Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 6 junho 2021

     # 21

    Colocado por: AMVPSobre a Lei das acessibilidades, tenho uma questao. Vao-se deixar de construir em ruas com inclinacao?
    Pergunto isto pq, por exemplo, vivo num predio que apesar de ser anterior a 2006 nao tem qualquer barreira em ter os de acessibilidades noentanto, o passeio e uma barreira. A rua tem inclinacao e a forma como os passeios foram construidos nao ajuda.

    Quando comprei a casa, e Pq tenho pais ja idosos, tive o cuidado de verificar alternativas e de facto ha, a saida pela garagem garante uma saida em cadeira de rodas em seguranca e acesso a servicos essenciais tais como banco, pastelaria, supermercado, centro de saude e caso o transporte publico cumpra as acessibilidades tb permite o acesso a paragem sem qualquer problema.

    A Lei das acessibilidades ainda é uma miragem, especialmente em espaços públicos. Nessa questão, como em muitas outras, as autarquias aplicam o princípio "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço". Impõe essas regras aos particulares, mas não as praticam.
    Em urbanizações novas, o que não falta são incumprimentos. São passadeiras sem os passeios com rebaixamento. São postes no meio dos passeios, não permitindo a passagem de um carrinho de bebé ou cadeira de rodas...
    Concordam com este comentário: hangas
  1.  # 22

    Estive a ponderar comprar um apartamento num 2 andar sem elevador porque me agradava muito a zona e o apartamento era um T2 com 100 m2.. mas acabei por desistir, subir com compras, subir com lenha para a lareira, familiares com idade que ficariam condicionados, ter um bebe e ter que subir com ele pelas escadas..

    Acabei por comprar um terceiro andar com elevador desde a garagem e vendo agora acho que me iria arrepender de ter comprado o outro sem elevador.
  2.  # 23

    Colocado por: RCF
    A Lei das acessibilidades ainda é uma miragem, especialmente em espaços públicos. Nessa questão, como em muitas outras, as autarquias aplicam o princípio "olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço". Impõe essas regras aos particulares, mas não as praticam.
    Em urbanizações novas, o que não falta são incumprimentos. São passadeiras sem os passeios com rebaixamento. São postes no meio dos passeios, não permitindo a passagem de um carrinho de bebé ou cadeira de rodas...

    Pois, bem me parecia. Nao tenho o problema dos rebaixamentos nem de postes mas de facto os passeios foram muito mal feitos.
  3.  # 24

    Conheço uma pessoa cujo condomínio não quis colocar o elevador em conjunto... então ficou só para uso da sua fracção e a electricidade ligada a esse apartamento.

    Foi cerca de 20 mil euros.


    Também pode equacionar içar as compras com um sistema de roldanas.
  4.  # 25

    Colocado por: PalhavaTambém pode equacionar içar as compras com um sistema de roldanas


    Já vi uma ou duas vezes pessoas a utilizarem esses sistema.
  5.  # 26

    Aqui no porto há uma casa que tem um guincho elétrico na varanda para ir às compras
  6.  # 27

    Também conheço alguns exemplos , em que uns queriam pagar e outros não , o elevador só funcionava para quem pagou com uma chave . Era muito chato quando se tinha visitas pois tinhas que dar a chave constantemente
  7.  # 28

    Diria que mais chato do que dar as chaves e o predio nem ter condicoes para a instalacao do elevador, que tb os ha.
  8.  # 29

    A minha primeira casa foi num 2º andar sem elevador e sem garagem, aos 30 anos fez-se bem, deixava o carro no escritório, ia de eléctrico para o trabalho. Com as compras às vezes ou malas, era mais complicado, mas fez-se bem. Hoje com dois filhos era impensável...
  9.  # 30

    Também há prédios de 7 andares com um único elevador, sinceramente não sei o que é pior.
  10.  # 31

    Colocado por: Bperes. Fariam ainda assim o negócio? É um velho sonho nosso mas por estes preços nunca surgiu nenhum imóvel que valesse a pena. Este vale mas sem elevador... Obrigado
    Depende se o preço for mesmo muito bom sim. Se não for assim tão bom, é preferível investir um pouco mais num prédio com elevador (atenção que o condomínio em principio tb será mais caro).

    Eu moro num 4º andar sem elevador, e fora a questão das compras (que é chato de facto) faz-se bem, ajuda a manter a forma física.Lembre-se que nós procuramos sempre desculpas para o sedentarismo

    O Bperes tem de ponderar muito bem o se consegue abdicar do conforto que um elevador lhe oferece pela quantidade de dinheiro que poupa com a compra.
  11.  # 32

    Para mim um apartamento a partir do 1 andar e sem elevador só seria bom para investimento, nunca para habitação permanente, nunca nos lembramos/esperamos, mas acidentes acontecem e da velhice ninguém escapa (obviamente se lá chegarmos 😁).

    Isso e comprar moradias com 3 andares, eu dispenso.
  12.  # 33

    Tenho uma amiga que tendo uma casa num 4º andar sem elevador, teve 2 gravidez seguidas e nunca a ouvir queixar de nada, antes pelo contrário sempre contente com a sua casa.

    Foi para o estrangeiro há uns anos e tem tido a casa sempre arrendada.

    Diria que cada um sabe de si.
  13.  # 34

    Colocado por: AMVPTenho uma amiga que tendo uma casa num 4º andar sem elevador, teve 2 gravidez seguidas e nunca a ouvir queixar de nada, antes pelo contrário sempre contente com a sua casa.

    Foi para o estrangeiro há uns anos e tem tido a casa sempre arrendada.

    Diria que cada um sabe de si.

    Desde que arrendou a casa que nao deve queixar-se.
  14.  # 35

    Colocado por: Sirruper
    Desde que arrendou a casa que nao deve queixar-se.


    Leu tudo o que eu escrevi? É que se não leu, leia novamente.
  15.  # 36

    Colocado por: AMVP

    Leu tudo o que eu escrevi? É que se não leu, leia novamente.

    Se antes nao se queixava, agora que está arrendada muito menos se vai queixar.
  16.  # 37

    Colocado por: Sirruper
    Se antes nao se queixava, agora que está arrendada muito menos se vai queixar.


    Isso é lógico, mas se ninguém estive disposto a subir ate um 4 andar tb não a arrendava, não será?
  17.  # 38

    Colocado por: AMVP

    Isso é lógico, mas se ninguém estive disposto a subir ate um 4 andar tb não a arrendava, não será?

    Tudo depende do preço. Se na zona nao houver concorrencia facilmente aluga um 4°andar sem elevador. Mas se tiver concorrencia só com renda mais acessivel vai ter procura.
    Mas nao deixa de ser louvável ter dois filhos e subir 4 andares.
    Nao imagino o sacrificio que passou. Mas é dificil ela nunca ter-se queixado. A si não. Mas o marido deve ter ficado com as orelhas bem quentes durante esse periodo.
  18.  # 39

    Colocado por: Sirruper
    Tudo depende do preço. Se na zona nao houver concorrencia facilmente aluga um 4°andar sem elevador. Mas se tiver concorrencia só com renda mais acessivel vai ter procura.
    Mas nao deixa de ser louvável ter dois filhos e subir 4 andares.
    Nao imagino o sacrificio que passou. Mas é dificil ela nunca ter-se queixado. A si não. Mas o marido deve ter ficado com as orelhas bem quentes durante esse periodo.


    Tenho dúvidas, sabe quando não temos muito às vezes damos efetivamente valor ao que conseguimos na vida.

    Mas sim, concordo consigo, é louvável sim, até porque na verdade trata-se de um 4º andar que ainda por cima só para aceder ao RC tem de se subir escadas. São escadas estreitas e dificeis de subir.

    Na altura que ela comprou a casa estava para além do limite do que seria aceitável em termos de crédito, eu no caso dela teria optado por um T2 em vez de um T3 e comprava um andar mais baixo, embora perceba as motivações dela para adquirir um T3.
    Concordam com este comentário: Sirruper
  19.  # 40

    Actualmente é obrigatório elevador em todos os prédios novos ou só a partir de um número determinado de pisos?
 
0.0180 seg. NEW