Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Depois das paredes estarem estucadas , posso pintá-las directamente ou é necessário lixá-las primeiro ?

    Estou a perguntar isto porque as paredes ficaram muito lisas (como que vidradas) e tenho medo que a tinta não agarre muito bem. Devo usar inicialmente um primário ?

    O lixar serve para quê ?
    •  
      FD
    • 9 dezembro 2009

     # 2

    Colocado por: CIMENTOO lixar serve para quê ?

    Eliminar imperfeições e rugosidades?

    Pelo que sei (pouco), depois de estucar é só pintar.
  2.  # 3

    Colocado por: CIMENTODevo usar inicialmente um primário ?

    É obrigatório e imprescindiovel

    Colocado por: CIMENTOosso pintá-las directamente ou é necessário lixá-las primeiro ?

    directamente (é estuque, certo?). Deve é limpar com um pano húmido para limpar o pó
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
  3.  # 4

    Que tipo de tinta aconselham para um sotão habitável ? Plástica ou aquosa ?

    Tem que ser uma que permita as paredes respirarem, ou não ? Devo acrescentar aqueles aditivos anti bolor etc ?
  4.  # 5

    Uma ajudinha...?
  5.  # 6

    Colocado por: CIMENTOQue tipo de tinta aconselham para um sotão habitável ? Plástica ou aquosa ?

    Tem que ser uma que permita as paredes respirarem, ou não ? Devo acrescentar aqueles aditivos anti bolor etc ?


    se usar o sotão também para arrumos pode usar plástica, melhor limpeza
    anti-bolor só se o sotão não estiver bem isolado e/ou não tiver janelas.
    cumps
  6.  # 7

    Ora, ora.. plastica ou aquosa...
    "Plastica", existem diversos tipos, de copolimeros vinilicos, acrilicos,... e a base (veículo) é normalmente aquosa. (diluição com agua)
    Ainda tem tintas de bases minerais, como os silicatos... também de base aquosa.
    ...
    Temos também tintas de bases celusosicas e/ ou sintécticas... em desuso na construção civil.

    Pode comprar aditivos para as tintas, se se justificar... ( fungicidas, por exemplo)
  7.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasOra, ora.. plastica ou aquosa...
    "Plastica", existem diversos tipos, de copolimeros vinilicos, acrilicos,... e a base (veículo) é normalmente aquosa. (diluição com agua)
    Ainda tem tintas de bases minerais, como os silicatos... também de base aquosa.
    ...
    Temos também tintas de bases celusosicas e/ ou sintécticas... em desuso na construção civil.

    Pode comprar aditivos para as tintas, se se justificar... ( fungicidas, por exemplo)


    Pelos vistos a oferta é muita, o díficil é a escolha e adaptá-la aos €€€ da carteira.

    tinha impressão que as tintas plásticas não eram aconselhadas pelo facto de não deixarem as paredes respirarem, não são permeáveis ao vapor, ou estarei a meter água ?
    • joge
    • 9 dezembro 2009

     # 9

    As tintas plásticas deixam respirar as paredes as menbranas elásticas é que não, ou seja tinta de borracha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CIMENTO
  8.  # 10

    Colocado por: jogeAs tintas plásticas deixam respirar as paredes as menbranas elásticas é que não, ou seja tinta de borracha.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:CIMENTO



    Então qual a diferença entre as plásticas e as aquosas ?
  9.  # 11

    Colocado por: CIMENTO
    Colocado por: jogeAs tintas plásticas deixam respirar as paredes as menbranas elásticas é que não, ou seja tinta de borracha.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:CIMENTO



    Então qual a diferença entre as plásticas e as aquosas ?


    nenhuma... as aquosas tambem sao plasticas
  10.  # 12

    um excelente trabalho sobre tintas
    http://www.cecc.eng.ufmg.br/trabalhos/MONOGRAFIA%20O%20USO%20DAS%20TINTAS%20NA%20CONSTRU%C7%C3O%20CIVIL.htm

    outro excerto
    "O que é tinta?

    A tinta é uma mistura homogênea de 4 elementos:

    Resina: Substância que aglomera as partículas de pigmento e dá a resistência à tinta.
    Observação: Quanto mais brilho a tinta tiver, mais resistente ela será pois contém uma grande quantidade de resina.

    Pigmento: Material sólido insolúvel (pó) que dá cor, opacidade, resistência e outros efeitos à tinta.

    Aditivo: Substância que dá características especiais ou melhora das propriedades como: secante, niveladores, antiespumante, etc.

    Solvente: Líquido volátil que dissolve a resina deixando na consistência para a aplicação.

    Tipos mais comuns de tinta Latex

    Tinta a base de água geralmente utilizada em pintura de paredes internas. É de secagem rápida e resistente à água podendo até ser lavada.

    Tipo de acabamento: fosco ou semibrilhante
    Cores: opacas
    Embalagem: latas de diversos tamanhos

    Dica: Ótimo impermeabilizante para massa corrida ou acrílica.


    Acrílica

    Tinta solúvel em água com uma grande variedade de cores. Deixa um acabamento melhor e mais liso que o latex e também é mais resistente à àgua.

    Tipo de acabamento: fosco ou semibrilhante
    Cores: opacas, metálicas e perolizadas
    Embalagem: latas de diversos tamanhos, potes de plástico ou spray.

    Dica: Não possui o mesmo acabamento de uma tinta esmalte, mas é bem prática por ser solúvel em água e ter muitas opções de cores. Se precisar de mais brilho e resistência aplique um verniz por cima.

    Esmalte

    Tinta à base de solvente, proporciona o melhor e mais resistente acabamento, mas não pode ser aplicado em qualquer tipo de material. Seu tempo de secagem é demorado e possui cheiro forte, por isso deve ser utilizada em local aberto. É solúvel em aguarraz e thinner.

    Tipo de acabamento: fosco, semibrilhante e brilhante
    Cores: opacas e metálicas
    Embalagem: Latas de diversos tamanhos e spray. Dicas:
    Esse tipo de tinta não permite retoques em áreas isoladas. Sempre que precisar melhorar alguma área deve se pintar toda a peça por inteiro para não deixar marcas.
    Se utilizar pincel, cuidado para não carregar demais na tinta pois pode escorrer e marcar a peça.
    Como possui um período de secagem grande, 24 horas ou mais, por isso deixe a peça em algum local livre de poeira, pois ela ficará um bom tempo pegajosa.

    Verniz

    Produto cristalino à base de solvente. Utilizado para proteger, dar brilho e colorir peças que precisam manter a transparência.

    Tipo de acabamento: fosco e brilhante
    Cores: transparentes
    Embalagem: Latas, frascos e potes de plástico e spray."
  11.  # 13

    Ok, obrigado a todos.

    Mas eu queria mesmo era saber a vossa opinião, neste caso em concreto (pintura de sotão), qual a tinta que escolhiam e porquê.
  12.  # 14

    A mais barata possivel... sem complicar.
    Porque não terá uso frequente, servirá apenas para protecção superficial e garantir algum acabamento/ facilidade de limpeza.
    • palomo
    • 11 dezembro 2009 editado

     # 15

    lixa se tudo de primario ,e repare riscos e buracos depois pinta se tudo , repara de novo as imperfeiçoes e de outra demão simples o processo se for uma tinta boa=(cara) com duas demão fica bom , se for barata tem de se dar 3 ou mais demão =tinta a mais ,mão de obra a mais e no futuro bem proximo tem de se pintar novamente [pub]e se for em lisboa e regiâo pinto a moradia tenho bom preço ,sou profissional ,tenho ferramentas , dou garantia ,tenho descontos em tintas ,tenho referencias 219555277 ou 918215549[/pub]
      3151412_1-300x225.jpg
  13.  # 16

    mais uma foto
      casa-1a.jpg
  14.  # 17

    Obrigado Sr Palomo

    Mas a ideia é ser eu mesmo a realizar o trabalho.
    • naar
    • 11 dezembro 2009

     # 18

    Colocado por: palomolixa se tudo de primario ,e repare riscos e buracos depois pinta se tudo , repara de novo as imperfeiçoes e de outra demão simples o processo se for uma tinta boa=(cara) com duas demão fica bom , se for barata tem de se dar 3 ou mais demão =tinta a mais ,mão de obra a mais e no futuro bem proximo tem de se pintar novamentever publicidade inserida pelo autor
      3151412_1-300x225.jpg


    Muito bem!

    Assim é que deviam ser todos!

    Primeiro AJUDAM e depois publicitam o seu trabalho!

    Parabéns.
  15.  # 19

    Boas pessoal preciso de ajuda. Quero repintar um prédio ( exteriores) e estou indeciso. Gostaria de o pintar com a tinta excelplas do grupo cin ou a inomate plus (sotinco). Qual é o concelho que me dão? Cumprimentos.
  16.  # 20

    Pedi um orçamento para pintar dois quartos com tinta robialac. Pediram me 190 euros, gostava de saber a vossa opinião
 
0.0219 seg. NEW