Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

viva,

estamos interessados em instalar um recuperador (tipo insert) na nossa lareira, no entanto, antes de discutir preços, temos dúvidas sobre a qualidade a escolher: ferro fundido ou chapa de aço?
    quem vende em ferro defende o ferro em detrimento do aço, quem vende em aço, defende o contrário. os que vendem os dois, tanto defendem um como outro. eis as principais opiniões recolhidas...
    ferro fundido
    vantagens: aquece + devagar mas mantém calor mais tempo
    desvantagem: as ligas utilizadas actualmente são mais fracas
    chpas de aço
    vantagem: aquece + depressa
    desvantage: mantém menos tempo o calor

quem já comprou um recuperador, optou por qual material de construção?
    que opiniões têm de um e de outro?

muito obrigado pelas opiniões facultadas.
  2.  # 2

Boa tarde,
    As vantagens e desvantagens são exactamente as que já enomerou acima.
    O que mais conta na compra deste produto em muitos dos casos é pela estetica. Pode sempre pedir os certificados para garantir a qualidade dos produtos.
    Dados os meus conhecimentos neste ramo posso aconselhar uma loja. Em relação a marcas posso aconselhar as seguintes;
    Nacional - fogo montanha
    Francesa - Supra - Franco Belge - Rene Brisac
    Espanha - Carbel
    Mais um conselho não compre nas grandes superficies, já que os matriais utilizados não são de grande qualidade.
  3.  # 3

Viva,

Agradeço os esclarecimentos que o Barroso1 nos facultou. Tenho feito uma pesquisa aqui no forum e verifico que existem várias opiniões sobre diversas marcas. Aconselharam-me duas marcas: Solzaima e Chami...
    No forum existem poucos feedbacks sobre estas marcas :(
    Vou analisá-las conjuntamente com as que me indicou.
    Muito obrigado.
    • ng3
    • 11 dezembro 2009

# 4

albicalor em albergaria-a-velha
  4.  # 5

não aconselho a albicalor. o melhor produto fabricado em portugal é fogo montanha.
  5.  # 6

e ruegg, spartherm, edilkamin???
  6.  # 7

Ferro fundido para mim é o aconselhável.
    As marcas francesas como a Invicta ou Chazelles são as melhores (expiriência própria)
    Tão importante como o recuperador (ou mais) é a lareira onde ele vai ser inserido, pode ter um "insert" mto bom como eu tinha (chazelles) mas a lareira era uma m....... acabei por tirar a coloquei salamandra da Invicta, calaor aos montes c\ um toro ou dois.
  7.  # 8

Spartherm -Excelente produto.Alemão
    Ruegg-Excelente produto.Suiço
    Fogo Montanha-Excelente produto.Português.
    Edilkamin-conheço mal.Têm muito bons produtos a água.Italiano.

Teoricamente os aparelhos em fundição ou em aço,desde que construidos com ferro fundido ou aço do mesmo nivel(refractario por exemplo)estarão ao mesmo nivel.Quanto à questão do ser mais rapido a aquecer etc é uma questão que está ultrapassada.Hoje os aparelhos em aço têm revestimento em cerâmica e por via disso importantes niveis de inercia passando a ter comportamento identico.Tendencialmente os aparelhos em aço pela relativa facilidade com que podem acompanhar evoluções (processo de fabrico)são mais eficientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aprendiz2
  8.  # 9

e já agora, quando o rendimento é praticamente = na spartherm e ruegg, mas o da ruegg tem tijolo refrátario no seu interior e do da spartherm não tem, qual acham ser melhor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cardoso76
  9.  # 10

São dois excelentes produtos.A Ruegg usa no interior chamote e a Spartherm tambem.Aí não haverá grandes diferenças.Creio que as grandes diferenças estarão ao nivel do Design.
  10.  # 11

e a nível de preços... estamos a falar de uma diferença de aproximadamente 1000 euros, mais coisa menos coisa
  11.  # 12

Creio que a linha tradicional do tipo Ruegg na Spartherm sera de preço inferior.Creio que é politica do importador.Esmagamento de preços na linha já existente.
    A linha Linear da spartherm tera ainda tendencialmente um preço inferior ainda que não seja significativo.
    A linha prestige da spartherm(tradicional) e a Linear apenas diferem no design da porta.Os aparelhos são rigorosamente iguais.
  12.  # 13

então basicamente se optar pelo spartherm não irei ficar mal servido, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ajnt1985
  13.  # 14

Caso opte por Spartherm ficará decerto bem servido.Atençao ao instalador como em todos os aparelhos...Com Ruegg ficara naturalmente tambem bem servido.São dois grandes FABRICANTES.O mesmo nao se podera dizer de outros, que são simplesmente MARCAS com marketing por vezes muito agressivo...
    Quanto aos instaladores tenho para mim, que é melhor um fraco aparelho bem instalado, do que um excelente mal instalado.
  14.  # 15

pois... de certo que a sulfogo, penso que seja a representante em Portugal para a spartherm será uma boa opção para a instalação, certo? a ruegg, os únicos em Portugal a comercializar são as Lareiras do Oeste.
  15.  # 16

O representante em Portugal da Spartherm é a Ricalor.
  16.  # 17

sim, mas que tem loja em Lisboa com o nome de Sulfogo, pelo menos é o que dá para perceber no site da Ricalor
  17.  # 18

De facto a Sulfogo foi adquirida pela Ricalor.
  18.  # 19

Colocado por: barroso1não aconselho a albicalor. o melhor produto fabricado em portugal é fogo montanha.

Boas,
    Pk não aprovas a Albicalor?

Cumps.
  19.  # 20

Colocado por: sergyiopois... de certo que a sulfogo, penso que seja a representante em Portugal para a spartherm será uma boa opção para a instalação, certo? a ruegg, os únicos em Portugal a comercializar são as Lareiras do Oeste.

Não é bem assim, as Lareiras do Oeste são o importador, mas existem outras lojas que comercializam Rüegg.

Quanto a produto nacional, destaco sem dúvida a Fogo Montanha.

0.0167 seg. NEW