os fotovoltaicos são sempre um bom investimento.

    Apenas e se a potência instalada for adequada aos consumos.

    Facilmente se cai na armadilha do sobre-dimensionamento.
  6.  # 8

    Colocado por: altairEstá a referir-se a painéis fotovoltaicos ou painéis solares térmicos? Na minha opinião o 1º não compensa, porque a tecnologia ainda não permite um ótimo aproveitamento da energia solar. O 2º sim, compensa e recomendo.


    Consegue explicar melhor?
    Na minha ótica, o fotovoltaicos seria melhor porque aproveitaria a energia para o resto, isto é, se houver um dia em que não tomo banho, o solar térmico não servirá para nada, correcto?
  7.  # 9

    Colocado por: eu
    Apenas e se a potência instalada for adequada aos consumos.

    Facilmente se cai na armadilha do sobre-dimensionamento.

    Exacto, a minha ideia seria arranjar para já dois painéis fotovoltaicos, instalando um equipamento de análise de produção/consumos, e daí ver se compensa passar para 3/4.
    Poderá sair mais caro (mão de obra), mas é mais seguro?
  8.  # 10

    Colocado por: eu
    Sim.
    Concordam com este comentário:altair

    Ok, muito obrigado!
    E sendo que existem milhentos produtos diferentes, seria possível indicar-me para algum tipo de bomba de calor específica, ou mesmo marca/modelo? Dos orçamentos que pedi, falam muitos da "Daikin ech20" que me parece ser já um topo de gama?
  9.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoSim á partida é boa ideia peça ao projetista para fazer contas

    De forma a manter/aumentar aquele coeficiente do Eren que veio no pré certificado?
    Terei que ter cuidado com o tipo/marca/modelo da BC, isto é, precisaria já de saber qual antes de ir falar com o projetista?
  10.  # 12

    Colocado por: FranmcodConsegue explicar melhor?
    Na minha ótica, o fotovoltaicos seria melhor porque aproveitaria a energia para o resto, isto é, se houver um dia em que não tomo banho, o solar térmico não servirá para nada, correcto?

    A tecnologia é muito diferente num caso e noutro. Os painéis térmicos aquecem a água que corre dentro de pequenas serpentinas por estar exposta ao sol.
    Os painéis solares têm de converter a energia solar em energia elétrica, mas existe um desperdício grande nessa conversão. A tecnologia dos painéis solares tem vindo a melhorar com o tempo, mas ainda estamos longe de um bom aproveitamento. Por isso é que são necessários "muitos" painéis para gerar pouca eletricidade.
    O custo fixo e manutenção desses "muitos" painéis entra nas contas.
    Outro fator é o facto da energia gerada ter de ser consumida de forma imediata ou armazenada. Havendo um excedente de energia gerada, ou a vende de volta à rede, ou então armazena-a em baterias para consumir por exemplo à noite. Então, tem de contemplar também os custos com a bateria, e a longevidade dessa solução.
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 13

    Colocado por: FranmcodOk, muito obrigado!
    E sendo que existem milhentos produtos diferentes, seria possível indicar-me para algum tipo de bomba de calor específica, ou mesmo marca/modelo? Dos orçamentos que pedi, falam muitos da "Daikin ech20" que me parece ser já um topo de gama?

    Há aqui pessoas mais qualificadas para lhe responder a isso, por exemplo o jorgealves
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 14

    Colocado por: altairOs painéis solares têm de converter a energia solar em energia elétrica, mas existe um desperdício grande nessa conversão.

    Certo.

    Mas usando uma bomba de calor, "multiplica" por 3 ou por 4 a energia elétrica produzida, o que vai equilibrar as coisas.
  11.  # 15

    Colocado por: euMas usando uma bomba de calor, "multiplica" por 3 ou por 4 a energia elétrica produzida, o que vai equilibrar as coisas.

    Isso é válido quer se use painel solar quer se compre os kW à Edp. Podemos falar de painel térmico vs. bomba de calor pois ambos são sistemas de aquecimento de água.

    Não podemos é juntar na comparação painéis fotovoltaicos cujo propósito é gerar eletricidade.
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 16

    Colocado por: altairNão podemos é juntar na comparação painéis fotovoltaicos cujo propósito é gerar eletricidade.


    Essa agora, o que nos impede de comparar estas duas soluções ?

    A - Painéis térmicos + apoio para os dias sem sol;

    B - Painéis fotovoltaicos + bomba de calor.

    Aliás, é o que o autor do tópico está a fazer, e muito bem !
  12.  # 17

    É um sofisma. Os paineis fotovoltaicos podemos incluir em qualquer comparação e é rentável por si só. Podíamos estar a discutir chaleiras: uma chaleira A custa 50€ e outra B custa 100€+10.000€ em paineis. Na opção B faz chá de borla para sempre (no Verão) por isso é a melhor opção?

    Os paineis fotovoltacos são (geralmente) rentáveis, mas ser rentável é diferente de ser um bom investimento.

    O autor do tópico pode comparar o que ele quiser. Dizer que tem um painel fotovoltaico a alimentar a bomba de calor é que para mim não faz sentido. O painel fotovoltaico vai gerar eletricidade e alimentar o que pedir eletricidade 1º em casa, quer seja a bomba de calor ou a chaleira na cozinha.
    • eu
    • 4 junho 2021

     # 18

    Colocado por: altairOs paineis fotovoltacos são (geralmente) rentáveis, mas ser rentável é diferente de ser um bom investimento.


    Os painéis fotovoltaicos podem ser um bom investimento, se forem dimensionados de forma a que a energia produzida seja quase toda aproveitada para auto-consumo. E uma bomba de calor é um complemento ideal para este aproveitamento.
  13.  # 19

    Colocado por: eu
    Os painéis fotovoltaicos podem ser um bom investimento, se forem dimensionados de forma a que a energia produzida seja quase toda aproveitada para auto-consumo. E uma bomba de calor é um complemento ideal para este aproveitamento.


    Certo. São opiniões. Eu prefiro a solução C Painéis térmicos + bomba de calor.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  14.  # 20

    Colocado por: Franmcod
    De forma a manter/aumentar aquele coeficiente do Eren que veio no pré certificado?
    Terei que ter cuidado com o tipo/marca/modelo da BC, isto é, precisaria já de saber qual antes de ir falar com o projetista?


    Sim é isso
 
0.0202 seg. NEW